Conteúdos

 • Estudar o conceito de distribuição eletrônica e os diferentes níveis de energia no modelo atômico atual.

Objetivos

Utilizar corretamente o diagrama de Linus Pauling;

Perceber que a distribuição de elétrons não se dá por ordem geométrica, e sim por ordem energética;

Utilizar os conceitos na resolução de situações do cotidiano;

Julgar propostas a partir de informações fornecidas e

Extrapolar os conhecimentos aprendidos para sua utilização prática. 

 

1ª Etapa: Parte experimental

 I. OBJETIVOS: Verificar a coloração da chama obtida pelo aquecimento de sais e relacionar esse fenômeno luminoso com o modelo atômico adequado.

 

II. MATERIAL POR GRUPO: 4 béqueres, bastão de vidro, garra de madeira com pedaço de arame preso numa das extremidades (clipe), bico de Bunsen, pisseta com água, espátula, solução de: ácido clorídrico , cloreto de sódio, cloreto de cálcio, sulfato de cobre, iodeto de sódio.

 

III. PROCEDIMENTO E OBSERVAÇÕES:

1.   Numere os béqueres ou copos de 1 a 4.

2.   Em cada béquer, coloque um pouco de água e, usando a espátula, adicione um pouco de cada sal de acordo com o quadro a seguir.

 

*Veja o quadro no Material de Apoio deste Plano de Aula.

 

3.   Agite as soluções, usando o bastão de vidro (Use um bastão para cada solução. Caso não tenha, lave bastante o bastão antes de agitar a próxima solução).

4.   Molhe a ponta do arame preso ao bastão de madeira na solução do béquer 1 e leve à chama do bico de gás. Observe a cor da chama e anote no quadro a seguir.

5.   Limpe o metal (clipe) em ácido clorídrico sempre que mudar de solução.

6.   Repita os procedimentos 4 e 5 com as soluções dos outros béqueres e anote a cor da chama observada.



*Veja o quadro no Material de Apoio deste Plano de Aula.

 

2ª Etapa: Questões relacionadas com o experimento

Feito o experimento algumas questões serão levantadas. 

1. Por que aparecem cores quando aquecemos o arame umedecido com as soluções dos sais?

2. Por que observamos cores diferentes para os sais? 

3. Houve cores iguais para os compostos usados nos testes?

4. Esses fenômenos luminosos estão relacionados a qual modelo atômico? 

 

3ª Etapa: Aula expositiva sobre distribuição eletrônica.

Essas questões serão respondidas com aulas expositivas sobre distribuição eletrônica, responderá as questões de  numero um e quatro, onde devemos relacionar todo esse processo com o modelo proposto por Bohr, que tem como objetivo explicar o motivo pelo qual existe a coloração quando se aquece determina substância. (Link 1).

4ª Etapa: Diagrama de Linus Pauling e Níveis de energia.

O diagrama de Linus Pauling será a nossa referência para responder as questões de número dois e três, pois deixara claro aos alunos que a sua distribuição eletrônica é característica exclusiva para cada elemento. Interessante é o aluno conhecer um pouco a história de Linus Pauling (Link 2), e posteriormente a sua proposta para a distribuição eletrônica (Link 3).

5ª Etapa: Fechamento

Feito isso o aluno tem condições de responder os seus questionamentos e entender como a distribuição eletrônica é algo característica para um determinado elemento.

Materiais Relacionados

Providenciar previamente béqueres, bastão de vidro, garra de madeira com pedaço de arame preso numa das extremidades (clipe), bico de Bunsen, pisseta com água, espátula, solução de: ácido clorídrico, cloreto de sódio, cloreto de cálcio, sulfato de cobre, iodeto de sódio.
Links para consulta.
o Link 1 – A Estrutura do Átomo – 4/6 – O modelo de Bohr http://www.youtube.com/watch?v=Z161ujKWz8U
o Link 2 – Tudo se Transforma, História da Química, Linus Pauling http://www.youtube.com/watch?v=K4Hc7sXap5Q
o Link 3 – Distribuição Eletrônica – Niels Bohr e Linus Pauling http://www.youtube.com/watch?v=S13ei82NbUg
 

Arquivos anexados

  1. Distribuição Eletrônica
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