Conteúdos

 Corpo Humano.

Objetivos

•Conhecer as características do corpo humano.

•Reconhecer o esqueleto como parte do corpo humano e conhecer suas características e funções.

•A radiografia como meio de conhecer o corpo.

1ª Etapa: Início de Conversa

Esqueletos e caveiras estão entre os assuntos que causam maior fascínio nas crianças por estarem presentes em desenhos animados como “Monster High”, tão popularizado entre as meninas, em filmes como “Noiva Cadáver” e em cantigas do repertório brasileiro como “Tumbalacatumba”. Contudo, a importância deste tema surge não só pela curiosidade das crianças a respeito dele, mas principalmente por ser um tema que elas não compreendem com tanta facilidade e por isso, necessitam investigá-lo de forma sistematizada e com a ajuda de um adulto. Assim, este plano de aula ajudará as crianças a descobrirem que os esqueletos, chamados popularmente de caveiras, fazem parte de nós, estão em nosso corpo.
Porém, é importante ressaltar, que mesmo que o tema principal deste plano seja a nossa constituição óssea, ele não poderá ser estudado sem que se fale sobre o corpo humano como um todo.

2ª Etapa: Levantamento dos conhecimentos prévios

•Inicie a aula lendo para os alunos o texto “Se eu fosse um esqueleto” escrito pelo autor Ricardo Azevedo, para encontrar o texto acesse o link disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Você também pode iniciar a aula apresentando aos alunos vídeos musicais também disponíveis no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”, que trazem as caveiras como elemento principal, ou assistir filmes e desenhos animados em que as caveiras apareçam.

•Depois desta primeira exploração, pergunte aos alunos se caveiras ou esqueletos existem de verdade. Anote as hipóteses levantadas pelas crianças neste momento, pois elas serão uteis na fase de sistematização dos conhecimentos. Solicite aos alunos que desenhem uma caveira como acham que é e escrevam uma definição do que é caveira na mesma folha. Durante a escrita dos alunos o professor poderá auxiliá-los visto que no 1º ano as crianças estão consolidando sua base alfabética.

3ª Etapa: O que você vê?

•Leve para a sala de aula, ou solicite que às crianças que tragam de casa, radiografias de alguma parte do corpo. Apresente as radiografias e explique aos alunos que elas são imagens do que temos dentro do nosso corpo, especificamente imagens dos nossos ossos.
•Divida os alunos em pequenos grupos e deixe que explorem as radiografias, para isso o ideal é ter pelo menos uma imagem para cada aluno ou para cada dupla. Peça que conversem sobre o que estão observando. Depois mostre as imagens para todos os alunos da sala e pergunte o que eles estão vendo ali. Deixe que eles digam o que acham e vá confirmando se estão certos ou não, também pergunte ao dono da radiografia porque a tirou (quebra do osso, torção, exame médico, etc) você pode ajudá-los a relacionar a parte do corpo que aparece na imagem.
•Por fim proponha aos alunos que escolham uma radiografia e a registrem em um papel preto com (color set ou similar) giz de cera branco imitando a original. Também escreva com os alunos um texto coletivo sobre o que aprenderam até aqui.

4ª Etapa: Onde não temos ossos?

 •Pergunte aos alunos em que parte do corpo não encontramos nenhum osso, peça que se toquem, que olhem no espelho e que registrem por meio de um desenho em uma folha o que descobriram. Posteriormente, solicite que eles verbalizem suas hipóteses para que anote na lousa. Neste momento, entregue novamente as radiografias observadas anteriormente aos alunos e peça que comparem o que sentiram por meio do tato e o que estão vendo ali.

•Analise as informações levantadas pelos alunos e, caso não tenha sido falado por nenhum deles, diga que quase todo o interior do nosso corpo se constitui por ossos, contudo nós não temos ossos em nossos olhos, nariz e orelhas. Informe a eles que o nariz e as orelhas são constituídos de cartilagens e não ossos, porém ambos podem ser confundidos.  Você pode pedir que observem imagens de caveiras e esqueletos e vejam que não há ossos no nariz nem nas orelhas.

5ª Etapa: O que são e onde estão as articulações?

•Informe aos alunos que nossos ossos estão articulados, ligados uns nos outros, e é isso que garante que nos movimentemos. Pergunte ao grupo quem gostaria de dar um exemplo de articulação que temos em nosso corpo e peça que a criança vá até a frente da sala e mostre aos colegas.
•Em seguida, proponha uma brincadeira corporal como estátua ou uma dança como “Tumbalacatumba” e peça aos alunos que enquanto brincam observem quais partes do corpo estão sendo articuladas. Ao final da brincadeira solicite que registrem por meio de um desenho seu corpo e façam um x em cada parte articulada de seu corpo.

6ª Etapa: Brincadeira se eu fosse robô

•Coletivamente, apresente aos alunos a brincadeira “Se eu fosse um robô” dizendo que eles devem imitar robôs se movimentando como eles, para isso escolha um lugar adequado da escola como uma quadra. Durante a brincadeira vá propondo diferentes desafios aos alunos como sentar sem dobrar as pernas, pegar um objeto sem dobrar os dedos, entre outros.
•Ao final da brincadeira sente com os alunos em roda e converse sobre qual foi a maior dificuldade em não utilizar as articulações ao se movimentar. Explique que a principal importância das articulações está relacionada aos movimentos que fazemos com nosso corpo diariamente. Pergunte aos alunos quais são os movimentos que podemos fazer com nosso corpo e faça uma lista dos verbalizados por eles. Esta lista poderá ficar exposta na sala e ser consultada pelos alunos em atividades de escrita.

7ª Etapa: Sistematizando os conhecimento adquiridos

 •Para finalizar esta proposta proponha aos alunos que construam um esqueleto humano utilizando massa de modelar, cada aluno deverá criar o seu e ser o mais fiel possível aos esqueletos observados.

•Por fim sugira aos alunos que criem um único esqueleto utilizando os modelos feitos de massinha, contudo este esqueleto deverá ter o tamanho real de uma pessoa e poderá ser confeccionado com sucata. Disponibilize diversos materiais para que o façam e divida os alunos em grupos, pois cada um ficará responsável por uma parte do corpo: cabeça, tórax, pernas, pés, braços, mãos, bacia. Aqui você poderá conversar sobre a importância da coluna vertebral para a sustentação do nosso corpo. Não se esqueça de desafiá-los a produzirem um esqueleto que tenha articulações em sua constituição e ajude-os a fazê-lo.

•Você poderá pesquisar com os alunos sobre os esqueletos dos animais e também criar uma exposição sobre tudo o que aprenderam sobre o tema proposto.

Materiais Relacionados

1.Para saber mais sobre o esqueleto humano acesse o link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esqueleto_humano

2.Para saber mais sobre como abordar o tema em sala de aula acesse o link abaixo:
http://www.smartkids.com.br/especiais/esqueleto-e-musculos.html

3.Para saber mais livros que trazem o esqueleto e o corpo humano como assunto principal acesse o link abaixo:
http://bancadojaba.blogspot.com.br/2011/12/livro-especial-recreio-corpo-humano.html
4.Para ler com os alunos texto do Ricardo Azevedo “Se eu fosse um esqueleto” acesse o link:
https://novaescola.org.br/conteudo/4155/se-eu-fosse-esqueleto
5.Você pode apresentar aos alunos vídeos que apresentem a caveira como personagens principais, estes vídeos estão disponíveis nos links abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=Owy–W0GTww&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=_lr9B5nBUJg
http://www.youtube.com/watch?v=4V90AmXnguw

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Descobrindo o corpo humano – esqueleto

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.