Conteúdos

Desafios / Resolução de problemas

Objetivos

Resolver problemas com números envolvendo as quatro operações matemáticas, equações e figuras geométricas;
Desenvolver confiança em suas possibilidades para propor e resolver problemas;
 Desenvolver a perseverança, esforço e disciplina na busca de resultados;
Respeitar o pensamento do outro, valorizar o trabalho cooperativo e o intercâmbio de ideias, como fonte de aprendizagem.

Antes de dar inicio às Etapas consulte a aba Para Saber Mais.

1ª Etapa: Introdução do tema

Pergunte aos alunos se eles conhecem desafios lógicos ou matemáticos. Esse tipo de recurso costumava ser disponibilizado em revistas de passatempo, com suas respostas ao final das páginas, hoje na era da Internet, vários desses problemas e desafios passaram a ser oferecidos em sites de jogos ou sites especializados nesse tipo de recurso e continuam muito bem recebidos pelo público em geral.

Na vida real, somos confrontados em grande parte do tempo por situações-problemas de todo tipo. Quando temos o hábito de encarar os problemas como desafios a serem solucionados ou enigmas a serem desvendados, buscamos estratégias, procuramos novas formas de pensar, mobilizamos pessoas. Ou seja, os problemas acabam nos servindo de estímulo para novas aprendizagens. Enfatize com os alunos a importância da construção de estratégias para a resolução de desafios.

Procure destacar o quanto a competência de resolver problemas contribui para uma mudança de atitude diante da vida e que isso será útil em vários momentos, ampliando as possibilidades de aprendizagem.

A proposta da aula é a exploração de alguns desafios que envolvem não apenas o raciocínio lógico, mas também técnicas de matemática que ajudam a solucioná-los.

2ª Etapa: Atividades


Proponha que os alunos se organizem em duplas ou trios, e peça para que acessem a atividade interativa “Desafio no Grande Labirinto”, disponível no  NET Educação.

Alguns desafios apresentam apenas uma resposta possível. Outros são variáveis. Por isso a importância dos alunos discutirem estratégias e tomar decisões juntos.

Após a exploração da atividade, você pode indicar aos alunos outros sites que oferecem desafios, como os indicados no início deste plano de aula.

É importante que os alunos, em equipe, busquem construir e testar as estratégias de solução dos problemas.

 

3ª Etapa: Reflexão e sistematização das estratégias de resolução de problemas

Para encerrar a aula, peça que os alunos falem sobre como foi a experiência de solucionar os problemas propostos. Pergunte quais foram os problemas de que eles mais gostaram, e quais foram os mais difíceis.

Em relação aos problemas difíceis, para os quais eles encontraram solução, peça que registrem as diferentes estratégias utilizadas, mencionando quem participou diretamente do desenvolvimento das estratégias, sugerindo ideias.

Por fim, procure mostrar aos alunos que nem sempre há consenso acerca do que é um problema de difícil solução, e nem sempre os problemas têm apenas uma solução possível. Ressalte, também, a importância do trabalho em equipe, e da contribuição de cada um, na resolução de um problema comum ao grupo.

Materiais Relacionados

Caro professor, indicamos alguns links para melhor fundamentação do trabalho com desafios e também, conteúdos com desafios lógicos e matemáticos que você poderá utilizar com os alunos.

Acesse aqui o Programa de Formação de Professores do UCA (Um Computador por Aluno)

Conjunto de sites que oferecem desafios lógicos e matemáticos:
Desafios lógicos e matemáticos (UCA)
III
IV

Lógica e Matemática
Enigmas Lógicos Ilustrados
My Charades
Desafios Lógicos
 

Idealização NET EDUCAÇÃO | Realização: Instituto Paramitas. © Todos os direitos reservados.

Arquivos anexados

  1. Desafios / Resolução de problemas

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.