Conteúdos

Contos africanos

Cultura africana

Objetivos

Conheça mais sobre a cultura africana.

Perceba a importância da literatura oral para a cultura africana.
Identifique os elementos organizacionais e estruturais dos contos africanos.
Aprenda técnicas para contar histórias oralmente.
 

1ª Etapa: Conhecendo a cultura africana

 • Dê início à aula perguntando aos alunos o que eles conhecem a respeito da África e de sua cultura. Você poderá assistir com eles ao vídeo “Breve história da cultura africana” disponível no item 4 do  “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. Em seguida, converse com eles a respeito do que assistiram e o que ainda não sabiam que era influência da cultura africana na cultura brasileira. 

 

Posteriormente, assista ao segundo vídeo disponível no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais” denominado “Plural – Literatura africana” aqui o enfoque é nos tipos de literatura oriundas desse continente. Após assistirem ao vídeo, pergunte ao grupo se eles conhecem algum tipo de conto de origem africana para compartilharem com os demais colegas. Se a resposta for negativa, solicite que como lição de casa os alunos pesquisem e tragam para a escola um conto africano na data estipulada.

 

2ª Etapa: Repertoriando com diversos contos africanos

 • Inicie essa aula assistindo com os alunos o vídeo do conto africano “O filho do vento” ou lendo um dos contos presentes nos livros indicados no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

 

Em seguida, faça uma roda e solicite que os alunos leiam em voz alta os contos africanos trazidos de casa. Durante as leituras, estimule os alunos a analisarem as características desse tipo de texto, fazendo boas perguntas, como:

 

Onde se passa a história?

 

Quem são os personagens apresentados?

 

Qual a situação conflitante da história?

 

Que elementos podemos buscar no texto para validá-lo como um conto africano?

 

Entre outras.

 

Ao final da exploração dos contos trazidos pelos alunos, converse com eles a respeito de uma característica forte na literatura africana: a oralidade. Você pode compartilhar com os alunos o texto sobre a relevância da oralidade nas sociedades africanas presente no item 6 do “Para organizar o seu trabalho e saber mais”.

 

3ª Etapa: Brincando de contar histórias

 • Para estimular ainda mais o interesse dos alunos pelos contos, prepare uma apresentação de um deles que a turma ainda não conheça e conte oralmente para o grupo, assim como a tradição africana de contar histórias. 

 

Depois, proponha ao grupo que se dividam em duplas ou trios e preparem apresentações dos contos africanos preferidos para outras turmas da escola. Aqui você poderá estimular os alunos a criarem técnicas que chamem atenção dos ouvintes como: trazer objetos para a contação ou utilizar a ajuda do próprio público. Estimule-os a usar a criatividade na preparação da contação de histórias, levando em consideração as características do texto e das idades do público escolhido.

 

Uma opção é montar um teatro de sombras, veja a orientação no item 

 

Para finalizar, combine um dia para as apresentações e convide pais e funcionários para prestigiar as criações da turma. Você poderá também filmar as apresentações e preparar um DVD que ficará disponível na escola ou presentear cada aluno com um.

 

4ª Etapa: Início de conversa

 A história e a memória de diversos povos africanos fazem parte da cultura brasileira, principalmente as relacionadas à literatura oral de lendas, contos e mitos. Assim, trazer contos africanos para a sala de aula é uma forma de resgatar tradições já esquecidas como a contação de histórias, por exemplo. Para a cultura africana, as palavras têm poder e ignorá-las é considerado uma falha grave, pois é por meio das palavras que um mestre contador de histórias valoriza a cultura de seu povo e ensina seus ouvintes sobre os mais diversos assuntos.

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre a herança cultural africana acesse o link 
 
2. Para saber mais sobre a importância dos contos africanos acesse o link 
 
3. Para saber mais sobre a relevância da oralidade nas sociedades africanas acesse o link 
 
4. Para compartilhar com os alunos a história da cultura africana assista aos vídeos disponíveis nos links 
 
5. Para assistir com os alunos o conto africano “O filho do vento” acesse o link 
 
6. Para compartilhar com os alunos livros que apresentem contos africanos acesse os links:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
7. Para montar um teatro de sombras 
 

 

Arquivos anexados

  1. Contos africanos

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.