Conteúdos
Coordenadas Geográficas.
Planisfério.
Meridianos.
Paralelos.
Objetivos
• Compreender a função das Coordenadas Geográficas;
• Utilizar corretamente as coordenadas geográficas para a localização de pontos no planisfério.
1ª Etapa: Introdução do tema
Proponha para o grupo algumas situações:
• Estamos num barco, perdidos no mar. Como poderíamos explicar ao socorro o ponto onde estamos?
• Sabemos que um avião caiu na selva. Como orientar a equipe de busca sobre a área que deverá sobrevoar para tentar encontrar destroços? Conduza a discussão de maneira a evidenciar a necessidade de parâmetros comuns para a localização no espaço.
2ª Etapa: Apresentação
Apresente à turma um planisfério atual (representação do globo terrestre no papel, em formato bidimensional) e também alguns mapas antigos.
Proponha ao grupo a observação das imagens e indague o motivo das linhas verticais e horizontais.
Apresente os principais paralelos (Equador, Trópicos de Câncer e de Capricórnio e Círculos Polares Ártico e Antártico) e o meridiano de Greenwich.
Utilize a animação disponível em http://www.infopedia.pt/$latitude-e-longitude para ilustrar a sua explicação. Explique como são construídas as Coordenadas Geográficas, sempre com duas indicações:
• x graus Norte ou Sul (tendo a linha do Equador como referência).
• x graus Leste ou Oeste (tendo o meridiano de Greenwich como referência).
3ª Etapa: Atividades
Utilize o Atlas disponível na escola e proponha aos alunos atividades de localização:
• Selecione uma cidade e peça que a turma indique suas coordenadas geográficas.
• Descubra qual cidade está localizada no ponto 22º54’S 47º03’W
• Convide os alunos a propor desafios para os colegas.
Materiais Relacionados
– Leia o texto Meridianos e Paralelos: linha do Equador e os trópicos, de Jurema Aprile.
– Consulte a animação (em português de Portugal).
– Veja o vídeo sobre Paralelos e Meridianos (apesar de estar em inglês tem as melhores imagens para explicar o fato de latitudes e longitudes serem medidas em graus, por se tratarem de ângulos).
– Selecione alguns mapas de diferentes épocas. Você pode colocar o termo “mapas antigos” em sites de busca, como o Google.
– Selecione alguns mapas do Atlas Geográfico adotado pela escola, para produzir os exercícios da Etapa nº3.
IMPORTANTE: O grupo deverá ter trabalhado anteriormente os pontos cardeais e colaterais.