Conteúdos

Este plano de aula aborda a importância dos seres vivos decompositores, como os fungos e as bactérias, para a ciclagem de matéria e nutrientes no ambiente, fechando e dando continuidade às cadeias e teias alimentares.

Objetivos

  • Apresentar e diferenciar os microrganismos.
  • Conceituar decomposição e decompositores.
  • Demonstrar a importância dos seres decompositores nas cadeias e teias alimentares.
  • Experimentar e observar o processo de decomposição.
  • Construir uma composteira.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Microrganismos
  • Decompositores
  • Fungos
  • Bactérias
  • Compostagem

Palavras-chave:

Decompositores. Fungos. Bactérias. Compostagem.

Previsão para aplicação:

3 aulas (50 min/aula).

Proposta de trabalho:

Professor(a), para a aplicação deste plano sugiro a seguinte distribuição dos conteúdos:

Para a etapa 1, sugiro um questionamento inicial aos alunos sobre o que são microrganismos, se já ouviram falar deles, exemplos etc. Em seguida, assista com os alunos ao vídeo 1, sugerido anteriormente nesse plano, e, após o vídeo, discuta os principais conceitos abordados, sistematizando-os na lousa. Solicite aos alunos que anotem tal sistematização. Mostre imagens reais de bactérias, vírus e fungos e, se possível, leve alguns exemplares de fungos para que os alunos possam observar e talvez desenhar.

Para a etapa 2, seria interessante apresentar ou retomar os conceitos de cadeias e teias alimentares, a interdependência dos seres vivos e a importância dos decompositores para as teias e cadeias alimentares. Em seguida, assista com os alunos ao vídeo 2 sugerido neste plano e, ao terminar, proponha a realização de um experimento para observar a decomposição dos alimentos. Sugestão de experimento: Decomposição em ação: atividade experimental.

Acesso em: 22 de dezembro de 2023.

Uma ideia bacana é criar uma ficha de observação do experimento, para que os alunos anotem os resultados com o passar do tempo. Neste plano, está contabilizada apenas a aula para montagem do experimento, mas você pode combinar os períodos de observação como os alunos, como por exemplo: todas as terças e quintas-feiras, no início do período.

Na etapa 3, a ideia é criar com os alunos uma composteira, com o objetivo de diminuir o descarte de resíduos orgânicos da escola. Se possível, faça uma parceria com as merendeiras para que separem os resíduos de todas as refeições produzidas na escola. Vocês podem começar com uma minicomposteira –sugerida no vídeo 3 deste plano – e, em seguida, trabalhar na construção de uma composteira de chão se a escola tiver disponibilidade de espaço. A realização dessa atividade pode gerar bons frutos –literalmente! –, além de ser um incentivo a mais para a construção de uma horta comunitária na escola.

Bom trabalho!

1ª Etapa: O que são microrganismos?

Microrganismos são seres vivos muito pequenos, invisíveis a olho nu, sendo necessária a ajuda de um microscópio para observá-los.  Temos como exemplos de microrganismos as bactérias, os fungos e os vírus.

Geralmente, os microrganismos estão associados a doenças, trazendo prejuízos à nossa saúde e para os demais seres vivos. Mas nem todos os microrganismos são ruins; existem muitas bactérias do bem que vivem em nosso corpo, ajudando a manter nossa saúde, além de algumas bactérias e fungos que também auxiliam na produção de bebidas e alimentos a partir do seu processo de fermentação.

2ª Etapa: Os ajudantes invisíveis

Os fungos e bactérias podem ser chamados de ajudantes invisíveis, pois auxiliam no processo de decomposição, que é o apodrecimento da matéria orgânica morta, devolvendo ao ambiente seus nutrientes.

O processo de decomposição é importantíssimo para o fechamento e reinício das cadeias e teias alimentares, que nada mais são do que o fluxo de energia passando de um ser vivo para o outro a partir das relações alimentares entre os diferentes níveis tróficos, que são as posições que os seres vivos ocupam nestes ciclos: os produtores – seres vivos autótrofos –, os consumidores – seres vivos heterótrofos – e os decompositores.

Além disso, algumas bactérias também participam da fixação e transformação de elementos inorgânicos, deixando-os disponíveis para os seres vivos. Um exemplo desse processo ocorre no ciclo do nitrogênio – elemento muito importante para a composição do DNA e a síntese de proteínas, mas que não conseguimos absorver diretamente da atmosfera.

Então, algumas bactérias que vivem nas raízes de plantas leguminosas – feijão, ervilha, soja etc. – fixam o nitrogênio do ar e do solo e os transformam em substâncias que podem ser utilizadas pelos vegetais e, depois, consumidas e aproveitadas pelos animais.

3ª Etapa: Compostagem

A compostagem é um processo de reciclagem da matéria orgânica, como restos de frutas, legumes e verduras, transformando esses resíduos em um adubo natural para ser utilizado em hortas, jardins e até mesmo em plantinhas que vivem em vasos dentro de casa.

Para que a compostagem aconteça, é necessário garantir algumas condições para que os microrganismos decompositores realizem o seu trabalho, como manter a circulação de ar e a umidade da terra. Observe como funciona uma composteira, no infográfico abaixo:

composteira-fungos-bacterias
                                                  Crédito: CI Orgânicos

Acesso em 22 de dezembro de 2023.

Materiais Relacionados

Acesso em: 22 de dezembro de 2023.

Acesso em: 22 de dezembro de 2023.

Acesso em: 22 de dezembro de 2023.

Sugestões de vídeos:

1) O que são microrganismos? Bactérias, vírus e fungos para crianças – Smile and Learn – Português

Acesso em: 22 de dezembro de 2023.

2) Decomposição – Ensino fundamental I – Ana Patricia

Acesso em: 22 de dezembro de 2023.

3) Compostagem para crianças – Como fazer uma mini composteira – SuperDoxa

Acesso em: 22 de dezembro de 2023.

Plano de aula elaborado pela prof.ª dr.ª Nathalie Lousan.

Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: AndreasReh – Getty Images

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.