Conteúdos

Concordância Verbal

Objetivos

Fazer uso adequado da norma culta da língua portuguesa;
Aplicar conceitos apreendidos em aula;
Compreender o procedimento de concordância verbal;
Relacionar conceitos trabalhados anteriormente com novos conceitos abordados em aula;
Utilizar regras básicas de concordância verbal;
Analisar manchetes de jornais.

Antes de dar início às Etapas acesse a aba Para Saber Mais.

Acesse o Plano completo e o Objeto de Aprendizagem na aba Material de Apoio.

1ª Etapa: Exploração do objeto: Exercícios das regras

Organize os alunos em duplas, para que todos explorem o objeto de maneira colaborativa, procurando solucionar entre si as eventuais dúvidas de uso da ferramenta bem como aquelas relacionadas ao conteúdo gramatical.

 Neste momento, os alunos entrarão em contato com algumas regras da concordância verbal que foram exercitadas na 1ª atividade e outras que não foram antes abordadas. A ideia é que o aluno possa aprender com o objeto, na medida em que se depara com situações de uso da língua para as quais, antes, não havia dado a devida atenção.  

Convide os alunos a explorar a atividade interativa “Concordância Verbal”, disponível no Net Educação, orientando-os a responder todas as atividades, fazendo uso dos botões de ajuda apenas após terem realizado com o colega uma ampla reflexão sobre os problemas apresentados.

Durante o uso do objeto aproveite para tecer comentários que vinculem a atividade com as manchetes e o exercício das regras de concordância nominal do objeto. 

Deixe que eles retornem a atividade interativa quantas vezes quiserem, conforme forem esclarecendo as dúvidas e se apropriando das informações.

2ª Etapa: Manchetes e seus sujeitos

Ao final, proponha aos alunos retomarem a análise que fizeram das manchetes, na 1ª etapa da atividade, procurando ampará-las pelas regras estudadas no objeto.

Em seguida, oriente-os a apresentar suas análises, demonstrando a relação entre sujeito e concordância verbal e vinculando seus estudos de caso ao trabalho com as regras.



Para que as apresentações sejam bem sucedidas, sugira aos alunos o seguinte percurso:

1. Retomar as análises das manchetes e, em grupo, discutir qual regra pode ser aplicada a cada caso.

2. Definir um porta-voz para apresentar as análises e as regras à classe.

3. Apresentar a manchete na lousa (comum ou eletrônica), indicando, primeiramente o tipo de sujeito e a pessoa do verbo a que se refere. Depois, demonstrar o verbo conjugado naquela pessoa e número já observados no sujeito. Por fim, apresentar a regra a que obedece a concordância apresentada.



Oriente o restante da classe a registrar as análises em seus cadernos para que possam realizar estudos autônomos posteriormente.

 

3ª Etapa: Introdução

Ao realizar seu estudo sobre concordância verbal, você verá que ela abrange número e pessoa. Portanto, seria interessante esquematizar tal aspecto em sua aula. Uma boa maneira de fazer isso é apresentar uma frase simples, reescrevendo-a para cada uma das pessoas do verbo – conforme sugere a tabela abaixo -, e demonstrando as alterações pertinentes à concordância verbal:

 

SUJEITO (PESSOA VERBAL)                    PREDICADO

EU GOSTO                                                   de amendoim.

TU GOSTAS                                                 de amendoim.

PAPAI (ELE) GOSTA                                   de amendoim.

MAMÃE E EU (NÓS) GOSTAMOS             de amendoim.

VÓS GOSTAIS                                              de amendoim.

PAPAI E MAMÃE (ELES) GOSTAM            de amendoim.

4ª Etapa: As Manchetes e os Sentidos

Para iniciar a atividade, apresente o quadro (localizado em “Para organizar o seu trabalho e saber mais” que está na introdução deste plano) que evidencia a concordância do verbo com o sujeito da oração. Observe com os alunos que a concordância não se dá apenas em número (singular/plural), mas em pessoa do verbo (1ª, 2ª e 3ª).

Em seguida, divida a classe em pequenos grupos, de até três alunos. Apresente aos grupos manchetes diversas, procurando não repetir uma mesma manchete para grupos diferentes e apresentando-lhes várias situações de concordância verbal (com sujeito simples, com sujeito composto, com as diversas pessoas do verbo). Solicite que cada grupo analise as manchetes a partir dos seguintes passos:



1. Identificar o sujeito da oração

2. Identificar o tipo de sujeito (simples – com apenas um núcleo – ou composto – com mais de um núcleo)

3. Identificar a qual pessoa do verbo se refere o sujeito (1ª, 2ª ou 3ª) e se está no singular ou no plural.

4. Procurar na oração o verbo ao qual se refere o sujeito da oração.

5. Verificar se o verbo está conjugado na pessoa e no número corretos, observando, para isso, a desinência número-pessoal

Materiais Relacionados

aro professor, antes de iniciar a atividade, é importante retomar os conceitos que serão nela trabalhados com seus alunos. Assim, sugerimos que faça uma revisão do conteúdo Concordância Verbal. Para tanto, é fundamental consultar vários materiais, sobretudo os livros de Gramática, que são, nesse caso, uma fonte segura de informações a respeito da norma culta da língua e de seus usos mais consolidados.

Sugerimos as seguintes gramáticas: 
      
• Gramática Normativa da Língua Portuguesa – Rocha Lima
• Gramática Escolar da Língua Portuguesa – Evanildo Bechara
• Nova Gramática do Português Contemporâneo – Celso Cunha
• Gramática da Língua Portuguesa – Ingedore Koch
• Português básico – Adriano da Gama Kury

Selecione manchetes de jornais:
http://www.correioweb.com.br/ 
http://www.estadao.com.br/
http://oglobo.globo.com/
http://www.r7.com/
http://www.folha.uol.com.br/

Para que sua aula obtenha o sucesso desejado, prepare materiais que servirão de objeto de estudo do conteúdo de Concordância Verbal. Por exemplo: um conjunto de manchetes que servirão ao trabalho em sala com as seguintes características: – textos curtos (pelo menos 3 exemplos para cada grupo); textos completos, porém curtos, sendo as manchetes de jornais um gênero indicado. A pouca extensão dos textos das manchetes possibilitará uma concentração maior nos aspectos gramaticais, sem que se corra o risco de a sentença ficar sem sentido, devido ao deslocamento de seu contexto original.

Você poderá extrair do jornal algumas manchetes e apresentá-las aos alunos por escrito, pedindo a eles que encontrem o sujeito de cada oração e que observem a relação entre ele e a concordância verbal. A apresentação das frases pode ser na lousa comum ou na lousa eletrônica, e também em folhas impressas.

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