Conteúdos
Corpo Humano.
Objetivos
•Conhecer as características do corpo humano.
•Reconhecer o esqueleto como parte do corpo humano e conhecer suas características e funções.
•A radiografia como meio de conhecer o corpo.
1ª Etapa: Início de Conversa
2ª Etapa: Levantamento dos conhecimentos prévios
•Inicie a aula lendo para os alunos o texto “Se eu fosse um esqueleto” escrito pelo autor Ricardo Azevedo, para encontrar o texto acesse o link disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Você também pode iniciar a aula apresentando aos alunos vídeos musicais também disponíveis no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”, que trazem as caveiras como elemento principal, ou assistir filmes e desenhos animados em que as caveiras apareçam.
•Depois desta primeira exploração, pergunte aos alunos se caveiras ou esqueletos existem de verdade. Anote as hipóteses levantadas pelas crianças neste momento, pois elas serão uteis na fase de sistematização dos conhecimentos. Solicite aos alunos que desenhem uma caveira como acham que é e escrevam uma definição do que é caveira na mesma folha. Durante a escrita dos alunos o professor poderá auxiliá-los visto que no 1º ano as crianças estão consolidando sua base alfabética.
3ª Etapa: O que você vê?
4ª Etapa: Onde não temos ossos?
•Pergunte aos alunos em que parte do corpo não encontramos nenhum osso, peça que se toquem, que olhem no espelho e que registrem por meio de um desenho em uma folha o que descobriram. Posteriormente, solicite que eles verbalizem suas hipóteses para que anote na lousa. Neste momento, entregue novamente as radiografias observadas anteriormente aos alunos e peça que comparem o que sentiram por meio do tato e o que estão vendo ali.
•Analise as informações levantadas pelos alunos e, caso não tenha sido falado por nenhum deles, diga que quase todo o interior do nosso corpo se constitui por ossos, contudo nós não temos ossos em nossos olhos, nariz e orelhas. Informe a eles que o nariz e as orelhas são constituídos de cartilagens e não ossos, porém ambos podem ser confundidos. Você pode pedir que observem imagens de caveiras e esqueletos e vejam que não há ossos no nariz nem nas orelhas.
5ª Etapa: O que são e onde estão as articulações?
6ª Etapa: Brincadeira se eu fosse robô
7ª Etapa: Sistematizando os conhecimento adquiridos
•Para finalizar esta proposta proponha aos alunos que construam um esqueleto humano utilizando massa de modelar, cada aluno deverá criar o seu e ser o mais fiel possível aos esqueletos observados.
•Por fim sugira aos alunos que criem um único esqueleto utilizando os modelos feitos de massinha, contudo este esqueleto deverá ter o tamanho real de uma pessoa e poderá ser confeccionado com sucata. Disponibilize diversos materiais para que o façam e divida os alunos em grupos, pois cada um ficará responsável por uma parte do corpo: cabeça, tórax, pernas, pés, braços, mãos, bacia. Aqui você poderá conversar sobre a importância da coluna vertebral para a sustentação do nosso corpo. Não se esqueça de desafiá-los a produzirem um esqueleto que tenha articulações em sua constituição e ajude-os a fazê-lo.
Materiais Relacionados
1.Para saber mais sobre o esqueleto humano acesse o link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esqueleto_humano
2.Para saber mais sobre como abordar o tema em sala de aula acesse o link abaixo:
http://www.smartkids.com.br/especiais/esqueleto-e-musculos.html
http://bancadojaba.blogspot.com.br/2011/12/livro-especial-recreio-corpo-humano.html
https://novaescola.org.br/conteudo/4155/se-eu-fosse-esqueleto
http://www.youtube.com/watch?v=Owy–W0GTww&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=_lr9B5nBUJg
http://www.youtube.com/watch?v=4V90AmXnguw