Conteúdos
Contação de história; Brincadeiras; Música; Diversidade cultural; Localização geográfica do continente africano; Coordenação motora.
Objetivos
• Reconhecer e valorizar a identidade, a história e a cultura dos afro-brasileiros, bem como garantir o reconhecimento e a igualdade de valorização das raízes africanas na nação brasileira;
• Conhecer algumas brincadeiras e danças africanas;
• Localizar o continente africano utilizando a ferramentas tecnológicas;
• Estimular a criatividade artística dos alunos através da criação de histórias relacionadas ao tema, com a ferramenta Sorybird, e confecção de máscaras inspiradas no artesanato da cultura africana.
1ª Etapa: Conhecendo a África: leitura
Antes de iniciar as atividades, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. A íntegra do plano, para download, está em “Material de Apoio”. Leia o livro A África e separe imagens de locais citados no livro:
Prepare a classe para a leitura da história “A África de Dona Biá”. O livro aborda a África. “O que sabemos sobre África? Quantas coisas cabem naquele continente mágico, misterioso e desafiador? Acompanhe Ana em uma viagem colorida pelas histórias encantadoras de D. Biá. Por meio dessas histórias, uma África pouco conhecida será revelada. Terra de inúmeros heróis, de reinos e invenções incríveis. Para Ana, nunca mais o continente africano e seus povos foram os mesmos, e ela ainda descobriu o quanto de nós nasceu para aqueles lados do oceano.”
Durante a leitura, faça pausas para exibir imagens dos locais citados na história, para isso utilize a lousa interativa para exibir imagens disponíveis no Google Imagens e nos recursos Google Maps e Street View (consulte os programas no item 2 da aba Para organizar seu trabalho ).
2ª Etapa: Conhecendo a África: exibição de vídeo
Apresente aos alunos o vídeo “Breve História da Cultura Africana” (link 3, Para organizar seu trabalho)
Na sequência, converse com o grupo sobre o vídeo e questione sobre a cultura africana. Compare com elementos da cultura brasileira:
• A partir deste vídeo e da contação da história, mudou alguma coisa nas ideias que você tem sobre a África? O que?
• O que mais lhe chamou atenção?
• É um continente totalmente pobre?
• Há algumas influências? E contribuições?
• Por que imagina que os negros são discriminados no Brasil? É correto discriminar pessoas em função da cor de sua pele?
3ª Etapa: Música e Movimento
Apresente aos alunos a música África de Arnaldo Antunes / Paulo Tatit / Sandra Peres, disponível no link 4, da área Para Organizar o seu trabalho…
Quem não sabe onde é o Sudão
saberá
A Nigéria o Gabão
Ruanda
Quem não sabe onde fica o Senegal,
A Tanzânia e a Namíbia,
Guiné Bissau?
Todo o povo do Japão
Saberá
De onde veio o
Leão de Judá
Alemnha e Canadá
Saberão
Toda a gente da Bahia
sabe já
De onde vem a melodia
Do ijexá
o sol nasce todo dia
Vem de lá
Você pode distribuir a letra para que cantem juntos. Na sequência apresente o vídeo da dança Roda Africana, link 5, e proponha que façam a roda.
4ª Etapa: Mãos a obra!
Proponha a criação de máscaras africanas. Para isso selecione previamente imagens de máscaras e artesanato africano para que os alunos possam apreciar.
Para finalizar, proponha a elaboração de um livro com histórias ou outros elementos relacionados aos temas estudados. Utilize o programa Storybird para a criação dos livros.
Materiais Relacionados
1. Providencie o livro A África de Dona Biá, de Fabio Gonçalves Ferreira;
2. Utilize os programas Google Imagens e nos recursos Google Maps e Street View para selecionar imagens da África, disponíveis em:
http://bit.ly/29ppofp
http://bit.ly/29lXoZJ
3. Vídeo “Breve história africana”, disponível.
4. A música África, de Paulo Tatit, Sandra Peres e Arnaldo Antunes.
5. A dança Roda Africana está disponível.
6. Utilize o programa Storybird para confeccionar um livro digital.