Conteúdos
• Sistema Digestório;
• Sistema Respiratório;
• Sistema Nervoso.
Objetivos
• Conhecer um pouco mais sobre corpo humano;
• Compreender algumas partes e funções dele;
• Desenvolver pesquisas para aprender a cuidar e valorizar o corpo humano.
1ª Etapa: Introduzindo o tema
Proposta de trabalho
Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.
Inicie a aula com uma brincadeira, como o jogo da Forca. Assim que os alunos descobrirem as palavras: CORPO HUMANO, faça uma breve explicação, do que porquê de estudarmos sobre nosso corpo. Como por exemplo, para termos saúde, vivermos mais felizes, entre outros.
2ª Etapa: Desenvolvendo o interesse pelo assunto
Em seguida, organize os alunos em grupos, entregue revistas e peça para que eles encontrem as imagens com temas determinados: um grupo deve encontrar, recortar e colar numa cartolina, imagens de pessoas saudáveis, e o outro grupo deve encontrar, recortar e colar imagens de pessoas que aparentam algum problema de saúde.
Depois, converse com a turma sobre a importância dos sistemas do corpo humano para ter uma boa saúde, já que são todos interligados. Compare aqui com a turma as imagens dos cartazes produzidos. Os alunos devem participar com suas contribuições.
3ª Etapa: Agrupando as informações
Agora a sala será organizada em três grupos, cada um sorteará um dos três sistemas do corpo humano que serão estudados nesse trimestre.
Logo, os alunos se dirigirão ao Laboratório de Informática Educativa, onde farão uma breve pesquisa, apenas escrevendo no GOOGLE o sistema que o grupo retirou. Os alunos devem anotar as principais ideias sobre o tema, para depois na sala de aula, conversarem sobre o seu sistema do corpo humano.
4ª Etapa: Mãos à obra
Nessa etapa, o professor, sendo o mediador, entregará um texto impresso com mais informações sobre cada sistema do corpo humano, aos respectivos grupos.
Depois os alunos receberão um questionário, e em grupo irão responder a questões sobre seu tema, utilizando as anotações feitas na atividade realizada no Laboratório e a folha impressa que o mediador entregou.
5ª Etapa: Concluindo a tarefa
Para finalizar, os alunos apresentarão seus trabalhos à turma, explicando que cada um deve cuidar de seu corpo para ter uma boa saúde, observando cada sistema.
Logo após, a turma toda irá para o Laboratório de Informática Educativa, a fim de explorar os jogos online sobre os Sistemas Respiratório, Digestório e Nervoso. Os links dos jogos estão disponíveis na aba Para organizar seu trabalho e saber mais.
Posteriormente, os alunos devem experimentar os demais jogos e avaliar se aprenderam o que os demais grupos explicaram sobre cada sistema do corpo humano, na apresentação feita em sala de aula.
Materiais Relacionados
1. Jogos online para que os alunos fixem o que estudaram sobre Sistema Digestório:
2. Jogos online para que os alunos fixem o que estudaram sobre Sistema Respiratório:
3. Jogos online para que os alunos fixem o que estudaram sobre Sistema Nervoso.