Conteúdos
Este plano de aula interdisciplinar (integrando, principalmente, as disciplinas de biologia e geografia) traz como contexto a COP30, para abordar e explorar as mudanças climáticas, o papel da Amazônia e as soluções sustentáveis. O material visa desenvolver a compreensão crítica dos alunos sobre a crise climática, incentivando a participação ativa em debates e simulações, bem como na criação de planos de ação. Para isso, o plano conta com três etapas principais: contextualização do tema, aprofundamento em estudos de caso e análise de políticas, e a proposição de soluções práticas. A avaliação foca no engajamento, na qualidade dos trabalhos e na capacidade de argumentação dos alunos.
Objetivos
- Compreender o papel da COP30, no contexto das mudanças climáticas globais;
- Analisar as inter-relações entre fatores biológicos, geográficos e socioeconômicos na crise climática;
- Identificar os principais desafios e soluções para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas;
- Desenvolver habilidades de análise crítica, argumentação e proposição de soluções para problemas complexos; e
- Promover a conscientização sobre a importância da ação individual e coletiva na construção de um futuro sustentável.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Mudanças climáticas: causas, consequências e cenários futuros;
- O papel da Amazônia na regulação do clima global;
- Impactos das mudanças climáticas na biodiversidade e nos ecossistemas;
- Políticas públicas e acordos internacionais sobre mudanças climáticas;
- Tecnologias e soluções para a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas;
- Justiça climática e os impactos desproporcionais das mudanças climáticas; e
- COP30: objetivos, expectativas e o papel do Brasil.
Palavras-chave:
COP 30. Mudanças climáticas. Amazônia. Sustentabilidade.
Previsão para aplicação:
6 aulas (50 min/aula).
1ª Etapa: COP o quê?
Professor(a), é necessário pensarmos que alguns alunos sequer ouviram falar da COP30 e que não compreendem de imediato a importância desse evento para o mundo! Devemos, portanto, construir esse caminho junto de nossos alunos.
Para isso, nesta primeira etapa, que deve durar aproximadamente duas aulas, sugiro a apresentação do tema da COP30 e sua relevância para o Brasil e para o mundo. Você pode iniciar a aula questionando se eles sabem do que se trata a COP30, o significado da sigla, onde ocorrerá e por que esse evento é (ou não é) importante.
Após esse debate inicial, você pode usar o vídeo e o texto abaixo para ampliar a discussão sobre as causas e consequências das mudanças climáticas:
- O que é a COP30? Tudo que você precisa saber
Acesso em: 06 de março de 2025.
- COP 30
Acesso em: 06 de março de 2025.
Em seguida, exponha (com o auxílio do projetor) o mapa interativo que demonstra os efeitos das mudanças climáticas (disponível no seguinte link: fitzlab.shinyapps.io/cityapp/ – acesso em 09 de abril de 2025). Com o auxílio dessa ferramenta, mostre aos alunos a situação da cidade onde vivem, das grandes capitais e de países mais e menos desenvolvidos. Se achar interessante, peça aos alunos que acessem o site de forma individual ou em grupo, usando tablets ou computadores, solicitando que cada grupo verifique a situação em um determinado país e comparando os resultados ao final da atividade. Os dados podem ser organizados na forma de tabela.
Atividade: debate sobre os desafios e soluções para a crise climática.
2ª Etapa: Ecossistemas em alerta: a biologia da crise
Esta etapa, professor(a), tem como principal objetivo destacar a importância da Amazônia e como seu desmatamento e sua exploração contribuem para as mudanças climáticas não apenas nos países em que se encontra esse bioma, mas em todo o mundo.
Para a abordagem de tais conteúdos, sugiro o uso de estudos de caso que abordam os impactos das mudanças climáticas na biodiversidade e nos ecossistemas amazônicos, como os povos indígenas são prejudicados, a importância de proteger a Amazônia como forma de proteger o planeta, a análise de políticas públicas e de acordos internacionais sobre mudanças climáticas, discussão sobre a justiça climática e os impactos desproporcionais das mudanças climáticas, entre outros.
Você pode escrever de quatro a seis estudos de casos diferentes (a depender do tamanho da turma e da sua facilidade com tal estratégia de ensino) e distribuir um caso para cada grupo de alunos descobrir o “mistério” a partir das informações fornecidas. Em seguida, conduza uma roda de debates para que cada grupo apresente o seu caso, podendo tal apresentação ser na forma de painel, mapa mental, imagem, podcast ou o que você preferir.
Caso você tenha muita dificuldade em trabalhar com estudos de caso, é possível realizar a mesma atividade a partir da análise de notícias sobre os temas sugeridos anteriormente, com a mesma dinâmica de grupo, seguida de uma breve apresentação.
3ª Etapa: Simulação de uma negociação da COP30
Uma atividade muito interessante para realizar com os alunos neste momento é a simulação de uma negociação da COP30.
Para isso, você pode se preparar com a ajuda do texto abaixo:
Acesso em: 06 de março de 2025.
A atividade tem como principais objetivos a apresentação de tecnologias e soluções para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas e oportunizar aos alunos a discussão sobre o papel das ações individual e coletiva na construção de um futuro sustentável.
Para finalizar este plano de aula, e como uma outra forma de avaliar os alunos, é possível solicitar que eles produzam materiais informativos sobre a COP30 e a crise climática, os quais podem ser divulgados na escola e na comunidade escolar. A turma pode, ainda, elaborar um plano de ação da escola e da comunidade escolar, para que, juntos, possamos buscar soluções possíveis e reais para reduzir os efeitos da mudança climática, buscando equilibrar a justiça climática.
Lembre-se, é interessante que os alunos possam acompanhar as notícias sobre a COP30 ao longo do ano e retomem a discussão sempre que possível, para que possam compreender melhor o contexto e a importância do evento.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Dr.ª Nathalie Lousan.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Crédito da imagem: Alistair Berg – Getty Images