Conteúdos

– identidade nacional
– meios de comunicação
– cultura popular, cultura de massas;
E ainda
– Mestiçagem e racismo na composição das seleções;
– O impacto das Copas no meios de comunicação, e vice-v

Objetivos

– Posicionar-se de forma ativa e reflexiva sobre a Copa do Mundo de 2014;
– Identificar a relação entre Copa do Mundo com contexto histórico, promovendo o reconhecimento de semelhanças e diferenças entre períodos;
– Desenvolver competências para trabalhar colaborativamente, em ambiente virtual;

1ª Etapa: Início de conversa

Esse plano de aula é um convite a que professores calcem chuteiras com seus alunos e investiguem como as Copas do Mundo espelham os dramas e os conflitos sociais de sua época. Fizemos um roteiro que permite ao professor transitar por diferentes períodos da história, de acordo com seu próprio planejamento. O importante é trabalhar com ao menos três Copas, a fim de compor uma análise comparativa. Para conduzir o trabalho, indicamos algumas aplicações digitais, que hoje devem ser integradas ao ensino, segundo os principais parâmetros sobre aprendizagem no século XXI.

Antes de dar início ao trabalho, consulte o texto disponível no material de apoio (ao final do plano) e organize as seguintes atividades:
– crie um grupo online no programa Edmodo, as orientações estão na área “para saber mais”, utilize o tutorial como apoio
– prepare uma exposição geral sobre o tema, destacando os conceitos e as problemáticas a serem trabalhadas pelos alunos;
– selecione ao menos 3 copas do Mundo para serem trabalhadas nos grupos

2ª Etapa: Proposta e orientações de trabalho

O futebol é um tema apaixonante. Use isso para engajar os alunos em um percurso de leitura, seleção de informações, e composição de um trabalho interativo a ser compartilhado, no mínimo, com sua comunidade escolar. Faça a exposição do tema e, na sequência proponha a atividade que será realizada:
– Divida os alunos em pequenos grupos e atribua uma Copa do Mundo a cada um;
– Na sala de informática ou com o uso de tablets, na própria sala de aula, instrua os alunos a entrarem em seu grupo online do Edmodo e revele a eles como você pretende usar esse ambiente. Nossa sugestão é a de que você o use para registrar as orientações para o trabalho, compartilhar arquivos a serem utilizados pelos alunos, além de permitir que eles apresentem dúvidas e pedidos de orientação, entre uma aula e outra;

– Revele aos alunos que cada grupo deverá compor uma linha do tempo interativa, caracterizando fatos da Copa do Mundo escolhida, assim como fatos do contexto histórico da época. Cada linha do tempo deverá conter fontes iconográficas, textuais e multimídia. Novamente, você provavelmente não precisará ensinar os alunos a fazer isso. Porém, será fundamental que lhes forneça instruções sobre como selecionar fontes de confiança.

– Apresente o aplicativo Dipity e os ensine a editar as linhas do tempo. Nessa etapa, atenção! É provável que os alunos conheçam o aplicativo melhor do que você. Não tenha medo, aproveite os conhecimentos que trazem e acolha a criatividade dos alunos.

– Combine com a turma o prazo para a entrega deste trabalho. Nossa sugestão é de 15 dias. Reserve sua aula seguinte para trabalhar a partir dos materiais produzidos pelos alunos.

3ª Etapa: Orientação e acompanhamento

Seus alunos terão começado a trabalhar sobre os materiais disponibilizados por você. Nesse momento, sua função será orientá-los. Verifique quais fontes eles selecionaram, e de que forma estão organizando as informações na linha do tempo. Resolva as dúvidas. Aponte caminhos para aprofundar a problemática do período, assim como para melhorar a linha do tempo. Em sua próxima aula, os grupos deverão apresentar os resultados à classe.

4ª Etapa: Socialização

Chegou a hora dos alunos revelarem suas linhas do tempo. Eles curtem esse momento. Se sua escola não tiver lousa digital, nem uma sala com projetor, nem um laboratório de informática, ainda assim você poderá seguir em frente. Permita que os alunos compartilhem o link de suas linhas do tempo, e falem sobre os conteúdos que trabalharam, sobre as fontes utilizadas, enfim, que relatem como foi o processo de construção desse trabalho.
Em seguida, faça uma análise comparativa entre as Copas selecionadas, e encaminhe considerações sobre temáticas que poderão fazer parte de nosso cotidiano durante a Copa de 2014. Como sempre, o tempo presente é o que nos interessa.
Para fechar com chave de ouro, reúna as três linhas do tempo em uma única. Faça os ajustes necessários. Capriche no visual e compartilhe com sua comunidade escolar.

5ª Etapa: Avaliação

A proposta dessa trabalho é que você atue como mediador, do começo ao fim do processo de construção da linha do tempo. Como referência para que se perceba a evolução dos alunos, sugerimos os seguintes pontos:
– Desempenho nos meios virtuais oferecidos: o aluno interagiu com os materiais dispobilizados? Atuou no grupo online? Colaborou com a edição do material?
– Utilização de TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) para processar informação multimídia: de que forma o aluno utilizou as fontes iconográficas e textuais? Apenas as inseriu na linha do tempo? Ou chegou a produzir material de sua autoria, como um vídeo, ainda que através de uma ferramenta tradicional, como o Powerpoint?
– Busca, seleção e organização de informações: o aluno chegou elaborar uma estratégias para selecionar informações? Ou apenas transpôs para a linha do tempo o conteúdo básico do que foi disponibilizado por você?
– Utilização dos recursos TIC designados pelo professor para colaborar com os colegas e trabalhar em equipe;
– Utilização dos recursos TIC para criar seus próprios materiais: os alunos foram criativos? Descobriram e inovaram?

Materiais Relacionados

– Crie uma sala de aula online para acompanhar o desenvolvimento dos alunos, compilar e organizar fontes colhidas da Internet, notas de aula, citações, vídeos, websites. Se sua escola não dispõe de um ambiente virtual da aprendizagem, crie uma conta de professor na rede educacional Edmodo www.edmodo.com. Conhecido como o Facebook da educação, ele é fácil de usar, é gratuito e seguro. Como os alunos não precisam fornecer nenhuma informação pessoal para acessar o ambiente, não há restrição de idade. Um tutorial do programa está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=VugtJDZ3PQo;

– Criar uma conta no aplicativo Dipity www.dipity.com, que permite a composição de linhas do tempo interativas. O acesso a essa ferramenta também é gratuito, e permite trabalhar colaborativamente.

– Os temas deste plano podem ser encontramos no excelente livro do historiador e jornalista Marcos Guterman, “O futebol explica o Brasil”, publicado pela editora Contexto.

– Para uma compilação de artigos, fontes e sites sobre o tema, acesse: http://www.pearltrees.com/rodrigoabrantes/copa2014/id9049261

– Para um exemplo de linha do tempo interativa, acesse: http://www.dipity.com/rodrigoabrantes/Historia-das-Copas/

– Consulte também o site www.aulaplugada.com

Arquivos anexados

  1. Copa do Mundo
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.