Conteúdos

Coordenadas Geográficas.

Planisfério.

Meridianos.

Paralelos.

Objetivos

• Compreender a função das Coordenadas Geográficas;

Utilizar corretamente as coordenadas geográficas para a localização de pontos no planisfério.

1ª Etapa: Introdução do tema

Proponha para o grupo algumas situações:

• Estamos num barco, perdidos no mar. Como poderíamos explicar ao socorro o ponto onde estamos?

• Sabemos que um avião caiu na selva. Como orientar a equipe de busca sobre a área que deverá sobrevoar para tentar encontrar destroços? Conduza a discussão de maneira a evidenciar a necessidade de parâmetros comuns para a localização no espaço.

 

2ª Etapa: Apresentação

Apresente à turma um planisfério atual (representação do globo terrestre no papel, em formato bidimensional) e também alguns mapas antigos.

Proponha ao grupo a observação das imagens e indague o motivo das linhas verticais e horizontais.

Apresente os principais paralelos (Equador, Trópicos de Câncer e de Capricórnio e Círculos Polares Ártico e Antártico) e o meridiano de Greenwich.

Utilize a animação disponível em http://www.infopedia.pt/$latitude-e-longitude para ilustrar a sua explicação. Explique como são construídas as Coordenadas Geográficas, sempre com duas indicações:

• x graus Norte ou Sul (tendo a linha do Equador como referência).
• x graus Leste ou Oeste (tendo o meridiano de Greenwich como referência).

 

3ª Etapa: Atividades

Utilize o Atlas disponível na escola e proponha aos alunos atividades de localização:

• Selecione uma cidade e peça que a turma indique suas coordenadas geográficas.

• Descubra qual cidade está localizada no ponto 22º54’S  47º03’W

• Convide os alunos a propor desafios para os colegas.

Materiais Relacionados

– Leia o texto Meridianos e Paralelos: linha do Equador e os trópicos, de Jurema Aprile.

– Consulte a animação (em português de Portugal).

– Veja o vídeo sobre Paralelos e Meridianos (apesar de estar em inglês tem as melhores imagens para explicar o fato de latitudes e longitudes serem medidas em graus, por se tratarem de ângulos).

Selecione alguns mapas de diferentes épocas. Você pode colocar o termo “mapas antigos” em sites de busca, como o Google.

Selecione alguns mapas do Atlas Geográfico adotado pela escola, para produzir os exercícios da Etapa nº3.
IMPORTANTE: O grupo deverá ter trabalhado anteriormente os pontos cardeais e colaterais.

Arquivos anexados

  1. O que são coordenadas geográficas?

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