Conteúdos
Estrutura do Planeta Terra
Dinâmica interna da Terra
Movimento Convectivo
Movimento das placas tectônicas
Objetivos
– Conhecer a estrutura interna do Planeta Terra.
– Compreender as dinâmicas internas da Terra.
– Desenvolver a capacidade de identificar os agentes internos formadores do relevo terrestre.
– Reconhecer a importância do dinamismo da Terra para a constituição da crosta terrestre.
– Identificas movimentos internos do planeta e suas consequências na superfície terrestre.
– Desenvolver raciocínio espacial e imagético.
1ª Etapa: Despertando o interesse
Como disparador, o professor pode iniciar o tema solicitando aos estudantes uma breve pesquisa sobre os principais fenômenos naturais existentes na Islândia. Retome brevemente os conteúdos e informações por eles encontrados, anotando-os na lousa. A seguir, exiba a reportagem “Islândia poderá se rachar ao meio, dizem os geólogos, link 3 da aba “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Esta reportagem encontra-se disponível em “Vídeos” e chama-se “Fantástico:
Levante hipóteses junto aos estudantes sobre possíveis origens da Falha da Islândia e de outros temas geográficos abordados pela reportagem.
2ª Etapa: Introduzindo o tema
Resgatando conhecimentos prévios dos estudantes, questione sobre como surgiu e se estruturou o Planeta Terra. Medeie o debate lembrando-se de que este é um momento em que podem surgir algumas crenças pessoais.
Destaque a importância de se respeitar os mais variados credos, ressaltando que os fenômenos da natureza podem ser explicados das mais diversas maneiras. Contudo, seguindo o Sistema de Ensino Brasileiro, será analisada a vertente científica.
3ª Etapa: apresentando teorias
Depois de especuladas hipóteses, credos e teorias, apresente o documentário “A Criação do Planeta Terra”, link 7, onde se representa o processo de formação do Planeta Terra.
Peça que os alunos façam anotações sobre as principais características deste processo. Junto aos alunos, reflita então sobre o processo apresentado pelo documentário.
Conhecida a teoria do processo de formação do Planeta Terra, apresente a animação referente à dinâmica interna do planeta Terra “Plate tectonics”, link 8. Como a animação é narrada em inglês, explique aos estudantes o como se dá a dinâmica interna da Terra ilustrada pela animação.
4ª Etapa: Estruturando conceitos
Neste momento, exiba algumas imagens a fim de ilustrar e estruturar conceitos. Estas imagens foram extraídas dos documentos “Estrutura geológica da terra” e “Sugestões de Avaliação”.
Apoiando-se na análise das referidas imagens, solicite aos estudantes que façam um registro gráfico em seus cadernos, desenhando a estrutura interna da Terra e suas camadas.
Mais uma vez é conveniente ressaltar de estas são algumas etapas nas quais estão pautadas as teorias científicas atuais sobre o planeta Terra e sua dinâmica interna.
5ª Etapa: A superfície terrestre e suas transformações
Após discorrer sobre a estrutura e dinâmica internas da Terra, evidencie suas consequências na superfície terrestre, utilizando as imagens a seguir, extraídas dos documentos “Estrutura geológica da terra”, “Geologia: os abalos sísmicos – terremotos, tsunamis e sua medição (Escala Richter)” e “Macaco Geográfico – Movimento Divergente”. Indique cada processo resultante, ressaltando que estes fenômenos estão acontecendo nas bordas das placas tectônicas.
Divida então os estudantes em pequenos grupos e oriente-os a produzir alguma forma de relevo gerada pelo movimento das placas tectônicas. Para tal atividade, o professor pode sugerir que os próprios estudantes escolham o material a utilizar: materiais de reciclagem, massinha de modelar, massa de vidraceiro.
Para a execução desta atividade, os estudantes deverão se pautar nos relevos apresentados pelas imagens a seguir.
Ao término da atividade, o professor pode organizar uma pequena exposição com as esculturas de relevos criadas pelos estudantes.
Na imagem está evidente a formação de uma Dorsal Meso-oceânica.
Nesta imagem, observa-se relevo gerado por dobramento de uma das placas tectônicas.
A imagem a seguir apresenta diversas formas de relevo.
6ª Etapa: O retorno ao início
Após trabalhadas as formas de relevo, é importante que o professor relacione as teorias da dinâmica interna da Terra, com o mapa das placas tectônicas, presente abaixo. Esta apresentação inicial ao tema “Placas Tectônicas”, ajuda o estudante a localizar na crosta terrestre resultados da dinâmica interna da Terra.
Agora, apresente também o mapa de incidência de abalos sísmicos e vulcanismo, imagem a seguir, extraída de “Geologia: os abalos sísmicos – terremotos, tsunamis e sua medição (Escala Richter)”. Neste momento é de extrema importância que se relacione os conceitos aprendidos, seus fenômenos e o mapa a seguir, com a reportagem inicial desta sequência didática, justificando e explicando o que por ela foi apresentado, como, por exemplo presença vulcânica, encontro de placas tectônicas etc.
7ª Etapa: Sedimentando conhecimentos
Para finalizar o processo de aprendizagem, exiba o trecho do filme de animação “’A era do gelo’. Recorte sobre a formação dos continentes”.
Se possível, divida os estudantes em grupos e solicite que encontrem os erros conceituais apresentados pela animação. Eles devem apresentar hipóteses e possíveis correções aos erros descobertos. Conclua, destacando os conceitos corretos e os incorretos abordados pela animação, corrigindo-os quando necessário.
Exalte a presença da geografia em situações corriqueiras, como ao ver uma reportagem ou assistir uma animação, instigando-os a procurar em seus cotidianos, explicações geográficas para a compreensão do mundo.
Materiais Relacionados
1 – Breve explanação sobre as camadas da Terra. Reportagem didática veiculada pela revista Mundo Educação.
11 –
Vídeo A força do magma, vídeo que demonstra como o magma se age na superfície terrestre e dá base para a formação e ciclo das rochas, assunto posterior (“Ciclo das Rochas”).
13 – Consulte também os livros
– PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 31-33
– ROSS, Jurandyr Luciano Sanches (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996, p. 20-25.
– TEIXEIRA, Wilson et al (Org.). Decifrando a terra. São Paulo: Oficina Textos, 2000. 2a reimpressão, 2003, p. 85-112.
Arquivos anexados
- Plano de aula – Conhecendo a Dinâmica Interna do Planeta Terra