Publicado em
30 de agosto de 2017
Conteúdos
Objetivos
1ª EtapaRoda de conversa
2ª EtapaVídeo
3ª EtapaExposição
4ª EtapaQuebra Cabeça
5ª EtapaCriando no Tablet
6ª EtapaMãos à obra
Materiais Relacionados
Arquivos Anexados
Conteúdos
Pintura; Museu; Apreciação estética; Expressão.
Objetivos
– Conhecer a vida e obra da pintora Tarsila do Amaral;
– Ampliar a participação nos processos de leituras visuais;
– Identificar diferentes expressões artísticas bidimensionais (pintura);
– Expressar opiniões e sensações a partir de criações pessoais e nos processos de leitura;
– Participar de práticas que ampliem o desenvolvimento do percurso gráfico;
1ª Etapa: Roda de conversa
Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais
Numa roda de conversa apresente uma obra de Tarsila do Amaral. Pergunte o que estão vendo, como são as cores e as formas, o que tem na obra. Na sequência, indague o pensam que está representado, que sentimentos têm ao observar a pintura. Estimule a exporem suas ideias, indague se sabem quem pintou e, na sequência, apresente a pintora com algumas informações. Elas serão completadas na etapa a seguir.
2ª Etapa: Vídeo
Apresente o vídeo Tarsila do Amaral , indicado no item 2 da área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais O vídeo conta, de maneira lúdica e criativa, a história da pintora e suas principais obras. Na sequência abrir espaço para debater sobre o que assistiram.
3ª Etapa: Exposição
Prepare cópias das obras da artista e cole na sala de aula, de modo que fique parecido com o museu, expondo as obras referenciando-as. Convide os alunos a visitar a “Exposição Tarsila do Amaral” no “Museu”. As crianças irão brincar de faz de conta que estão visitando um museu. Você fará a “visita guiada” parando em frente a cada obra para fazer a apreciação.
4ª Etapa: Quebra Cabeça
Depois de brincar e conhecer mais obras, as crianças irão escolher quatro obras que mais gostaram, para desenvolver o quebra cabeça, fazendo uso do aplicativo TinyTap.
5ª Etapa: Criando no Tablet
Em pequenos grupos, disponibilizar o tablet, na ferramenta de desenho para que as crianças criem suas obras. Você pode sugerir temas tratados pela artista ou fazer propostas com trechos das obras para serem completados livremente.
6ª Etapa: Mãos à obra
Depois de conhecer, brincar e explorar as crianças irão produzir suas obras utilizando cartolina, tinta guache e pincel. Essas obras irão complementar a exposição realizada na etapa 3. Esse será a ”Exposição da Turma” no “Museu” e as outras crianças da unidade poderão conhecê-lo.
Materiais Relacionados
1 – Site oficial Tarsila do Amaral, com biografia e obras;
2 – Site das obras, que podem ser vistas na seção "arte e cultura";
3 – Vídeo TV Cultura Digital;
4 – Tutorial TINY TAP.
Arquivos anexados
Please login to comment
0 Comentários