Conteúdos

Língua para criança  

Objetivos

Conhecer as características de Graciliano Ramos;

Reconhecer característica da narrativa A terra dos meninos pelados;

Discutir estratégias para lidar com problemas da relação com o outro.
 

1ª Etapa: Aproximação com o autor

Inicie a aula propondo aos alunos que registrem uma lembrança da escola, que consideram ruim: frases ou situações vividas em que sofreram por ouvir o que não gostaram, ofensas ou “brincadeiras” de que eles não gostaram.

Depois de terem registrado anonimamente, recolha para ser entregue ao final dessa sequência. Converse com os alunos sobre a história que eles conhecerão nesse momento, explique que a personagem sofre muito com o comentário dos colegas e isso faz com que ele crie um lugar imaginário para que possa se refugiar quando os meninos o incomodarem.

Comente com os alunos que a obra A terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos, foi escrita para participar de um concurso promovido pelo Ministério da Educação, que distribuía prêmios em dinheiro para os vencedores, este livro ficou em terceiro lugar. Em 2003, esta obra foi adaptada para TV pela Rede Globo.

Apresente aos alunos trechos do programa “Olhares” para que conheçam a trajetória de Graciliano (link na seção “Saiba mais’) e também trechos da adaptação para a televisão.

 

 

2ª Etapa: Aproximando-se do gênero conto

Retome com os alunos, os dez fatores estruturantes da narrativa, segundo Nelly Novaes Coelho:

1. Narrador (a voz que enuncia a efabulação);

2. O foco narrativo (o ângulo ou a perspectiva de visão, escolhida pelo narrado para ver os fatos e relatá-los)

3. A história (a intriga, argumento, enredo, situação problemática etc)

4. A efabulação (a trama da ação ou dos acontecimentos, sequência de peripécias)

5. O gênero narrativo (dependente da natureza do conhecimento de mundo e implícito na narrativa, podendo assumir três formas distintas: conto, novela e romance)

6. Personagens (aqueles que vivem a ação)

7. Espaço (ambiente, cenário, paisagem, local)

8. Tempo (período de duração da situação narrada)

9. Linguagem ou discurso narrativo (elemento concretizador da invenção literária)

10. Leitor ou ouvinte (o provável destinatário)

 

Agora converse com os alunos sobre a obra A Terra dos Meninos Pelados, que narra a história de Raimundo, um menino diferente dos demais: sem cabelo e com olhos de cor diferente – um azul e outro preto. Pergunte aos alunos o que conflito essas diferenças podem gerar? Espera-se que apontem a rejeição dos demais causada pela diferença física de Raimundo.

 

Faça uma leitura dirigida do primeiro capítulo do livro, disponível no Material de Apoio, TEXTO 1

 

Retome com os alunos os fatores estruturantes da narrativa e peça para que discutam 

1) Quem é o narrador dessa história? 

2) Como o narrador apresenta Raimundo?

3) Mesmo não se zangando, como sabemos que Raimundo não gostava de que ‘mangassem’ dele?

4) Como Raimundo solucionava sua tristeza?

Verifique se os alunos reconhecem que Raimundo busca criar um novo lugar, uma nova terra em que todos fossem iguais a ele e não houvesse tristeza por ser diferente.

 

3ª Etapa: Estudando o gênero

Inicie a aula com a leitura compartilhada de um trecho do capítulo dois (Material de Apoio TEXTO 2)

Na sequência, peça aos alunos que comentem sobre:

 

1) O  que acontecia quando Raimundo fechava os dois olhos?

2) A terra Tatipirun fazia parte do real ou do imaginário de Raimundo? Como conseguimos perceber isso?

3) Por que Raimundo surpreendeu-se ao notar que Tatipirun ficam tão perto?

 

Verifique se os alunos reconhecem a entrada de Raimundo em uma terra imaginária, localizada dentro de sua imaginação, bem mais perto do que ele esperava. Converse com os alunos sobre a saída encontrada por Raimundo para fugir da zombaria dos meninos.

 

Finalize a leitura deste capítulo com os alunos e converse sobre a disponibilidade em ajudar presente em todos os seres de Tatipirun, reforce que não há nada aversivo, até o caminho deixa de ser tortuoso para facilitar a chegada do novo visitante.

 

Comente com os alunos que Raimundo para viver as aventuras em Tatipirun tira sua roupa e veste uma túnica feita com a teia de aranha, depois disso os meninos tentam mudar o nome dele, mas ele prefere continuar sendo chamado de Raimundo, pergunte a eles:

4) Por que ele prefere continuar com o mesmo nome?

5) Apesar dele estar na terra imaginária, Raimundo sempre retoma a realidade, mostrando uma preocupação em voltar para ela. Por que isso parece acontecer?

 

Faça a leitura de um trecho do capítulo Vinte e Dois, (Material de Apoio, TEXTO 3):

 

Peça aos alunos que comentem:

1. Qual foi a atitude de Raimundo ao pedido feito para que ficasse? 

2. O pode representar a recorrente frase “preciso estudar a minha lição de geografia”?

3. Por que Raimundo diz que ele há de lembrar da princesa Caralâmpia?

4. Por que Raimundo, apesar de sentir-se igual a todos de Tatipirun, resolve voltar para o real?

 

 

4ª Etapa: Fechamento

Converse com alunos sobre as agressões sofridas por Raimundo em seu mundo real e discuta por que houve a necessidade de e refugiar numa terra imaginária. Debata com eles a respeito de como se sentem os que são diferentes dos demais, como são tratados, o que fazem para se defender de todas essas agressões.

Para encerrar, retome as atitudes que foram escritas e entregues no início dessa sequência, distribua aleatoriamente, garantindo que cada um fique com um registro que não seja de sua autoria e sugira que os alunos leiam os registros (você pode informar previamente sobre esta atividade e indagar se alguém não gostariam de ver o seu texto lido).

Ao terminarem de ouvir todos os registros, converse com os alunos formas de melhorar a relação entre eles, tendo como base a história de Raimundo, quais seriam as estratégias para resolver essas situações?

Você pode propor que realizem uma produção (texto, encenação) em que apresentem as estratégias propostas. 

 

Materiais Relacionados

 Para conhecer mais sobre o autor Graciliano Ramos, assista ao programa “Olhares” – “O mestre Graça” , disponível em http://www.youtube.com/watch?v=vP4pbf0PAEQ

Para conhecer vida e obra de Graciliano Ramos, acesse o site do autor http://graciliano.com.br/site/vida/biografia/
Para o estudo sobre a obra de Graciliano Ramos, leia a dissertação de mestrado A construção da personagem pelo duplo viés biográfico e autobiográfico no dueto conto e romance de Graciliano Ramos: Infância e A terra dos meninos pelados; de Ana Paula da Silva. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp087137.pdf
 
OBRAS:
CANDIDO, Antônio. Ficção e Confissão. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
COELHO, Nelly Novaes Coelho. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
RAMOS, Graciliano. A terra dos meninos pelados [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: Record, 20013.
ZILBERMAN, R.; LAJOLO, M. História & Histórias da literatura infantil brasileira. São Paulo: Ática, 2000.
 

 

Arquivos anexados

  1. Conheça as características de Graciliano Ramos

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.