Conteúdos
Desafios com as quatro operações.
Objetivos
Reconhecer e utilizar as características do sistema de numeração decimal.
Reconhecer a decomposição de números nas suas diversas ordens.
Manipular grandezas numéricas por meio das quatro operações
Participar das interações em sala de aula, respondendo às questões propostas pelo (a) professor (a), expondo opiniões na defesa de ideias com colegas e o (a) professor (a), respeitando as ideias dos demais.
Antes dar início às Etapas consulte a aba Para Saber Mais
1ª Etapa: Introdução do tema
Proponha o seguinte desafio aos alunos:
“Se as teclas da minha calculadora travarem, só funcionado os números 0, 1 e os sinais de adição, subtração , divisão e multiplicação, como eu poderia fazer aparecer o número 339 no visor?”
Deixe que busquem soluções individualmente para depois compartilhá-las. Anote na lousa as soluções apresentadas, desde que tenham somente usando os dígitos 0 e 1 para os cálculos, conforme a orientação inicial.
Exemplo de solução: 100+100+100+10+10+10+10-1
2ª Etapa: Exploração da atividade interativa
Na sala de informática ou usando computadores móveis, acesse a atividade interativa “Quatro Operações”, disponível no NET Educação (material de apoio). Por meio desta atividade, os alunos resolverão desafios matemáticos utilizando uma calculadora virtual.
Nesta atividade interativa, os alunos terão desafios relacionados ao sistema de numeração decimal, envolvendo os números naturais e os números racionais, bem como, relacionados ao conhecimento das quatro operações.
Organize duplas para a discussão dos desafios: para resgatar tripulantes de uma nave, entrando em seus diversos compartimentos, os participantes precisarão digitar senhas usando teclados com problemas, necessitando, portanto, fazer cálculos para chegar à composição dos números usando as teclas 1, 0 e as quatro operações. Oriente que as duplas registrem também em seus cadernos o “passo a passo” da solução encontrada.
É importante que você circule entre as duplas, verificando os erros e pedindo que retomem as operações, no decorrer do processo.
3ª Etapa: Atividade Final
Quando as duplas finalizarem o jogo, retome a atividade coletivamente. Faça a discussão sobre quais estratégias utilizaram para a solução. Exemplos de solução:
1) 10 + 10 + 1+ 1+ 1+ 1+ 1+ 1+1 +1 +1 = 29
2) 10+ 10+ 10+ 10+10+ 10+ 10+ 10+10+ 10+ 10+10+10 – 1= 129
3) 100 X 10 + 100+ 100 + 10 -1 = 1209
4) 100 X 10 + 100+ 100 + 10 -1: 100 = 12,09
Discuta outras soluções desde que a dupla tenha usado todas as operações indicadas em cada desafio. Observe quais duplas tiveram dificuldades para encontrar as soluções.
Avalie durante todo o processo, se os alunos persistem na tentativa de resolução dos desafios, utilizando diferentes estratégias. É muito importante que percebam as várias possibilidades de resolução das situações propostas.
Materiais Relacionados
Caro professor, antes de iniciar a aula é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema e também conheça alguns sites que poderá indicar aos alunos no decorrer das atividades. Leia o conteúdo, disponível nos links abaixo:
Cálculo pensado
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/calculo-pensado-432069.shtml
Multiplicação mental
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/multiplicacao-mental-432171.shtml
Assista ao vídeo: Matemática é D+! – Calculadora
http://youtu.be/ZwBlKl8pFus
Realização: Instituto Paramitas.