Conteúdos
Órgãos e funções dos Sistemas Digestório
Respiratório
CirculatórioExcretor e Sensorial
Objetivos
– Compreender que o corpo é um todo integrado e que cada um dos sistemas que o compõem realizam funções específicas colaborando todos para a manutenção e desenvolvimento da vida.
1ª Etapa: Sensibilizando para o tema
Assista com a turma reunida ao documentário indicado no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Em seguida, individualmente, os alunos deverão responder:
2ª Etapa: Conhecendo alguns sistemas
Informe à turma que a partir desta etapa irão conhecer com mais detalhes alguns sistemas do Corpo Humano, principalmente suas características anatômicas.
3ª Etapa: Promovendo a troca de informações da tabela
Esta etapa deve ser destinada às apresentações de cada um dos grupos. É muito provável que não ocorram diferenças em relação aos órgãos que serão citados, porém é possível que os grupos indiquem funções e relações diferentes. A ideia é explorar esses aspectos e fazer intervenções sempre que julgar necessário. Para obter subsídios para a realização das intervenções acesse o material indicado no item 3 do tópico “Para organizar seu trabalho….”
4ª Etapa: Sistematizando de forma lúdica
a) Com a turma reunida, explique, em linhas gerais, o que é uma esquete. Esquete é uma peça de curta duração, geralmente de caráter cômico, produzida para teatro, cinema, rádio ou televisão. O termo em Inglês com o mesmo significado é “sketch”. Cada esquete tem cerca de 10 minutos de duração. Os atores ou comediantes possuem forte capacidade de improvisação. Os temas para os esquetes são variados, mas geralmente incluem paródias sobre política, cultura e sociedade. (http://www.significados.com.br/esquete/).
5ª Etapa: Espaço das apresentações
Esta etapa está reservada às apresentações dos grupos. Faça intervenções na medida em que considerar necessário, principalmente se os alunos cometerem erros conceituais nas apresentações.
6ª Etapa: Elaboração de produto
Com o material apresentado e revisto, é tempo de propor a construção de produtos a partir das informações levantadas. Procure conversar com professores de arte, de tecnologia, de robótica para propor a construção de modelos que possibilitem compreender o funcionamento dos sistemas:
Materiais Relacionados
OBS: Este plano de aula é ideal para dar início ao estudo do corpo humano, para que os alunos tenham a compreensão de que o corpo humano é um todo integrado pelos sistemas.