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Objetivos

Utilizar leis físicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto do eletromagnetismo. Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

 

1ª Etapa: Aproximação do autor

Introduza a aula com as seguintes explicações:



Gonçalves Dias (1823-1864) é um dos mais importantes poetas da Primeira Geração do Romantismo brasileiro.

Em sua poesia, há uma interessante abordagem dos grandes temas românticos de sua época, a saber, o índio, a pátria, o amor.



No entanto, o poeta é primordialmente conhecido como representante da Primeira Geração, que focaliza o nacionalismo representado pela pátria e pelo índio.



Canção do Exílio, construído em Portugal quando o poeta estava passando uma temporada por lá, é um dos poemas mais conhecidos na literatura brasileira e já faz parte da memória nacional. Pode-se lê-lo na íntegra acessando o link sugerido no item 1 de “Para organizar seu trabalho.

 

2ª Etapa: Aproximação do tema

Agora, inicie o estudo do poema escrevendo o título: Leito de folhas verdes. Pergunte aos alunos o que esperam do poema a partir do que pode sugerir o título.  Ouça-os com atenção, pois, nessa fase de levantamento de hipóteses, podemos ter acesso ao perfil de leitor de nossos alunos e adequar nossas aulas a esse perfil.



Agora, explique que iremos analisar Leito de folhas verdes, que faz parte da lírica amorosa do poeta. Antes, no entanto, precisamos obter informações sobre Gonçalves Dias. Divida a classe em 5 grupos e direcione-os para os links sugeridos nos itens 1 e 2 de “Para organizar seu trabalho”. Peça para pesquisarem os seguintes tópicos:



• O Romantismo: a divisão em gerações e os principais temas de cada geração

• Dados biográficos de Gonçalves Dias

• O indianismo

• A natureza

• O amor impossível



Finalizada essa etapa, solicite que os alunos exponham para o restante da turma as informações levantadas.

 

3ª Etapa: Leitura e análise do poema

Agora, acesse o link sugerido no item 6 de “Para organizar seu trabalho” e inicie a leitura do poema juntamente com os alunos. Em seguida, divida a classe em grupos e solicite uma análise do texto enfocando os seguintes tópicos:



• Ritmo do poema

• Métrica dos versos

• Rimas

• Tipos de rimas

• Recorrência de palavras

• Recorrência de versos

• Temática



Agora, peça aos alunos que exponham para o restante do grupo as análises feitas. Tais análises podem ser complementadas com as seguintes observações:



• Leito de folhas verdes é construído em torno da passagem do tempo e procura transmitir a duração psicológica do fluir das horas, que passam sem que a índia veja o retorno do namorado.

• No poema, o namorado não vem ao encontro da índia.  Em função disso, as expectativas iniciais dela são substituídas pelo sentimento de frustração.

• Na quinta estrofe do poema, sugere-se uma relação de identificação entre as personagens femininas e  elementos da natureza.

• A adjetivação presente em expressões como “mangueira altiva”, “leito gentil”, “mimoso tapiz”, “frouxo luar”, “cobri zelosa” na segunda estrofe do poema, sugere a construção de um ambiente idealizado para  que se dê o encontro amoroso.

• Os substantivos “vales”, “montes”, “lago”, “terra”, “dia”, “noite”, na sexta estrofe, são expressões representativas dos percalços e da distância psicológica que o pensamento da índia tem de transpor para poder estar ao lado do amado.

 

4ª Etapa: Relação comparativa entre Leito de folhas verdes e Adormecida, de Castro Alves

Agora, acesse o link sugerido no item 7 de “Para organizar seu trabalho” e inicie a leitura do poema juntamente com os alunos. Em seguida, divida a classe em grupos e solicite uma análise semelhante à que foi realizada quando da leitura do poema de Gonçalves Dias. Os tópicos são:



• Ritmo do poema

• Métrica dos versos

• Rimas

• Tipos de rimas

• Recorrência de palavras

• Recorrência de versos

• Temática



Agora, peça aos alunos que exponham para o restante do grupo as análises feitas. Tais análises podem ser complementadas com as seguintes observações:



• Em Adormecida, os galhos do jasmineiro oscilando ao tom das auras e a brisa agitando as folhas verdes são expressões que contribuem para aumentar a sensualidade da cena descrita.

• Na última do texto, sugere-se uma relação de identificação entre as personagens femininas e  elementos da natureza.

• Na terceira estrofe do poema, pode-se dizer que o jasmineiro é uma personificação do amante e que os verbos “beijá-la”, ”fugia”, “brincavam” “chegava”, “afastava-se” entre a 3ª. e a  6ª. estrofes são expressões que indicam essa personificação.

• O par “ora…ora”, na sexta estrofe (e o  ramo ora chegava ora afastava-se…), contribui para a oscilação do jogo amoroso que se instala entre as personagens.



Finalize a etapa explicando que a obra de Gonçalves Dias e a de Castro Alves é conhecida por abordar temas diferentes da poesia lírica, como mencionando anteriormente. No entanto, por meio da análise comparativa entre os dois poemas, conhecemos outras facetas dos dois poetas que os fazem ser brilhantes também quando abordam outras temáticas diferentes daquelas por meio das quais ficaram conhecidos.

 

5ª Etapa: Atividades

Sugira aos alunos que dramatizem os dois poemas em sala de aula. Solicite que preparem as cenas com figurino, cenário e iluminação. Peça também para ensaiarem a dicção e o ritmo em que vão dizer os poemas. Marque 1 dia para apresentação dos poemas em sala de aula.

6ª Etapa: Leitura de Adormecida, de Castro Alves, e estudo sobre o autor

Finalizado o estudo de Leito de folhas verdes, é hora de iniciar a análise comparativa deste poema com Adormecida, de Castro Alves. Para lê-lo, acesse o link sugerido no item 8 de “Para organizar seu trabalho”. Antes, contudo, solicite aos alunos que pesquisem sobre a vida e a obra de Castro Alves no link sugerido no item 7 da mesma seção.

 

7ª Etapa: Exposição dos resultados da pesquisa

Após o levantamento de dados sobre Castro Alves, peça para os alunos apresentarem os resultados da pesquisa para o restante da classe.

8ª Etapa: Introdução do tema

Inicie a atividade mostrando para os alunos algumas imagens ou vídeos de raios, trovões, etc, como sugeridos no “Para Organizar Seu Trabalho e Saber Mais”.



Proponha um debate sobre o tema buscando resgatar os conhecimentos prévios dos alunos sobre as descargas elétricas:



• Como surgem os raios?

• Os raios vêm de cima para baixo ou de baixo para cima?

• Como saber se o raio “caiu” perto?

• O relâmpago pode cair no mar?

• O que é um para-raios?

• Os aviões têm para-raios?

 

Materiais Relacionados

Caro professor, antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.

Leia o conteúdo disponível nos links abaixo:

Site do ELAT – Grupo de Eletricidade Atmosférica – INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
A física das tempestades e dos raios – Questões e dúvidas frequentes

Assista:
Reportagem da Globo sobre Terezina (terceira cidade em incidência de raios no mundo)

Vídeo com imagens de raios

Documentário Megarelâmpagos
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte  5

Arquivos anexados

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