Conteúdos
democracia
Objetivos
Refletir sobre acontecimentos que ocorrem no contexto histórico social dos estudantes;
Identificar causas e organizações sociais;
Conhecer direitos fundamentais da Constituição Federal
Conhecer direitos fundamentais da Constituição Federal
Caro professor,
Para baixar o plano de aula completo, clique na aba Material de Apoio.
1ª Etapa: início de conversa
Os protestos realizados durante o mês de junho de 2013, em diversas cidades do Brasil, nos revelam a importância e a necessidade de conhecer nosso modelo de democracia, seus benefícios e suas mazelas. Tanto o direito dos cidadãos de manifestarem-se quanto o dever do estado de combater ações de depredação e vandalismo são aspectos decorrentes de nosso modelo democrático.
As atividades que se seguem têm a finalidade de exercitar o conceito de democracia brasileira, entender aspectos de seu funcionamento e analisar criticamente ações sociais e de estado que ocorreram no período das manifestações.
2ª Etapa: começando a discussão
Inicie a discussão propondo aos alunos que falem um pouco sobre os movimentos sociais que estão ocorrendo no Brasil. Questione quem participou, quem gostaria de ter participado e porque. Faça deste momento o espaço para que os alunos se manifestem e expressem suas opiniões.
Posteriormente ao momento de discussão, formalize o início das atividades indicando que serão estudados os conceitos de participação social, democracia e representação. Para tanto, solicite aos alunos que façam uma pesquisa na internet sobre os conceitos de democracia, democracia participativa, democracia direta e democracia representativa. Como início de pesquisa, você pode indicar os links da Wikipédia que trazem interessantes compilações das informações básicas (Iink 1 ).
3ª Etapa: Trabalhando a ideia da democracia
Este é o momento em que o conceito de democracia pode ser trabalhado. Você poderá iniciar por uma conceituação de democracia e poderá passar em revisão os principais tipos de democracia existentes no mundo. Sugere-se que você faça isso utilizando conceitos etimológicos (democracia como “poder do povo”), históricos (democracia na Grécia, por exemplo) e também pedindo aos alunos que complementem o conceito com as informações previamente pesquisadas. A formalização dos conceitos na lousa pode ser feita coletivamente.
A partir daí, sugere-se que os alunos assistam o vídeo disponível no link 4 e façam, em seus cadernos, um texto de no mínimo dois parágrafos realizando a relação entre os conceitos de democracia, participação popular, democracia representativa e política e, de outro lado, as manifestações populares.
Neste momento, insira o conceito de constituição como documento originário de um estado. Podem ser feitos apontamentos sobre algumas das constituições que o Brasil já teve e de momentos de democracia ou ditadura, como os dois diferentes governos de Getúlio Vargas e a passagem da ditadura militar para atual democracia. Finalize apresentando a Constituição Federal de 1988.
4ª Etapa: Conhecendo a nossa democracia
Esta etapa pode ser realizada com um conjunto de seminários. Os alunos, em grupos, deverão preparar uma apresentação para a sala, sobre alguns artigos constitucionais. As apresentações devem ser breves (sugere-se de 10 a 15) minutos, sendo que cada grupo deve apresentar os artigos, explicá-los e trazer ao menos uma notícia relacionada e uma questão para a sala. Ao mesmo tempo, o grupo deve ser preparar para solucionar questões e dúvidas da sala ou do professor.
Segue a divisão sugerida, cujo texto dos artigos pode ser encontrado no link 3
Os grupos deverão apresentar seus seminários e o uma avaliação parcial poderá ser feita, levando em consideração (i) a clareza dos conceitos, (ii) a relevância da pergunta, (iii) a relevância do exemplo e (iv) a capacidade do grupo de responder às perguntas.
5ª Etapa: Refletindo sobre as manifestações de rua
Munidos das informações anteriores, esta etapa pode ser o momento de reflexão sobre como se deram os movimentos de rua e como ocorreu a repressão policial. Para isso, assista com os alunos o vídeo 4 Todavia, é importante que o professor advirta que este pode ser somente um lado da notícia e que seria interessante complementar a aula, com uma pesquisa em casa casa, com informações sobre outras questões envolvendo os confrontos.
Peça aos alunos para prestarem atenção na edição realizada pela Folha de São Paulo e para eles verificarem se em algum momento a informação deixou de ser objetiva para ser tendenciosa. Promova, ao final, uma pequena discussão sobre o vídeo.
Para finalizar esta fase, sugere-se uma redação com a temática: Manifestações de rua de 2013: exercício de direito ou vandalismo?
Os estudantes devem utilizar conceitos e informações que tiveram em aula e apresentar um texto dissertativo com introdução, desenvolvimento e conclusão. Como critérios de correção, sugere-se (i) uso da norma culta, (ii) organização de texto, (iii) clareza no ponto de vista e (iv) relevância das informações e conceitos trazidos (repertório).
Materiais Relacionados
1. Explore os artigos “Democracia”, “democracia direta” e “democracia representativa” no site do Wikipédia. Eis os links:
– democracia http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia
– democracia representativa http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia_representativa
– democracia direta http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia_direta
2. Veja previamente o vídeo/entrevista do advogado Ricardo Lira sobre soberania popular no link http://www.youtube.com/watch?v=h69K1sW3vjo
3. Explore previamente os artigos 1º (II, III e V), 3º (I e III), 5º (IV, XVI, XVII, XLIV, LXI), 14 (I, II e III e § 1º, I e II), 60 (§4º, I a IV), 196, 144 (§ 5º e 6º), 205 e 215 da Constituição Federal disponível no link http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm
4. Veja previamente a reportagem da TV folha sobre as manifestações em São Paulo http://www.youtube.com/watch?v=W6QVLE8PQJ8
5. Aprofunde o tema da preferência do brasileiro pela democracia no artigo do professor José Álvaro Moisés em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-62762010000200001&script=sci_arttext
6. Assista à entrevista realizada no programa Roda-Viva com dois representantes do movimento Passe-Livre para conhecer melhor as suas reivindicações. Estes vídeos também podem ser utilizados com os alunos em sala de aula.
Bloco 1: http://www.youtube.com/watch?v=BYASRwXiQ4g , Bloco 2: http://www.youtube.com/watch?v=V6T-EavCiRE
Bloco 3: http://www.youtube.com/watch?v=IHol4C50YdA, Bloco 4: http://www.youtube.com/watch?v=aJFF-HK_9Kc
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