Conteúdos

• Diversidade cultural; 
• Leitura, interpretação e produção de texto; 
• Localização geográfica; 
• Gêneros textuais diversificados&nbsp

Objetivos

• Reconhecer e gêneros textuais diversificados com autonomia;

• Produzir textos com coesão e coerência;

• Localizar continentes e países em mapas;

• Compreender a participação de diversos povos na formação da cultura brasileira;

• Refletir sobre o preconceito e a discriminação racial presentes em nosso cotidiano;

• Despertar a criatividade por meio de recursos concretos.

 

1ª Etapa: Apresentação do livro e leitura em voz alta

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”. A íntegra do plano para Download está na aba Material de apoio.



• Inicie apresentando o livro para a turma por meio da leitura da capa com todos os seus dados. Em seguida aborde a biografia do autor, do ilustrador e a sinopse. 



• A leitura deve ser realizada de modo sequenciado, cada dia da semana deve ser lida uma parte. Logo após cada dia de leitura, forme uma roda de conversa para que os alunos façam a releitura por meio da escrita e, também, uma ilustração como outra forma de interpretar o livro. No final, cada um deve ter o seu resumo da história, que será exposto para ser compartilhado com os demais colegas.



• Nesta etapa, também pode ser apresentado o Mapa Mundi, que pode ser mostrado por meio de Lousa Digital (ou o recurso que o professor tiver disponível), para que os alunos revisem e localizem os continentes, principalmente a África, pois é nele que a história acontece. O país de origem do autor é Moçambique. Pode-se aplicar nesse momento o mapa político da África para que os alunos possam observar detalhadamente cada país. 






2ª Etapa: História / Ensino Cultural

• Assista com os alunos um vídeo disponível no link 1, aba Para organizar seu trabalho e saber mais, sobre a Cultura Africana, demonstrando a influência desse povo para cultura brasileira, utilize para isso um Data Show (ou recurso disponível).



• Ao final, deve-se formar uma roda de conversa para troca de conhecimentos prévios e adquiridos sobre o tema assistido. Deve-se dar liberdade para que os alunos questionem e comentem sobre o preconceito ainda tão presente em nosso país.



• Para aprofundar o conteúdo trabalhado, os alunos poderão realizar uma pesquisa em grupo trazendo, em outro momento, mais informações sobre a cultura africana para serem compartilhadas com os demais colegas (tais como música, dança, luta, especiarias, religião, artesanato…).

3ª Etapa: Leitura, interpretação e produção textual

• O professor oferecerá um Conto Africano: “O fim da amizade entre o corvo e o coelho”, que pode ser exposto na Lousa Digital para leitura, interpretação e produção textual. Você encontra o texto no link 6 da aba Para organizar seu trabalho e saber mais. Logo após os alunos farão a releitura do texto em dupla.



• Em outra aula, podem ser escolhidos alguns desses textos para serem apresentados novamente na Lousa Digital, para que os alunos possam compará-los com o original, observando: organização das ideias e questões ortográficas.

4ª Etapa: História / Geografia

• Convidar uma professora de História da unidade escolar para ministrar uma palestra sobre Cultura Afro-brasileira, para que desta forma os conhecimentos possam ser ampliados. Pode-se utilizar como recurso o Data Show para apresentação dos vídeos, em seguida pode haver um tempo para os questionamentos e as trocas.

5ª Etapa: Safari fotográfico

• Os alunos podem ir para sala de informática jogar no computador o seguinte jogo: SAFARI FOTOGRÁFICO, disponível no link 5. Neste jogo, encontra-se uma paisagem na qual o jogador deverá fotografar os animais encontrados na África, respeitando a natureza. Os animais estão escondidos. Será o vencedor quem fotografar em menos tempo mais animais. No decorrer do jogo as etapas vão se modificando e outros habitats vão aparecendo.

6ª Etapa: Arte / Língua Portuguesa

• O professor confeccionará um coelho parecido com o da história e o levará para sala. Acontecerá então a chegada inesperada em sala de aula do personagem principal: “O coelho que fugiu da história”.  



• Os alunos podem escrever um bilhete de boas vindas para ele, fazendo um lindo coelho de dobradura, tentando convencê-lo de que no Brasil não se come coelhos como na África, e de que aqui ele não correria o risco de ir para a panela. 



• O coelho chegará à sala por intermédio do correio (a secretária da escola pode ser o carteiro), com remetente e destinatário.



• Este conversará com a turma sobre a sua história na África, falará do desejo que tem em conhecer as famílias brasileiras e contará um pouco sobre a seu país de origem em seus lares.



• Os alunos podem levar o coelho para casa, retornando com o mesmo no dia seguinte, para que outro colega o leve. Este será acompanhado por um diário de bordo, para que seja registrado pela família como foi esta visita, e no dia seguinte o aluno deverá fazer a leitura deste registro para a turma.







• Quando todos os alunos tiverem levado o coelho, poderão apresentá-lo nas demais turmas.

Materiais Relacionados

1. Vídeo sobre Cultura Africana pode ser encontrado no youtube, sem necessidade de legenda. Disponível;

2. Vídeo com Mapa Mundi. Disponível;

3. Livro: O coelho que fugiu da história. Manjate, Rogério. Editora Ática.

4. Dança Afro (Matimba). Disponível;

5. Jogo: Safari Fotográfico. Disponível;

6. Conto: O fim da amizade entre o corvo e o coelho. Disponível.

O coelho que fugiu da história


Parte da coleção Clara Luz  –   Autor: Rogério Manjate    –   Ilustrador: Florence Breton

Sinopse: 

O coelho é um personagem muito popular na tradição oral de Moçambique, simbolizando a esperteza e a astúcia. A menina Mbila adora quando a mãe lhe conta as histórias desse bicho. Um dia, ao chegar da escola, ela encontra um coelho cinzento na varanda da sua casa e tem certeza de que é o tal malandro das histórias. Para a garota, esse é o momento de tirar a limpo as travessuras do coelho, mas os adultos estão pensando é em matar a fome.

Arquivos anexados

  1. Cultura africana

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