Conteúdos

Fazendo uso de metodologias ativas, este plano de aula trata do conceito de sílabas, da divisão silábica e da classificação das palavras de acordo com sua sílaba tônica.

Objetivos

  • Aprender a dividir as palavras em sílabas; e
  • Compreender e ser capaz de fazer a classificação de palavras, de acordo com sua sílaba tônica.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • O que são sílabas?;
  • A sílaba tônica; e
  • Classificação de palavras de acordo com sua sílaba tônica.

Palavras-chave:

Sílabas. Sílaba tônica. Oxítona. Paroxítona. Proparoxítona.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min/aula).

1ª Etapa: O que são sílabas?

Inicie a aula retomando com a turma o conceito de sílaba, não deixando de mencionar que as sílabas são as partes em que dividimos uma palavra quando falamos. Cada vez que abrimos a boca para emitir um som, em geral temos uma sílaba.

Para tornar o conceito mais palpável, é importante apresentar alguns exemplos práticos. Esses exemplos podem ser trazidos pelas crianças, porém seguem abaixo algumas palavras que podem ser apresentadas ao grupo, para apoiar a compreensão do conceito:

  • A palavra casa tem duas sílabas: ca-sa.
  • A palavra banana tem três sílabas: ba-na-na.
  • A palavra gato tem duas sílabas: ga-to.
  • A palavra pipoca tem três sílabas: pi-po-ca.
  • A palavra elefante tem quatro sílabas: e-le-fan-te.

Conforme os alunos apresentarem outras palavras, escreva-as na lousa e faça a divisão sugerida por eles, pedindo o auxílio do restante da turma para verificar se está correto. Caso seja necessária alguma sugestão, questione e sugira que refaçam a contagem, prestando atenção à vocalização da palavra.

Para finalizar esta etapa, chame as crianças uma a uma (pode ser em ordem aleatória, em ordem alfabética ou seguindo o posicionamento de cada uma na sala de aula) e peça que digam uma palavra. Enquanto fala a palavra, a criança deverá levantar um dedo para cada sílaba que falar.

2ª Etapa: A sílaba tônica

Para dar início a esta etapa, aplique a proposta “karaokê das palavras”, conforme o detalhamento abaixo:

  • Escolha várias palavras comuns e escreva-as em cartões grandes (uma palavra por cartão), destacando a sílaba tônica de cada palavra com uma cor diferente.
  • Divida a turma em pequenos grupos. Cada grupo sorteia um cartão e deve “cantar” a palavra como se os alunos estivessem em um karaokê, exagerando a pronúncia da sílaba destacada (como se estivesse em uma música).
  • Após a apresentação, o grupo deve discutir qual é a semelhança entre as sílabas destacadas em cada uma das palavras. A ideia é que cheguem à conclusão de que as palavras sempre têm uma sílaba mais “forte”, que ganha mais ênfase na pronúncia. Caso seja necessário, faça intervenções que os auxiliem a alcançar esse objetivo.

Depois de finalizado esse primeiro momento da aula, explique que em toda palavra que falamos há uma sílaba que se destaca, que é pronunciada com mais força. Essa sílaba é chamada de sílaba tônica.

3ª Etapa: Classificação de palavras de acordo com sua sílaba tônica

Partindo das descobertas ocorridas na etapa anterior, conte aos alunos que as palavras podem ser, de acordo com a sua sílaba tônica, classificadas em:

  • Oxítona: é a palavra que tem a última sílaba mais forte (tônica).

Exemplos:

  • Café → ca-FÉ
  • Babá → ba-BÁ
  • Papel → pa-PEL

Exercício de fixação:

As crianças recebem uma cartela com palavras. A professora fala a palavra e, se for oxítona, os alunos marcam na cartela.

Palavras sugeridas: sofá, sofá, caju, bebê.

  • Paroxítona: é a palavra que tem a penúltima sílaba mais forte (tônica).

Exemplos:

  • Mesa → ME-sa
  • Tartaruga → tar-ta-RU-ga
  • Lápis → LÁ-pis

Exercício de fixação:

Cada criança recebe uma lista de palavras e deverá classificá-las, identificando qual delas é paroxítona (apenas uma será).

  • Proparoxítona: é a palavra que tem a antepenúltima sílaba mais forte (tônica).

Exemplos:

  • Mágico → MÁ-gi-co
  • Matemática → ma-te-MÁ-ti-ca
  • Tímido → TÍ-mi-do

Exercício de fixação:

Em um caça-palavras, as crianças deverão encontrar palavras proparoxítonas.

4ª Etapa: Proposta de atividade

Para a finalização deste plano de aula, sugerimos a aplicação da “roleta das sílabas”, conforme o detalhamento abaixo:

  • Crie uma roleta (pode ser digital ou manual) e a divida em três categorias: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
  • Divida a turma em pequenos grupos. Cada grupo gira a roleta e precisa pensar rapidamente em uma palavra que corresponda à classificação indicada (oxítona, paroxítona ou proparoxítona). O grupo que acertar ganha pontos.
  • Desafio extra: Para aumentar a dificuldade, o grupo pode ser desafiado a formar uma frase completa usando a palavra sorteada.

Bom trabalho!

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: izusek – Getty Images

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.