Conteúdos
Linguagem de programação;
Conceitos básicos de criação de uma animação.
Objetivos
• Introduzir-se no mundo da programação por meio de uma programação lúdica;
1ª Etapa: Inscrição no site
Comece a aula com uma breve exposição dos usos do scratch na criação de jogos de computador. Peça aos alunos para acessarem o site e fazer sua inscrição. Auxilie os alunos com o preenchimento dos dados.
2ª Etapa: Aprendendo mais sobre o site
Ao entrar no site, procure CRIAR na barra superior (azul). Explique aos alunos que nesta área encontraremos os comandos para iniciar a criação dos jogos.
3ª Etapa: Explorando o site e suas ferramentas
Com o site projetado em uma tela de projeção, trabalhe as ferramentas do scratch, para que cada aluno tenha a sua autonomia para desenvolver os comandos.
Na barra superior os ícones: duplicar – recortar – ampliar – diminuir.
Abaixo da barra superior temos Script para dar comandos ao objeto; Fantasia para criar os objetos e/ou vesti-los.
Assista com os alunos ao vídeo disponível no item 3, aba Para organizar o trabalho e saber mais, Ensinando crianças a programar com Scratch, de 17 minutos e 10 segundos, você encontra uma explicação mais detalhadas de cada item. Projetar esta aula e deixar os alunos testarem os comandos auxiliando-os e solucionando suas dúvidas.
4ª Etapa: Introdução ao Scratch - Jogos e Animações - Conceitos básicos de criação de uma animação
A. Introdução à animação
Materiais Relacionados
1- Explorando o scratch – guia prático de utilização do scratch, explicando de maneira bem didática os principais fundamentos do programa. Disponível no link
parabéns vou utilizar muito bom
Favor coloquem mais aulas !!!! obrigado
Muito bom!! Por favor, coloquem mais aulas!