Conteúdos
Fazendo uso de metodologias ativas, este plano de aula trata do conceito de sílabas, da divisão silábica e da classificação das palavras de acordo com sua sílaba tônica.
Objetivos
- Aprender a dividir as palavras em sílabas; e
- Compreender e ser capaz de fazer a classificação de palavras, de acordo com sua sílaba tônica.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- O que são sílabas?;
- A sílaba tônica; e
- Classificação de palavras de acordo com sua sílaba tônica.
Palavras-chave:
Sílabas. Sílaba tônica. Oxítona. Paroxítona. Proparoxítona.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min/aula).
1ª Etapa: O que são sílabas?
Inicie a aula retomando com a turma o conceito de sílaba, não deixando de mencionar que as sílabas são as partes em que dividimos uma palavra quando falamos. Cada vez que abrimos a boca para emitir um som, em geral temos uma sílaba.
Para tornar o conceito mais palpável, é importante apresentar alguns exemplos práticos. Esses exemplos podem ser trazidos pelas crianças, porém seguem abaixo algumas palavras que podem ser apresentadas ao grupo, para apoiar a compreensão do conceito:
- A palavra casa tem duas sílabas: ca-sa.
- A palavra banana tem três sílabas: ba-na-na.
- A palavra gato tem duas sílabas: ga-to.
- A palavra pipoca tem três sílabas: pi-po-ca.
- A palavra elefante tem quatro sílabas: e-le-fan-te.
Conforme os alunos apresentarem outras palavras, escreva-as na lousa e faça a divisão sugerida por eles, pedindo o auxílio do restante da turma para verificar se está correto. Caso seja necessária alguma sugestão, questione e sugira que refaçam a contagem, prestando atenção à vocalização da palavra.
Para finalizar esta etapa, chame as crianças uma a uma (pode ser em ordem aleatória, em ordem alfabética ou seguindo o posicionamento de cada uma na sala de aula) e peça que digam uma palavra. Enquanto fala a palavra, a criança deverá levantar um dedo para cada sílaba que falar.
2ª Etapa: A sílaba tônica
Para dar início a esta etapa, aplique a proposta “karaokê das palavras”, conforme o detalhamento abaixo:
- Escolha várias palavras comuns e escreva-as em cartões grandes (uma palavra por cartão), destacando a sílaba tônica de cada palavra com uma cor diferente.
- Divida a turma em pequenos grupos. Cada grupo sorteia um cartão e deve “cantar” a palavra como se os alunos estivessem em um karaokê, exagerando a pronúncia da sílaba destacada (como se estivesse em uma música).
- Após a apresentação, o grupo deve discutir qual é a semelhança entre as sílabas destacadas em cada uma das palavras. A ideia é que cheguem à conclusão de que as palavras sempre têm uma sílaba mais “forte”, que ganha mais ênfase na pronúncia. Caso seja necessário, faça intervenções que os auxiliem a alcançar esse objetivo.
Depois de finalizado esse primeiro momento da aula, explique que em toda palavra que falamos há uma sílaba que se destaca, que é pronunciada com mais força. Essa sílaba é chamada de sílaba tônica.
3ª Etapa: Classificação de palavras de acordo com sua sílaba tônica
Partindo das descobertas ocorridas na etapa anterior, conte aos alunos que as palavras podem ser, de acordo com a sua sílaba tônica, classificadas em:
- Oxítona: é a palavra que tem a última sílaba mais forte (tônica).
Exemplos:
- Café → ca-FÉ
- Babá → ba-BÁ
- Papel → pa-PEL
Exercício de fixação:
As crianças recebem uma cartela com palavras. A professora fala a palavra e, se for oxítona, os alunos marcam na cartela.
Palavras sugeridas: sofá, sofá, caju, bebê.
- Paroxítona: é a palavra que tem a penúltima sílaba mais forte (tônica).
Exemplos:
- Mesa → ME-sa
- Tartaruga → tar-ta-RU-ga
- Lápis → LÁ-pis
Exercício de fixação:
Cada criança recebe uma lista de palavras e deverá classificá-las, identificando qual delas é paroxítona (apenas uma será).
- Proparoxítona: é a palavra que tem a antepenúltima sílaba mais forte (tônica).
Exemplos:
- Mágico → MÁ-gi-co
- Matemática → ma-te-MÁ-ti-ca
- Tímido → TÍ-mi-do
Exercício de fixação:
Em um caça-palavras, as crianças deverão encontrar palavras proparoxítonas.
4ª Etapa: Proposta de atividade
Para a finalização deste plano de aula, sugerimos a aplicação da “roleta das sílabas”, conforme o detalhamento abaixo:
- Crie uma roleta (pode ser digital ou manual) e a divida em três categorias: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
- Divida a turma em pequenos grupos. Cada grupo gira a roleta e precisa pensar rapidamente em uma palavra que corresponda à classificação indicada (oxítona, paroxítona ou proparoxítona). O grupo que acertar ganha pontos.
- Desafio extra: Para aumentar a dificuldade, o grupo pode ser desafiado a formar uma frase completa usando a palavra sorteada.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: izusek – Getty Images