Conteúdos

Contos – autores brasileiros, diversas épocas, muitos estilos, variados temas.

Objetivos

Utilizar a linguagem escrita, quando for necessário, como apoio para registro, documentação e análise;
– Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade, selecionando procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a características do gênero e suporte;
– Compreender a leitura em suas diferentes dimensões: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler;
– Redigir diferentes tipos de textos, de forma estruturada, garantindo a relevância entre as partes e dos tópicos em relação ao tema e propósitos do texto;
– Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
 

1ª Etapa: Introdução do tema

Inicie a atividade propondo rodas de leitura e disponibilizando para os alunos os contos sugeridos no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais” deste plano de aula.

Para a realização das rodas, crie subgrupos e distribua os contos acima sugeridos.

Proponha aos alunos que observem alguns elementos fundamentais desse tipo de narrativa, como:

• Extensão – mais longo ou mais breve

• Linguagem – mais direta e objetiva ou mais indireta e subjetiva

• Modo de apresentação das personagens – por meio da descrição ou por meio das ações narradas ao longo do texto

• Tipo de narrador – onisciente ou personagem

Ainda como orientação da leitura, peça-lhes que demarquem o momento de instauração do conflito, isto é, do evento novo que acaba por alterar todo o curso da vida das personagens.

Após a leitura dos contos, solicite aos grupos que apresentem oralmente seus textos, seguindo os passos abaixo:

• Recontar brevemente a narrativa, enfatizando o conflito localizado

• Relatar as observações realizadas sobre extensão, linguagem, personagens e tipo de narrador do conto.

Após a apresentação de todos os grupos, proponha uma discussão a respeito das semelhanças e diferenças observadas entre os contos:

– Quais as características comuns observadas entre as narrativas?

– A linguagem utilizada é semelhante? Em que casos?

– Em todos os contos, o conflito é fundamental para o desenvolvimento da narrativa?

– Quantos conflitos vemos em cada um dos contos?

Registre as ideias da turma no quadro ou utilizando computador e um projetor multimídia, para que todos possam acompanhar e contribuir.

2ª Etapa: Exploração da atividade interativa

Organize a turma em duplas de trabalho para utilização de computadores portáteis ou dos computadores da sala de informática.

Peça para que os alunos acessem a atividade interativa “Contos”, disponível no site NET Educação (material de apoio).

Nessa atividade interativa, os alunos serão convidados a navegar pelo blog de uma personagem e poderão entrar em contato com as características desse gênero literário.

Acompanhe os alunos durante a atividade e peça que socializem os conhecimentos sistematizados a partir da navegação.

Oriente-os para que leiam, utilizando entonação adequada, o conto “Um apólogo” proposto na atividade. Peça que discutam em duplas as características desse conto, quem são os personagens, quem é o narrador e o que torna o conto interessante.

Para que os alunos compreendam melhor a ideia de microcontos, peça que acessem o portal dos microcontos indicados em “Para organizar o seu trabalho e saber mais” e façam a leitura de alguns dos contos acessíveis por esse portal.

 

3ª Etapa: Retomada Conceitual

Peça aos alunos que retomem os contos lidos na 1ª Etapa: Introdução ao tema.

Oriente-os a identificar, nos contos lidos antes, os conceitos vistos na atividade interativa:

• Capacidade de transmitir impacto ao leitor

• Presença de narrador, personagens e enredo

• Narrativa curta

• Linguagem objetiva

• Contém um só conflito e uma só ação

• Categoria a que pertence: de personagem, de ação, de cenário, de ideia, de emoção (outra)

4ª Etapa: Escrevendo um conto

Divida a sala em trios e peça para que cada um escreva um conto. A escolha sobre o tema, categoria e tamanho do conto ficará a critério de cada trio.

Depois sugira que os alunos publiquem suas produções em um blog.

Para a criação e publicação no blog, você pode indicar aos alunos o site blogger http://www.blogger.com.br. Logo na página inicial há um tutorial explicando passo-a-passo seu processo de criação e configuração.

O ideal é que todos os alunos sejam cadastrados em um mesmo Blog e possam publicar suas contribuições, em vez de criar vários blogs para esta atividade. Um aluno ou dupla de alunos poderá responsabilizar-se pela criação e configuração inicial do Blog e os outros deverão participar com a publicação da pesquisa, de modo que seja possível identificar os diferentes autores.

Antes, porém, de fazerem as publicações, TODOS os textos devem passar pela correção do professor.

Importante que este blog seja divulgado na escola e mesmo fora dela, para que outras pessoas possam comentar ou deixar contribuições. Assim, os alunos sentirão maior valorização em seu trabalho e ficarão ainda mais envolvidos.

O blog poderá ser utilizado como mais um meio de avaliar o trabalho desenvolvido pelos alunos, tornando possível a verificação da compreensão dos conceitos abordados, além de motivar o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e de colaboração.

 

5ª Etapa: Fechamento

Após criado o blog e postados os contos, solicite aos alunos, como tarefa de casa, que leiam os contos dos colegas.

Numa próxima aula, retome as duplas de criação dos contos. Redistribua os contos postados no blog, de modo que nenhuma dupla de autores fique com seu próprio conto.

Oriente os alunos a realizarem uma leitura crítica dos contos, tendo em vista os elementos abordados na atividade interativa:

• Capacidade de transmitir impacto ao leitor

• Presença de narrador, personagens e enredo

• Narrativa curta

• Linguagem objetiva

• Contém um só conflito e uma só ação

• Categoria a que pertence: de personagem, de ação, de cenário, de ideia, de emoção (outra)

Peça aos alunos que registrem suas observações e, a partir de tais anotações, escrevam um comentário sobre o conto lido.

Esse comentário deverá ser postado no blog também e poderá ser respondido pela dupla de autores do conto.

 

Materiais Relacionados

Caro professor, antes de iniciar esta atividade, é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.
Leia o conteúdo disponível nos links abaixo:

Contos de Machado de Assis : sugerimos o conto “O caso da vara”.
Contos de Aluisio Azevedo: sugerimos o conto “Fora de horas”.
Contos de Clarisse Lispector: sugerimos o conto “Felicidade Clandestina

Baixe o arquivo de Contos de Lima Barreto. Selecione o conto “O número da sepultura”.

Este portal deverá ajudá-lo no momento de definir um microconto. Leia alguns dos textos nele presentes para ter certo repertório para comentar com os alunos. Portal dos microcontos

Site para criação de Blog, o Link é um tutorial para a criação de blog, que é sugerido como atividade de produção dos alunos.

Arquivos anexados

  1. Contos – autores brasileiros, diversas épocas, muitos estilos, variados temas.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.