Conteúdos

Movimentos: Dança e Cotidiano.
Criação de Coreografias.
Organização e Interação Cotidiana.

Objetivos

• Observar e estudar gestos e movimentos na dança e no cotidiano;
• Selecionar e organizar movimentos para a criação de pequenas coreografias;
• Investigar a interação e comunicação com os outros por meio dos gestos e dos movimentos;
• Ao final, espera-se que o aluno identifique seu modo de organizar ações cotidianas, e conheça outros modos de se organizar. Espera-se, ainda, que reconheça nos gestos do cotidiano uma potencialidade expressiva.

Caro professor, antes de dar sequência às atividades deste plano de aula, acesse as abas “Material de Apoio” e “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.

1ª Etapa: Criações coreográficas

Nessa etapa, os grupos devem selecionar e organizar os movimentos estudados para a criação de pequenas coreografias, ou seja, somar, multiplicar, sobrepor, misturar os movimentos e gestos trazidos por cada um. Para isso devem retomar as observações e impressões acerca dos cotidianos e procurar nas anotações possíveis recursos de composição, tais como repetição, variação, sobreposição, simetria, equilíbrio, etc. Se necessário, disponibilize acesso à internet para que os alunos possam pesquisar sobre o assunto ou ainda rever o vídeo do espetáculo Umwelt.

Como você pode intervir: Você pode fazer um levantamento dos recursos compositivos com o grupo todo. A partir dos registros e observação dos alunos, listar e classificar o que pode ser recurso compositivo referente ao corpo (apoios, qualidades de movimento, expressão, etc.), o que pode ser referente e tempo (simultaneidade, seqüência, dinâmica, etc.), e ao espaço (direção, trajetória, planos, etc.).

2ª Etapa: Apreciação

Com as coreografias estruturadas, organize o espaço para que os grupos possam mostrar uns para os outros o material que elaboraram. Peça aos grupos que falem um pouco do processo vivenciado desde a observação de seu dia a dia até se chegar numa dança. As seguintes perguntas poderão ser interessantes:

• Quais foram as estratégias utilizadas para a organização do corpo, do tempo e do espaço?

• Em quais recursos compositivos se apoiaram?

3ª Etapa: Finalização e fechamento

Levante com os grupos possibilidades e meios disponíveis para finalizar suas criações em vídeo. Por exemplo: filmar com câmeras de celular, de diversos ângulos, filmar as ações on-line a partir de computadores da casa de cada um, etc. Proponha a criação de um blog para que os alunos postem os vídeos, depoimentos, registros e referências do processo. Organize e divulgue uma mostra dos vídeos na internet por meio do blog.

Como você pode intervir: Para ajudar nessa finalização traga referências de outras obras coreográficas realizadas em vídeo. Você pode pesquisar na internet obras de videodança, videoarte, videoperformance ou ainda filmes, que apresentem diferentes possibilidades de realização, e possam servir de inspiração para os alunos. As seguintes sugestões poderão ser interessantes nessa etapa:

• Videodança ROSAS DANST ROSAS da Companhia Rosas, disponível no link 8 (Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais)
• Video de Turf Dance (categoria de street dance) TURF DANCING IN THE RAIN realizado por Yak Films and Turf Feinz, disponível no link 10
• Video MOVEMENT MICROSCOPE do artista plástico Olafur Eliasson, disponível no link 11

4ª Etapa: Preparação

Espaço: Prefira uma sala grande e com chão de madeira para a atividade. Cuide do espaço para que fique livre de móveis. Se necessário, peça ao grupo que afaste mesas e cadeiras. É importante que o chão da sala esteja seco, limpo e acolhedor.

Recursos: Você vai precisar de um aparelho de som e de ao menos um computador ligado à internet, com recurso de projetor de imagem ou ligado a um monitor grande. Também pode precisar de filmadoras diversas: maquinas fotográficas, celulares, câmeras de computador, etc. Talvez seja necessário pedir com antecedência aos alunos que tragam esses equipamentos para a aula, caso a escola não ofereça recursos semelhantes. Pode ser interessante criar contas para os alunos no  laboratório de informática para que possam editar os vídeos, subi-los para a internet e colocar seus depoimentos no blog da atividade.

Participantes: Peça para que os alunos vistam roupas confortáveis, que permitam maior mobilidade do corpo. É recomendável, mas não essencial, que todos tirem os sapatos para a atividade, inclusive o professor(a). Isso os ajudará a ter uma percepção mais global do corpo e maior liberdade de movimentos.

A roda: Convide os alunos a acomodarem-se sentados no chão. Você pode chamar a atenção para o modo de cada pessoa organizar seu corpo para manter-se na posição sentada: quais são os apoios, as compensações de peso, e o desenho resultante disso no corpo. Também pode indagar para o grupo se essa posição faz parte do dia-a-dia de cada um e de que maneira – como uma forma de introdução ao tema da atividade.

5ª Etapa: Atividade Individual

Peça que os alunos observem e anotem em um caderno suas ações cotidianas durante uma semana e que tragam suas anotações para a atividade. Veja na aba “Material de apoio” a ficha de orientação para essa atividade.

6ª Etapa: Socialização

Proponha que os alunos partilhem suas observações do cotidiano na roda, utilizando apenas gestos e movimentos do corpo. Enquanto isso, os demais colegas podem tentar adivinhar qual foi a ação cotidiana escolhida. Para encerrar essa dinâmica, faça uma lista das ações. Pode ser interessante que alguns alunos leiam suas anotações, e que comentem sobre o que mostraram e sobre o que assistiram.

Como você pode intervir: Você pode propor que cada pessoa escolha no mínimo 1 e no máximo 2 ações cotidianas que foram mais marcantes na sua observação para mostrar na roda. Lembre-os de que devem lançar mão de gestos e movimentos do corpo apenas, sem recorrer ao recurso da fala. Você pode pedir para repetirem a ação caso ache necessário, a fim de que o aluno procure ser mais claro ou preciso ao realizar seu gesto.

7ª Etapa: Apreciação de vídeo

Apresente trechos em vídeo previamente selecionados do espetáculo de dança contemporânea Umwelt, da coreógrafa francesa Maguy Marin disponível no link 1 (acesse a aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais). Proponha uma apreciação desse material, levando em conta as materialidades que compõem a obra, o modo como foi organizada e sua relação com o cotidiano.

As seguintes perguntas poderão ser interessantes:
• Que relações podemos fazer com o título Umwelt (“ambiente”)?
• Por que essa peça não apresenta movimentos dançados?
• Há alguma relação com o nosso cotidiano?
• Como o cotidiano é normalmente retratado nos meios de comunicação (TV, rádio, internet)?

Como você pode intervir: Você pode formular algumas questões antes de projetar o vídeo, que os ajudem a fruir o espetáculo, a aproximar-se de sua poética, e a identificar as materialidades que compõe a obra, tais como:
• Como são apresentados os elementos dramatúrgicos do espetáculo: bailarinos, figurinos, cenário, objetos, luz, sonoridades, etc.?
• Quais ações são realizadas pelos bailarinos?
• Como essas materialidades estão organizadas no tempo e no espaço?

8ª Etapa: Organização e troca de repertório

Retome a lista das ações cotidianas trazidas pelos alunos na roda e apresente a proposta de estudar e trabalhar esse repertório de gestos e movimentos para se criar pequenas obras coreográficas voltadas para o vídeo. Pode-se reservar um tempo para que os alunos estudem os gestos e movimentos individualmente. Proponha que eles experimentem repetir, imitar, mas também recriar seu repertório. Se necessário, peça que escolham outras ações ou momentos em suas anotações para estudar – mantendo-se no mínimo uma e no máximo duas ações por pessoa – de modo que essas possuam qualidades diferenciadas entre si. Peça que os alunos formem grupos de até quatro pessoas para trocar os repertórios de gesto e movimento extraídos dos seus cotidianos no aquecimento. Nessa etapa, os integrantes de cada grupo devem ensinar uns para os outros os gestos e movimentos pessoais.

Como você pode intervir: Você pode propor que os alunos primeiramente busquem a memória dos movimentos cotidianos e depois também experimentem repetir os movimentos com mais ou menos força, pesado ou leve, rápido ou lento, procurando manter suas características pessoais. Essas variações de qualidade podem ajudar a retomar e ampliar o repertório de movimentos e gestos de cada um.

9ª Etapa: Apreciação

Para a apreciação dessas “danças cotidianas”, oriente os alunos a observarem e comentarem as qualidades de movimento que aparecem na movimentação dos colegas, assim como os modos de organizá-los no tempo e no espaço. Proponha uma reflexão coletiva sobre o que observaram, produziram e pensaram até essa etapa a respeito dos movimentos da dança e do cotidiano. As seguintes perguntas poderão ser interessantes:

• De que forma o cotidiano aparece nos gestos e movimentos de cada um?
• Esses gestos e movimentos carregam as características pessoais de cada um?
• Como os movimentos e gestos do cotidiano podem virar dança?

Materiais Relacionados

1- UMWELT. Espetáculo de dança da Companhia Maguy Marin. Musica de Denis Mariotte. Decines: Le Toboggan, 2004.

2- Site da companhia Maguy Marin

3- Artigo sobre o espetáculo UNWELT michellemattiuzzi.blogspot.com/2009/07/umwelt-de-maguy-marin.html

4 – Entrevista com a coreógrafa Maguy Marin

5- Livro E o príncipe dançou… Kátia Canton. São Paulo: Editora Ática, 1994

6- A Dança. Klauss Vianna em colaboração com Marco Antonio de Carvalho. São Paulo: Summus, 2005

7- Mostra Internacional de Videodança do CCSP

8- ROSAS DANST ROSAS. Espetáculo de dança da Companhia Rosas. Coreografia de Anne Teresa de Keersmaeker. Musica de Thierry De Mey, Peter Vermeersch. Bruxelas, 1983.

9- Site da companhia Rosas

10- Videodança ROSAS DANST ROSAS da Companhia Rosas, Video de Turf Dance (categoria de street dance) TURF DANCING IN THE RAIN realizado por Yak Films and Turf Feinz.

11- Video MOVEMENT MICROSCOPE do artista plástico Olafur Eliasson.

Arquivos anexados

  1. Dança: Gestos e Movimento

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.