Conteúdos

Valores;
Compreensão de texto.

Objetivos

• Conhecer obras literárias;

• Construir conceitos de cooperação; 

• Compreender valores a partir de histórias;

• Desenvolver atitudes de amizade, respeito, união e cooperação. 

1ª Etapa: Apresentação do Valor

É importante instigar o aluno a se comprometer em suas ações, seja na escola ou na sociedade. O momento inicial é fundamental para levá-lo a refletir. O vídeo motivacional intitulado “O Sapinho” (link 6, aba Para organizar o seu trabalho), nos faz perceber que em algumas situações do nosso dia a dia ouvimos palavras que nos magoam. E, também, ao nos expressarmos magoamos pessoas que nos cercam e que amamos. O objetivo deste vídeo é apresentar o valor ‘cooperação’ de uma maneira lúdica e atrativa.   

 

2ª Etapa: Debate sobre o vídeo

Após a exibição, pode-se conversar com os alunos sobre as primeiras impressões que tiveram. A atitude dos sapinhos que estavam lá em cima, aqueles que não caíram no buraco.



• Por que os sapinhos estavam tão agitados no inicio do vídeo?



• Os dois sapinhos estão dentro do buraco. Qual foi a primeira reação?



• Qual foi a conclusão do grupo de sapinhos que estavam fora do buraco após analisarem o buraco e o tempo?  Vocês concordam?



• Por que um dos sapinhos conseguiu saltar para fora do buraco?



• Após ver que um dos sapinhos conseguiu saltar e sair do buraco, qual foi a reação do grupo de sapinhos?



• O primeiro sapinho conseguiu sair do buraco? Por quê?



• O que aprendemos com este vídeo?

3ª Etapa: Confecção dos sapinhos e Dramatização

Na sequência, será organizada a dramatização da história contada no vídeo. Para isso, os  alunos são convidados a confeccionar o sapinho. 



As etapas e os moldes para a confecção estão na aba Material de Apoio.  

4ª Etapa: Leitura do livro: O Grande Rabanete

Leitura do livro: O Grande Rabanete, de Tatiana Belinky. Reflexões sobre a história e frase: "Uma tarefa irrealizável por uma só pessoa torna-se possível com a colaboração de várias forças".



Atividade sobre a sequência dos personagens e o empenho de cada um na realização da tarefa.



 



Atividade pronta do aluno Felipe da turma Jardim B.

5ª Etapa: Músicas e produção escrita

Este momento é fundamental para tomada de conclusões:



 – O que aprendemos sobre cooperação?



Chegou a hora de registrar! Em grupos elaborar um acróstico referente à cooperação. Após no laboratório de informática podem registrar de diferentes formas a sua produção.

 

Materiais Relacionados

1. O vídeo pode ser encontrado no youtube, por meio do seguinte link;

2. A técnica sugerida para iniciar ou finalizar o trabalho poder ser encontrada no link;

3. Uma das músicas que podem ser apresentadas para os alunos de Educação Infantil, 1ºs e 2º anos, pode ser encontrada no link;

4. Uma sugestão para os alunos de 3º, 4º e 5º anos de música a colaborar com o trabalho proposto, poder se encontrada no link;

5. Sugestões de algumas atividades referentes ao valor podem ser pesquisadas no link

6. O vídeo motivacional pode ser encontrado no youtube no link;

7. Providencie as obras literárias trabalhadas no plano de aula Quer uma mãozinha? Aprendendo sobre colaboração de  Claire Llewellyn e Mike Gordon e O Grande Rabanete de Autor: Tatiana Belinky. 

Arquivos anexados

  1. Cooperação: construindo a escola dos meus sonhos

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.