Conteúdos

Imigrações 

Objetivos

Discutir a imigração internacional decorrente de necessidade de trabalho, com foco no fluxo demográfico com destino para os EUA.

Compreender o conflito geopolítico das imigrações provenientes do México, em direção aos EUA.

Refletir acerca das políticas de restrição às migrações de trabalho nos EUA.

Para dar início às Etapas, acesse a aba Para organizar seu trabalho e saber mais.

1ª Etapa: Introdução ao tema e problematização
Inicie perguntando aos alunos se eles têm vontade de ir para os EUA e se acham que pode ser interessante trabalhar lá. Questionem também se eles conhecem casos de pessoas que foram para os EUA ou se lembram de algum personagem de novela que tenha tentado ir para os EUA para trabalhar. Leia então o trecho abaixo, da estreia da novela América, da Rede Globo, ou distribua cópias para seus alunos.

Em América, Miami é aqui e todas as noites o espectador poderá espiar a alegria dos freqüentadores da famosa Rua Ocean Drive pela tela de sua televisão. Na novela, que estréia hoje, na Globo, substituindo Senhora do Destino, brasileiros e mexicanos têm um ponto inusitado em comum: todos falam português. O único sotaque que o telespectador vai notar é o do peão Nick, interpretado pelo americano Lucas Babin, que nasceu no Texas e chega à TV para quebrar a seqüência de atores portugueses em novelas tupiniquins. 

Desta vez, a malvada também é loira – assim como Naza e Laura (Cláudia Abreu) de Celebridade. O papel de May – uma vilã com cara e cabelos de anjo – será interpretado por Camila Morgado, outra atriz de peso. “Espero ser uma má bem louca, bem Bette Davis". 

A mocinha Sol, interpretada por Deborah Secco, é uma garota sonhadora que tem certeza de que sua vida só vai deslanchar quando pisar em solo americano. Ela vai chorar, e muito, na novela. Isso porque Sol tentará entrar nos Estados Unidos muitas vezes e será deportada outras tantas.

O Estado de São Paulo

 

Problematize a questão lendo com os alunos o caso dos brasileiros que tentaram imigrar ilegalmente pelo México, conforme link acima. Discuta com os alunos quais eles supõem ser as razões para esta migração.

Peça aos alunos para fazerem um quadro, em seus cadernos, com as principais causas de imigração para os EUA que foram coletadas. O quadro servirá, posteriormente (ver 3ª etapa), de comparativo com informações trazidas pelo professor.

 

2ª Etapa: A migração para os EUA
Trabalhe então o conceito de imigração de trabalho, contextualizando os EUA como um dos grandes receptores de imigrantes por conta de seu contínuo desenvolvimento econômico durante todo o século XX, além do processo de colonização e conquista de seu território, durante os séculos XVIII e XIX.

Busque então um mapa dos EUA (há um link acima) e encontre duas localidades: Manhattan e a longa divisa com o México.

Mostre então Manhattan e informe acerca da existência da Ellis Island, uma ilha bem próxima de Nova York, onde atracavam os navios com imigrantes.

Sugere-se aqui um trabalho em pequenos grupos, se possível com o auxílio do(a) professor(a) de inglês. Peça aos alunos para que coletem no site do museu da Ellis Island quais foram os grandes fluxos de imigrantes para os EUA, qual a história da Ellis Island e para que selecionem algumas imagens que sejam significativas, justificando a escolha. Ao final, os alunos poderão comentar as fotos com todo o grupo.

 

3ª Etapa: Análise de reportagens
Trabalhada a questão da imigração na história, retome o tema da viagem de brasileiros pelo México. Peça que os alunos se preparem para um conjunto de vídeos que deverão ser compreendidos, anotando-se as principais informações relativas às causas de imigração pelo México. Passe então, na sequência, os vídeos indicados do Jornal da Globo. Você também poderá escolher um único vídeo que, a seu ver, seja o mais significativo.

A etapa poderá terminar com duas atividades complementares:

1. Compare com os alunos as informações dos vídeos com a lista de razões anteriormente levantadas (1ª etapa).

2. Peça aos alunos para que busquem no sites indicados, imagens da fronteira entre USA e México. Faça então um concurso de pôsteres (cartazes), em que os alunos deverão mostrar de forma gráfica algumas questões que envolvem a imigração para os EUA. Poderão juntar aos cartazes as imagens coletadas na 2ª etapa.

 

4ª Etapa: Um caso específico: O menino Elián
Para finalizar, sugere-se a análise do caso do menino Elián, deportado dos Estados Unidos em direção a CUBA. Para iniciar, identifique com os alunos, no mapa dos EUA, a Flórida (se possível Miami) e a proximidade com CUBA e informe que a relação entre os países é muito conflituosa.

Informe então que a sala se envolverá em um projeto conjunto, em que cada grupo será responsável por reconstruir uma parte de um caso relativamente recente que ganhou a mídia internacional. Cada grupo deverá ser responsável por uma parte do trabalho, tendo conhecimento acerca das partes dos demais grupos. Divida a sala em 6 diferentes grupos, atribuindo o seguinte tema a cada um deles:

CUBA e o socialismo

O Embargo econômico em CUBA

A prisão de Guantánamo

O caso Elián (até antes do julgamento)

O julgamento do caso e seus reflexos internacionais

Elián hoje.

Defina com a sala a forma de apresentação do trabalho.

Para finalizar, sugere-se que os alunos dissertem sobre o seguinte tema pergunta: O caso Elián é reflexo de uma má política dos EUA para com imigrantes? Como avaliação, sugerem-se os seguintes critérios (i) utilização da norma culta, (ii) conhecimentos acerca do histórico da imigração nos EUA, (iii) estrutura argumentativa para defender um ponto de vista e (iv) profundidade da reflexão realizada.

 

 

Materiais Relacionados

Busque um mapa dos EUA para mostrar aos alunos. Confira aqui um bom exemplo;

Analise os gráficos de imigração do site do museu da Ellis Island, a ilha que durante anos foi a porta de entrada de imigrantes, em Nova York. O site está em língua inglesa;

Confira aqui um vídeo produzido pelo Jornal da Globo que aborda a fronteira México x EUA;

Conheça previamente os sites de imagens da fronteira dos EUA no Estadão  e na BBC;

Leia aqui a notícia sobre a morte de brasileiros que buscavam imigrar para os EUA;
 
Conheça o caso do menino Élian Gonzales. Para isso, explore aqui site da Folha de São Paulo.

Indicações de Leitura e Vídeos:

Para um aprofundamento interessante acerca das rotas de migração de trabalho, ler aqui o artigo;
Para a fonte da notícia recortada na 1ª Etapa, consulte aqui.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.