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Diferenciando a Filosofia da Mitologia

Objetivos

• Diferenciar o pensamento filosófico do pensamento mitológico.
• Compreender a função social da mitologia.
• Conhecer a importância da mitologia na Grécia Antiga

1ª Etapa: Início de conversa

Compreender a Filosofia é compreender uma forma de conhecer o mundo. O processo de socialização do homem é movido a partir de diversas formas de cultura ou conhecimento; a Filosofia é uma forma própria de pensar. É por isso que a comparação entre a Filosofia e a mitologia é tão rica. Embora estejam sempre em ambientes próximos (como na Grécia Antiga e nas religiões monoteístas), as mitologias e a filosofia diferem sensivelmente no tocante à sua forma e função. Este conjunto de atividades tem a finalidade de estimular a diferenciar as “formas de pensar” da Filosofia e da mitologia, sempre por meio da reflexão e do diálogo. Neste processo, busca-se construir melhores ferramentas para a compreensão do papel da mitologia e da Filosofia para a sociedade.

2ª Etapa: Problematizando a necessidade de histórias

Pergunte aos alunos se eles conhecem a história da infância de seus pais ou de pessoas próximas e pergunte como eles ficaram sabendo de tais fatos. Pergunte também se as histórias são 100% confiáveis e/ou se elas foram registradas de alguma forma (livro, blog, diário etc.). Busque estimular relatos curtos e descobrir curiosidades. Após uma primeira rodada de perguntas e um breve bate-papo, introduza a importância das narrativas para a manutenção do seio social e familiar. O homem, enquanto ser social, acaba por se identificar como partícipe de um grupo ao dividir e repassar histórias próprias e comuns.

3ª Etapa: Conhecendo alguns mitos de criação

Trabalhe com os alunos o conceito de mitologia como narrativa para a compreensão de fatos históricos, naturais ou teológicos. Para tanto, junte-os em trios e forneça, aleatoreamente, a cada trio: • O trecho inicial do livro bíblico do Gênesis (Capítulo 1.1 até 2.15), • Um breve resumo acerca da Cosmogonia ou Teogonia (e, se possível, trechos iniciais) e • Breves informações sobre a Odisseia e a Ilíada (e, se possível, trechos iniciais). Peça, então, que cada trio identifique na narrativa: (i) qual é a história que está sendo contada; (ii) quem é o principal ‘ator’ ou ‘personagem’; (iii) como se estrutura a linguagem; (iv) qual o papel dos deuses nas narrativas.

4ª Etapa: Discutindo a estrutura mitólógica

Discuta o conceito de mitologia como explicação fantástica acerca da natureza, do surgimento do mundo e da ordem do universo. Discuta brevemente a necessidade de dar uma explicação para a continuidade da vida social e, em vista da falta de controle do homem sobre a natureza, da necessidade de atribuir a um ser mais potente que o humano a autoria dos eventos naturais. Desenvolva, também, o papel da mitologia grega como a primeiro objeto da forma escrita de história e poesia. Neste desenvolvimento, pode-se comentar a importância de Hesíodo e Homero para a história e literatura. Ao final, discuta, colhendo opiniões, se o homem pode ou não saber tudo e se em alguns casos a explicação mitológica não seria a mais correta ou conveniente. Discuta também se podemos simplesmente descartar a explicação mitológica.

Materiais Relacionados

Para organizar o seu trabalho e saber mais:
• Leia as breves biografias de Hesíodo e Homero 

• Estude os resumos da Ilíada, Odisseia, Cosmogonia e Teogonia, e selecione trechos que tragam uma visão geral acerca dos livros.
 
• Acesse a Biblia on line  e conheça o Livro do Gênesis em seus capítulos/versículos 1.1 a 2.15.

•Busque uma cópia dos livros Ilíada ou Odisseia ou Cosmogonia ou O Trabalho e os dias. Selecione passagens iniciais ou que sejam de seu interesse discutir.

• Leia sobre a importância de Homero

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