Conteúdos

Contos fantásticos
Literatura mundial

 

Objetivos

Conhecer as características do gênero Conto fantástico.
 

Apreciar a leitura de contos fantásticos.
 
Escrever um conto fantástico atentando-se as características do gênero.
 
Revisar seu texto aprimorando-o segundo as dicas do professor.
 
Contemplar ilustrações que fazem parte do universo fantástico.
 

1ª Etapa: Galeria de imagens fantásticas

 • Após finalizarem o trabalho com o livro de Shaun Tan, leve para a sala de aula imagens de ilustrações feitas pelo autor, você pode encontrar várias delas no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. Uma das principais características de Shaun Tan como ilustrador é a presença marcante de elementos da literatura fantástica em seus desenhos.

 

Em roda, entregue uma imagem do autor para cada aluno, se possível escolha ilustrações que não estejam presentes no livro “Contos de lugares distantes” e deixe que eles façam a leitura dela durante um tempo estipulado previamente. Posteriormente, os alunos deverão falar sobre sua imagem e o que observaram nela, quais indícios nos mostram que ela faz parte de uma literatura fantástica, eles poderão falar também de suas impressões pessoais, de que sentimentos a imagem despertou, entre outras informações que acharem relevantes.

 

2ª Etapa: Caracterizando o conto fantástico

 Leia para a turma o trecho:

 

“quando eu era criança, um grande búfalo do rio vivia no terreno baldio no fim da nossa rua, aquele que ninguém cortava grama. Ele ficava a maior parte do tempo dormindo e ignorava qualquer um que passasse, a não ser que nós resolvêssemos parar e pedir conselhos. Aí ele se levantava bem devagar, erguia a pata esquerda e apontava exatamente a direção certa.”

e apresente a imagem:




 

A partir do trecho, liste com eles as características do trecho que remetem a um conto fantástico. Se não aparecerem todas as características que espera, relembre-os que contos fantásticos possuem uma escrita pautada em um universo irreal, em que realidade e ficção estão interligadas. O que difere um conto fantástico de outros contos é a predominância de elementos imaginários e surrealistas. 

 

Eles poderão analisar novamente a imagem com que trabalharam e pensar sobre o que gostariam de escrever. É importante que você mostre aos alunos que a literatura fantástica dá uma maior liberdade de criação ao autor, pois é um tipo de texto em que tudo é possível, assim, eles poderão colocar toda sua criatividade e capacidade imaginativa para antever o texto que gostariam de escrever. Esse processo inicial, anterior à escrita, é fundamental para que eles produzam textos coerentes e que sigam o modelo do livro tomado como base. Por isso, você poderá retomar com eles a leitura de trechos dos contos disponíveis no livro que validem esse tipo de escrita

 

Outro exemplo que pode ser trabalhado é

 

“o feriado sem nome acontece uma vez por ano, geralmente por volta do fim de agosto, às vezes em outubro. (…) Tudo o que se conhece são os rituais: dispor suas posses de maior estima no chão do quarto; escolher um objeto especial – pelo qual você tem mais apreço – e transportá-lo cuidadosamente pela escada até o telhado, deixando-o sobre a antena da TV” (o feriado sem nome, pág.70).

 

3ª Etapa: Apresentação das versões

 • Quando todos terminarem seus textos, recolha-os, leia-os e faça sugestões do que eles poderiam melhor no texto (coesão e coerência) ou de questões ortográficas. Em seguida, devolva os contos aos alunos para que eles podem reescrevê-los.

 

Com as versões finais prontas, escolha com a turma uma forma de apresentá-las para a comunidade escolar, seja com a confecção de um livro, um sarau ou uma exposição dos textos em um espaço da escola como, por exemplo, a biblioteca.

 

4ª Etapa: Início de conversa

Denomina-se ‘Contos fantásticos’ os contos pautados numa realidade não lógica, ou seja, uma narrativa que se desenrola num mundo irreal, marcado pelo absurdo, pela inverossimilhança e por situações ou ações extraordinárias. Com origem no século XVII, os contos fantásticos provocam uma sensação de “estranhamento” no leitor, por meio da ruptura realidade-ficção e, com isso, estimulam uma experiência rica de leitura. Dentre os grandes nomes da literatura fantástica para crianças e jovens temos Lygia Bojunga, Julio Verne, Marina Colasanti e o premiado autor e ilustrador australiano Shaun Tan, que será contemplado neste plano de aula.

 

 

Imagem: Contos de lugares distantes, Shaun Tan. Cosac Naify, 2012

 

5ª Etapa: Apresentando o autor e o livro

Para iniciar a aula apresente aos alunos o livro “Contos de lugares distantes” do autor Shaun Tan, você pode mostrar a capa e pedir que eles façam antecipações sobre o conteúdo do livro, partindo do título e da ilustração, é importante escutar as antecipações dos alunos para que depois da leitura elas sejam confrontadas e validadas.

 

Antes de começar a leitura, fale sobre a vida do autor Shaun Tan, na contracapa do livro você encontrará uma breve descrição de quem ele é, mas poderá complementar com outras informações biográficas que você encontra no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”.

 

Em seguida, inicie a leitura com os alunos, você poderá escolher a melhor forma de conduzi-la, leitura compartilhada, cada dia ler um conto, leitura em voz alta pelo professor ou leitura em voz alta pelos alunos. É importante escolher um tipo de leitura coletiva, para que discussões sobre os textos sejam propostas, auxiliando os alunos a perceberem as características do gênero e a alcançarem um bom nível de interpretação dos contos.

 

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre o livro Contos de lugares distantes acesse o link: http://bit.ly/1L2NwwI

2. Para saber mais sobre Contos fantásticos acesse o link: http://bit.ly/1T2jQI0

3. Para compartilhar com os alunos a biografia do autor Shaun Tan acesse os links: http://bit.ly/1UQfaCW e http://bit.ly/1SxbOXT
 

4. Para compartilhar com os alunos uma galeria de ilustrações fantásticas acesse o link: http://bit.ly/1PYGYXt
 

Arquivos anexados

  1. Contos fantásticos

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.