Conteúdos

 Meteoritos

Objetivos

Entender o que é a Cratera de Colônia, localizada próximo a Parelheiros, em São Paulo;
Analisar as características desta cratera e relacionar com outras existentes no mundo; 
Analisar aspectos físicos e sociais das localidades onde existem estas crateras. 

Antes de dar inícios às Etapas acesse a aba Para Organizar seu Trabalho e Saber Mais.

 

 

1ª Etapa: Introdução do tema
Prepare, previamente, cópias do texto indicado no Link 1 para os alunos. Apresente aos alunos o vídeo indicado no Link 2

A seguir, leia com eles o texto sobre Crateras Meteoríticas no Brasil (Link 1), e apresente as 5 crateras já reconhecidas no Brasil e as que ainda carecem de reconhecimento, como é o caso da cratera de Colônia, em São Paulo.

2ª Etapa: Organização da Atividade
Com o intuito de iniciar uma discussão sobre o tema, a partir dos materiais disponibilizados nos itens 1, 2, 3 e 4 do tópico anterior, prepare uma aula introdutória expositiva sobre o assunto. 
Peça para que os alunos organizem uma tabela com as 5 crateras existentes no território brasileiro. Eles devem pesquisar os seguintes elementos: Localização; tamanho; profundidade; período de criação (idade) e tipo de ocupação atual.

3ª Etapa: Organização do trabalho em grupo
Divida a sala em 5 grupos.
Apresente aos grupos as seguintes crateras:

De Barringer (Arizona – EUA)
Gosses Bluff (Austrália)
Vredefort (África do Sul)
Chicxulub (México)
Do Lago Manicouagan (Canadá)

O link indicado no item 4 pode ser uma boa fonte inicial de pesquisa. Sorteie uma cratera para ser estudada para cada grupo.

Solicite que cada grupo faça, como lição de casa, uma pesquisa aprofundada sobre sua cratera sorteada. Nesta pesquisa deverão constar os mesmos elementos pedidos para a montagem da tabela na 2ª etapa desta aula.Peça para que os alunos incluam uma pesquisa socioeconômica da região ou país onde se localiza a cratera. 

4ª Etapa: Trabalho em grupo
Em sala de aula reúna os alunos nos grupos que eles representam e permita que eles troquem informações sobre as pesquisas realizadas por cada um dos seus componentes. 
Oriente que cada grupo apresente as características, as principais informações e as peculiaridades sobre a cratera pesquisada. Esta apresentação pode ser feita de forma expositiva, através de painéis de cartolina, com imagens e textos ou até mesmo com uma apresentação em Power Point, dependendo da estrutura oferecida pela escola.

5ª Etapa: Finalização
Leve para sala de aula um mapa do Brasil. Com base nas coordenadas geográficas apresentadas no texto de “Crateras Meteoríticas no Brasil”, item 1, peça para que os alunos localizem e marquem no mapa as crateras apresentadas. A mesma tarefa pode ser feita com um mapa mundi, os grupos podem localizar sua cratera estudada.

Para finalizar, você pode organizar uma exposição nas paredes da sala ou nos corredores da escola com as cartolinas e os mapas produzidos pelos grupos, sobre as crateras estudadas.

 

Materiais Relacionados

Leia textos sobre as Crateras Meteoríticas no Brasil nos links: CRATERAS  METEORÍTICAS NO BRASIL; As crateras de impacto de Vista Alegre – trecho – o que são crateras de impacto;

Assista aqui o vídeo que fala sobre a cratera de Colônia e sua ocupação.
Clique aqui para obter um conhecimento mais aprofundado sobre a cratera de Colônia;
Para obter informações de outras crateras no mundo, acesse aqui. Estas informações serão importantes para o desenvolvimento do trabalho em grupo. 
Para relembrar o que são METEOROS acesse aqui

Arquivos anexados

  1. Crateras Meteóricas na Terra

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