Conteúdos

Produção / Ordenação de Texto

Objetivos

– Organizar e produzir textos escritos coerentes; – Estabelecer relações lógico-discursivas no texto, por meio de marcações como conjunções e advérbios.

1ª Etapa: 2ª Etapa: Exploração do objeto

Depois de brincarem bastante, organize os alunos em duplas para a resolução do desafio em “Confusão no Corre Cotia!”. Na sala de informática ou usando computadores móveis, acesse o jogo “Confusão no Corre Cotia!”, disponível no Portal Net Educação. Com esse jogo os alunos terão desafios relacionados à organização de um texto instrucional sobre a brincadeira Corre Cotia, destacando-se, ao final do jogo, a importância dos elementos de coesão no texto. Em cada dupla, indique que façam a leitura do texto desordenado e que discutam qual seria a ordem correta. Depois de chegarem a um consenso, devem escolher quem deslocará as partes do texto para a organização combinada por eles e quem fará a revisão final. Quando as duplas finalizarem a organização do texto, retome a atividade coletivamente. Faça a discussão sobre quais elementos contribuíram para que descobrissem a ordem certa do texto. Promova a leitura do texto sem alguns conectivos: em seguida; então; enquanto; quando; até. Depois leia a versão final completa, para retomar com os alunos o efeito que os conectivos provocaram no texto.

2ª Etapa: 3ª Etapa: Jogos Antigos

Para fechar a atividade, peça que os alunos produzam em dupla um texto informativo orientando um jogo ou brincadeira que gostem. Se quiserem podem produzir desenhos ilustrando o texto. Esta é uma boa oportunidade para resgatar brincadeiras antigas, como esconde-esconde, passa anel, telefone sem fio, entre outras. Depois dos textos produzidos, monte um mural no Pátio e estimule todos a desenvolverem estas brincadeiras durante o recreio, com outros colegas.

3ª Etapa: 1ª Etapa: Introdução do tema

Verifique se seus alunos conhecem a brincadeira Corre Cotia. Se já souberem retome, senão, ensine as regras: Leve a turma para brincar no pátio ou em um lugar com espaço suficiente para a roda e a corrida.

Materiais Relacionados

Caro professor, antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo. Leia o conteúdo disponível no link: Coesão – As partes de sua redação formam um todo? (http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u13.jhtm) Dicas de brincadeiras antigas. (http://www.qdivertido.com.br/vamosbrincar.php) Assista ao vídeo: Especial: Professor – Coerência e Coesão em situações de ensino. (http://youtu.be/x5l_g2yC1TM)

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.