Objetivos

Reconhecer a diversidade cultural entre os grupos indígenas do Brasil e da América do Sul.

Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais.

1ª Etapa: Letra A...Arco! Letra C...Cocar! Letra I... Índio!

Convide os alunos a jogar STOP. Explique que o tema do jogo será apenas um. De modo que a cada letra mencionada pelo professor, os alunos deverão escrever tudo o que sabem a respeito da cultura indígena que comece com aquela determinada letra.

Sugira que, em uma folha avulsa, construam uma tabela, como a sugerida a seguir, organizada em ordem alfabética.

Estabeleça um tempo determinado para cada letra, considerando a faixa etária dos alunos. Sugerimos de trinta a sessenta segundos para cada letra. Ao final deste tempo determinado, o professor deve dizer a palavra STOP e convidar os alunos a comparar os resultados. Se julgar interessante, construa no quadro uma tabela com os resultados dos alunos. 

O objetivo desta atividade é descobrir o que sabem e pensam os alunos a respeito da cultura indígena, de modo a trabalhar possíveis estereótipos.



 

2ª Etapa: A História do povo Terena

Vocês já ouviram falar de um povo chamado Terena? Lance a questão aos alunos e disponibilize cópias, ou reproduza no quadro, fotografias deste povo.

Explique que se trata de um povo indígena que há centenas de anos habita as terras do atual território brasileiro. Acrescente que o povo Terena concentra-se hoje no território do atual estado do Mato Grosso do Sul no interior do Brasil. Disponibilize cópias de um mapa “Brasil Político” e estimule os alunos a localizar (e a pintar, conforme o ano de escolaridade) o estado do Mato Grosso do Sul.



Estas fotografias do povo Terena encontram-se disponíveis em:

http://img.socioambiental.org/v/publico/terena/ 



A seguir, disponibilize cópias, ou projete no quadro, o mito recolhido por Circe Bittencourt com o povo Terena, e promova a leitura compartilhada do mito.

“Um dia, Oreka Yuvakae viu um bem-te-vi olhando com medo para o chão. Por curiosidade, ele chegou perto do passarinho, viu um buraco no chão e dentro dele uma multidão de gente. Era o povo Terena.

Os homens dentro do buraco estavam nus e tremiam. Aí Oreka Yuvakae segurou a mão de cada um e triou todos de dentro do buraco. Tentou se comunicar com eles, mas não conseguiu. Resolveu então convocar vários animais para tentar fazer essas pessoas falarem. Chamou o lobinho, okué, para fazê-los rir. O lobinho fez macacada, mordeu o próprio rabo, mas não conseguiu fazer ninguém rir. Oreka Yuvakae convocou então o sapinho vermelho, kataláke. Ele andou como sempre anda e todos começaram a dar risada. O sapinho caminhou ida e volta três vezes e ao os Terena começaram a falar e a rir.

Oreka Yuvakae deu uns carocinhos de feijão e de milho, deu mandioca e ensinou os Terena a plantar. Deu também semente de algodão e ensinou a tecer faixas. Ensinou a fazer arco e flecha, ranchinho, roçar e plantar.

Por meio desse mito, o povo Terena explica a sua existência e como aprendeu a produzir seus alimentos.”

(Mito recolhido por Circe Bittencourt com o povo Terena. Apud BITTENCOURT, Circe Maria; LADEIRA, Maria Elisa. A história do povo Terena. Brasília: MEC, 2000.)

Ao final da leitura, lance questões aos alunos: Afinal, de que trata o mito? Vocês sabem o que é um mito?

Converse com os alunos que, por meio deste mito, o povo Terena explica a sua existência e como aprendeu a plantar e a tecer. Explique que os mitos são narrativas transmitidas oralmente. São histórias sobre acontecimentos fantásticos que tratam da origem do mundo e do universo, inclusive dos seres humanos.

Encerre esta etapa solicitando aos alunos que releiam, individualmente, este mito do povo Terena e expliquem, com suas próprias palavras, como o povo Terena aprendeu a plantar, a tecer faixas e a fazer arcos e flechas. Com base neste texto, verifique a compreensão dos alunos e, se julgar interessante, utilize-o como instrumento de avaliação formal. 

 

3ª Etapa: A História do povo Guarani Mbyá

E de um povo chamado Guarani Mbyá, vocês já ouviram falar? Lance a questão aos alunos e disponibilize cópias, ou reproduza no quadro, fotografias deste povo.

 

Materiais Relacionados

O Instituto Socioambiental, fundado em 1994, incorporou o patrimônio material e imaterial de 15 anos de experiência do Programa Povos Indígenas no Brasil do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (PIB/CEDI) e o Núcleo de Documentos Indígenas (NDI) de Brasília. Acesse www.socioambiental.org e confira!

A Enciclopédia dos Povos Indígenas, por exemplo, disponibiliza dezenas de verbetes sobre os povos indígena do Brasil: Guarani, Apiaká, Tupiniquim, Xavante, Yanomami, Terena, Pataxó, Munduruku…  É possível consultar verbetes sobre costumes, mitos, rituais, organização social, língua e aspectos culturais, políticos e econômicos de cada um destes povos. Acesse http://pib.socioambiental.org/pt  e confira! Acesso em: 05 fev. 2012.

A história do povo Terena, de Circe Maria Bittencourt e Maria Elisa Ladeira. Brasília: MEC, 2000.

Os vídeos do projeto “Vídeo na Aldeia” foram feitos em aldeias de diversas partes do Brasil, geralmente como resultado de oficinas, e oferecem uma visão única da realidade indígena brasileira: o ponto de vista dos próprios índios. Assista aos vídeos do povo Guarani Mbyá, disponíveis em: http://www.videonasaldeias.org.br/2009/video.php?f=20  Acesso em: 05 fev. 2012.
 

Profa. Me. Ana Pelegrini.

Arquivos anexados

  1. Cultura Indígena

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