Conteúdos
Valores;
Compreensão de texto.
Objetivos
• Conhecer obras literárias;
• Construir conceitos de cooperação;
• Compreender valores a partir de histórias;
• Desenvolver atitudes de amizade, respeito, união e cooperação.
1ª Etapa: Apresentação do Valor
É importante instigar o aluno a se comprometer em suas ações, seja na escola ou na sociedade. O momento inicial é fundamental para levá-lo a refletir. O vídeo motivacional intitulado “O Sapinho” (link 6, aba Para organizar o seu trabalho), nos faz perceber que em algumas situações do nosso dia a dia ouvimos palavras que nos magoam. E, também, ao nos expressarmos magoamos pessoas que nos cercam e que amamos. O objetivo deste vídeo é apresentar o valor ‘cooperação’ de uma maneira lúdica e atrativa.
2ª Etapa: Debate sobre o vídeo
Após a exibição, pode-se conversar com os alunos sobre as primeiras impressões que tiveram. A atitude dos sapinhos que estavam lá em cima, aqueles que não caíram no buraco.
• Por que os sapinhos estavam tão agitados no inicio do vídeo?
• Os dois sapinhos estão dentro do buraco. Qual foi a primeira reação?
• Qual foi a conclusão do grupo de sapinhos que estavam fora do buraco após analisarem o buraco e o tempo? Vocês concordam?
• Por que um dos sapinhos conseguiu saltar para fora do buraco?
• Após ver que um dos sapinhos conseguiu saltar e sair do buraco, qual foi a reação do grupo de sapinhos?
• O primeiro sapinho conseguiu sair do buraco? Por quê?
• O que aprendemos com este vídeo?
3ª Etapa: Confecção dos sapinhos e Dramatização
Na sequência, será organizada a dramatização da história contada no vídeo. Para isso, os alunos são convidados a confeccionar o sapinho.
As etapas e os moldes para a confecção estão na aba Material de Apoio.
4ª Etapa: Leitura do livro: O Grande Rabanete
Leitura do livro: O Grande Rabanete, de Tatiana Belinky. Reflexões sobre a história e frase: "Uma tarefa irrealizável por uma só pessoa torna-se possível com a colaboração de várias forças".
Atividade sobre a sequência dos personagens e o empenho de cada um na realização da tarefa.
Atividade pronta do aluno Felipe da turma Jardim B.
5ª Etapa: Músicas e produção escrita
Este momento é fundamental para tomada de conclusões:
– O que aprendemos sobre cooperação?
Chegou a hora de registrar! Em grupos elaborar um acróstico referente à cooperação. Após no laboratório de informática podem registrar de diferentes formas a sua produção.
Materiais Relacionados
1. O vídeo pode ser encontrado no youtube, por meio do seguinte link;
2. A técnica sugerida para iniciar ou finalizar o trabalho poder ser encontrada no link;
3. Uma das músicas que podem ser apresentadas para os alunos de Educação Infantil, 1ºs e 2º anos, pode ser encontrada no link;
4. Uma sugestão para os alunos de 3º, 4º e 5º anos de música a colaborar com o trabalho proposto, poder se encontrada no link;
5. Sugestões de algumas atividades referentes ao valor podem ser pesquisadas no link;
6. O vídeo motivacional pode ser encontrado no youtube no link;
7. Providencie as obras literárias trabalhadas no plano de aula Quer uma mãozinha? Aprendendo sobre colaboração de Claire Llewellyn e Mike Gordon e O Grande Rabanete de Autor: Tatiana Belinky.