Conteúdos

Este plano de aula de história apresenta o conceito de representatividade, relacionando o racismo ao apagamento histórico de personagens negros e indígenas, abordando o papel da representatividade na construção das identidades pessoais e sociais.

● Racismo;
● Identidade social;
● Representatividade;
● História do Brasil; e
● História afro-indígena.

Objetivos

● Identificar o conceito de representatividade;
● Refletir sobre o conceito de representatividade;
● Relacionar o racismo com o apagamento histórico de personagens negros e indígenas;
● Identificar personagens importantes negros e indígenas na História do Brasil e do mundo; e
● Analisar o papel da representatividade na construção das identidades pessoais e sociais.

Ensine também:

Anos/Séries:
8º e 9º anos do Ensino Fundamental / 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio.

Palavras-chave:

Racismo. Representatividade. Identidade. Reconhecimento. Apagamento. Negros. Indígenas. Brasil. História. Mídia.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 minutos/aula).

1ª Etapa: Contextualização

Observe as imagens a seguir:

Sônia Guajajara – Líder indígena brasileira, candidata à vice-presidência pelo PSOL em 2018.
(crédito: reprodução/ Wikipedia)
Acesso em: 16 de maio de 2022.
Daniel Munduruku – escritor, professor e ganhador do prêmio Jabuti de livro juvenil.
(crédito: reprodução/ Wikipedia).
Acesso em: 16 de maio de 2022.
Chimamanda Ngozi Adichie – escritora nigeriana.
(crédito: reprodução/ UFRGS).
Acesso em 16 de maio de 2022.

Professor/a, esta etapa tem como objetivo introduzir o tema para os alunos. Questione se os alunos reconhecem alguma das pessoas das fotos e, em caso positivo, pergunte quem são e o que sabem sobre elas.
Peça que os alunos façam uma rápida pesquisa sobre as pessoas que aparecem nas imagens, escrevendo minibiografias sobre eles em seus cadernos.

Aproveite esta etapa para discutir com os estudantes sobre a importância de figuras como as selecionadas acima, explorando os conhecimentos a respeito das ideias de diversidade e representatividade.

2ª Etapa: Problematização e aprofundamento

Professor/a, esta etapa tem como objetivo aprofundar a discussão do tema proposto para a aula. Para isso, divida a sala em grupos de até 4 alunos e apresente a eles as fontes a seguir. Oriente-os a fazer a leitura e a análise dessas fontes com atenção, debatendo entre eles as ideias trazidas e sua compreensão acerca delas.

Fonte 1: O que é representatividade?

“A representatividade tem como fator a construção de subjetividade e identidade dos grupos e indivíduos que integram esse grupo. O que isso significa? Significa que a representatividade não é apenas a organização de grupos buscando que seus interesses sejam representados e garantidos, mas é sobretudo parte da formação do que é o indivíduo que compõe esse grupo.

Isso mostra que, por exemplo, quando uma mulher alcança o cargo mais alto do governo de um país – a Presidência da República – se permite criar a subjetividade na identidade feminina de que outras mulheres também podem chegar lá. Da mesma forma, quando os programas televisivos alocam as atrizes negras como personagens com funções que servem às pessoas brancas, como empregadas domésticas, também se cria – a partir de como são representadas – a subjetividade na população negra de que seu lugar é aquele com pouco prestígio social e a serviço de outro(s).”

ANDRADE, Rani. Representatividade: o que isso significa? Portal Polize, maio de 2020
Acesso em: 15 de junho de 2022.

Fonte 2: Congresso Nacional brasileiro.

Congresso nacional brasileiro. (crédito: reprodução/ Politize)
Acesso em: 15 de junho de 2022.

Professor/a, para ajudar os estudantes na análise das fontes, proponha os seguintes direcionamentos para a leitura:

● Segundo o texto, o que significa representatividade?
● Qual a importância da representatividade na construção da subjetividade dos indivíduos?
● Qual é a relação entre representatividade e identidade?
● O que te chama mais a atenção na foto do Congresso Nacional?
● Analisando a foto, qual o perfil majoritário que compõe o congresso nacional?
● E qual o perfil minoritário?

Aqui, você deve incentivar que os grupos façam a reflexão sobre o conteúdo, discutindo entre eles sobre o tema, colocando ideias e opiniões. Nesse momento, você deve agir como um mediador, colocando perguntas que possam ajudar os estudantes nas análises, mas lembrando sempre que as reflexões devem partir deles.

3ª Etapa: Sistematização

Professor/a, esta etapa tem como objetivo sistematizar os conhecimentos dos estudantes a respeito do tema trabalhado durante as aulas.

Para isso, oriente que os grupos já formados façam uma pesquisa sobre personagens históricos negros e/ou indígenas brasileiros. Cada grupo deve pesquisar 4 nomes – um para cada membro da equipe – e fazer uma apresentação falando sobre esses personagens. Os grupos devem apresentar uma minibiografia de cada um dos personagens escolhidos e debater como eles foram representados pela mídia ou narrados pela História ao longo do tempo. Aqui, oriente os alunos no sentido de que, muitas vezes, eles irão encontrar respostas nas “não respostas”. Ou seja, muitos personagens terão pouco destaque midiático ou poucas narrativas históricas disponíveis. O objetivo é que os grupos não só apresentem essas personalidades, mas também que discutam como o racismo apaga personagens importantes e seus feitos da História, bem como de que forma a representatividade pode ser uma das ferramentas de transformação desse processo.

Após finalizado, os grupos devem apresentar o trabalho realizado. Isso pode ser feito em uma outra aula, adicional à sequência didática.

Plano de aula elaborado pela Professora Júlia Bittencourt.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Materiais Relacionados

Daniel Munduruku apresenta a cultura indígena
Acesso em: 27 de junho de 2022.

Quem é Sônia Guajajara, a maranhense que entrou na lista das 100 pessoas mais influentes da revista Time
Acesso em: 27 de junho de 2022.

Chimamanda Ngozi Adichie fala sobre racismo no Brasil: ‘Em uma democracia, a ideia é que todos devem ser representados’.
Acesso em: 27 de junho de 2022.

Representatividade em sala de aula
Acesso em: 27 de junho de 2022.

Representatividade na educação: como tratar o tema na escola?
Acesso em: 27 de junho de 2022.

● XAVIER FILHO, José Luiz. EDUCAÇÃO BÁSICA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DENTRO DA SALA DE AULA: REPRESENTATIVIDADE, CULTURA E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS. In: Anais do Congresso Africanidades e Brasilidades. 2021.

● SOUSA, Bárbara Léia Lopes de. A importância da representatividade para os grupos minoritários: uma revolução na construção de identidades. 2020.

● CAETANO, Janaína Oliveira; GOMES, Suzete Araujo Oliveira; CASTRO, Helena Carla. Da marginalização à centralidade: a importância da representatividade negra na literatura infantojuvenil. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-22, 2022.

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