Conteúdos

Órgãos e funções dos Sistemas Digestório

Respiratório

CirculatórioExcretor e Sensorial

Objetivos

– Compreender que o corpo é um todo integrado e que cada um dos sistemas que o compõem realizam funções específicas colaborando todos para a manutenção e desenvolvimento da vida. 

– Identificar os órgãos dos Sistemas Digestório, Respiratório, Circulatório, Excretor e Sensorial, bem como as suas funções.
– Relacionar esses sistemas, identificando de que forma contribuem para a manutenção da vida.
 

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Assista com a turma reunida ao documentário indicado no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Em seguida, individualmente, os alunos deverão responder:

 

Qual é o papel de cada um dos sistemas (Digestório, Respiratório, Circulatório, Excretor (Urinário) e Sensorial) para a manutenção de nossas vidas? É importante que os alunos indiquem pelo menos uma das funções de cada um dos sistemas.

 

2ª Etapa: Conhecendo alguns sistemas

Informe à turma que a partir desta etapa irão conhecer com mais detalhes alguns sistemas do Corpo Humano, principalmente suas características anatômicas.

 

No laboratório de informática, organize a turma em pequenos grupos (quatro alunos no máximo). Indique aos grupos os links sugeridos no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho….” . Cada grupo deverá explorar cada um dos sistemas e preencher a tabela abaixo.

 

Nesta tabela serão sistematizadas informações obtidas no vídeo (função do sistema/relação entre os sistemas) e nos OEs (órgãos). Solicite que os alunos relacionem pelo menos três sistemas entre si

 

3ª Etapa: Promovendo a troca de informações da tabela

Esta etapa deve ser destinada às apresentações de cada um dos grupos. É muito provável que não ocorram diferenças em relação aos órgãos que serão citados, porém é possível que os grupos indiquem funções e relações diferentes. A ideia é explorar esses aspectos e fazer intervenções sempre que julgar necessário. Para obter subsídios para a realização das intervenções acesse o material indicado no item 3 do tópico “Para organizar seu trabalho….”

 

4ª Etapa: Sistematizando de forma lúdica

a) Com a turma reunida, explique, em linhas gerais, o que é uma esquete. Esquete é uma peça de curta duração, geralmente de caráter cômico, produzida para teatro, cinema, rádio ou televisão. O termo em Inglês com o mesmo significado é “sketch”. Cada esquete tem cerca de 10 minutos de duração. Os atores ou comediantes possuem forte capacidade de improvisação. Os temas para os esquetes são variados, mas geralmente incluem paródias sobre política, cultura e sociedade. (http://www.significados.com.br/esquete/). 

 

b) Divida a turma em grupos, cada um com 5 integrantes. Cada integrante do grupo deverá representar um dos sistemas estudados e explicar a sua importância para o bom funcionamento do corpo. A ideia é criar uma disputa entre os sistemas, cada qual manifestando ser mais importante que o outro. Porém, ao final, todos chegam à conclusão que são importantes e que um não sobreviveria sem o outro. Oriente os alunos que a esquete deve ter como principal objetivo informar as pessoas, de uma forma engraçada, a integração entre os sistemas. Cada esquete deverá ter, no máximo, 3 minutos.

 

5ª Etapa: Espaço das apresentações

Esta etapa está reservada às apresentações dos grupos. Faça intervenções na medida em que considerar necessário, principalmente se os alunos cometerem erros conceituais nas apresentações.

6ª Etapa: Elaboração de produto

Com o material apresentado e revisto, é tempo de propor a construção de produtos a partir das informações levantadas. Procure conversar com professores de arte, de tecnologia, de robótica para propor a construção de modelos que possibilitem compreender o funcionamento dos sistemas: 

 

– produção de animações em stop-motion

 

– esculturas (em massa, pasta de bolo, etc)

 

– maquetes

 

Materiais Relacionados

OBS: Este plano de aula é ideal para dar início ao estudo do corpo humano, para que os alunos tenham a compreensão de que o corpo humano é um todo integrado pelos sistemas.

 
1) O documentário disponível no link , produzido pela National Geographic, apresenta imagens em alta definição que mostram a complexidade do corpo humano
 
2) Nos links sugeridos abaixo o professor tem acesso a Objetos Educacionais (OE) relacionados a cada um dos sistemas elencados. Como a intenção é permitir ao aluno o aprofundamento nos órgãos que compõem cada um dos sistemas, apenas alguns itens serão sugeridos. Isso não impede de o professor explorar o OE e inserir neste plano novas atividades aos alunos.
 
a) Sistema Digestório (atividade 2)
 
b) Sistema Respiratório (atividade 2)
 
c) Sistema Circulatório (atividade 2)
 
d) Sistema Excretor (atividade 2)
 
e) Sistema Sensorial (integral)
 
3) O conteúdo disponível no link é um ótimo material no qual o professor encontra detalhes sobre os sistemas do corpo humano, constituindo-se num ótimo material de consulta.
 

Arquivos anexados

  1. Corpo: um todo integrado

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.