Conteúdos
Linguagem de programação;
Conceitos básicos de criação de uma animação.
Objetivos
• Introduzir-se no mundo da programação por meio de uma programação lúdica;
1ª Etapa: Inscrição no site
Comece a aula com uma breve exposição dos usos do scratch na criação de jogos de computador. Peça aos alunos para acessarem o site e fazer sua inscrição. Auxilie os alunos com o preenchimento dos dados.
2ª Etapa: Aprendendo mais sobre o site
Ao entrar no site, procure CRIAR na barra superior (azul). Explique aos alunos que nesta área encontraremos os comandos para iniciar a criação dos jogos.
3ª Etapa: Explorando o site e suas ferramentas
Com o site projetado em uma tela de projeção, trabalhe as ferramentas do scratch, para que cada aluno tenha a sua autonomia para desenvolver os comandos.
Na barra superior os ícones: duplicar – recortar – ampliar – diminuir.
Abaixo da barra superior temos Script para dar comandos ao objeto; Fantasia para criar os objetos e/ou vesti-los.
Assista com os alunos ao vídeo disponível no item 3, aba Para organizar o trabalho e saber mais, Ensinando crianças a programar com Scratch, de 17 minutos e 10 segundos, você encontra uma explicação mais detalhadas de cada item. Projetar esta aula e deixar os alunos testarem os comandos auxiliando-os e solucionando suas dúvidas.
4ª Etapa: Introdução ao Scratch - Jogos e Animações - Conceitos básicos de criação de uma animação
A. Introdução à animação




Materiais Relacionados
1- Explorando o scratch – guia prático de utilização do scratch, explicando de maneira bem didática os principais fundamentos do programa. Disponível no link