Conteúdos

Este plano de aula de geografia para os anos finais do Ensino Fundamental aborda a formação de ilhas e seus diferentes tipos, bem como processos geológicos e biológicos envolvidos. Com uma atividade prática simulando a formação de ilhas vulcânicas, provoca a reflexão sobre a importância ecológica das ilhas, destacando as mais conhecidas, suas características e curiosidades.

Objetivos

  • Explicar o que são ilhas e como elas se formam;
  • Identificar diferentes tipos de ilhas e seus processos de formação;
  • Compreender o papel dos vulcões e da movimentação das placas tectônicas na formação de ilhas; e
  • Explorar a colonização biológica das ilhas e sua importância ecológica.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Definição de ilhas;
  • Tipos de ilhas: vulcânicas, continentais e coralígenas;
  • Processo de formação das ilhas;
  • Vulcões e placas tectônicas; e
  • Colonização biológica das ilhas.

Palavras-chave:

Ilhas. Formação de ilhas.

Previsão para aplicação:

3 aulas de 50 minutos cada.

Nesta sequência de aulas de geografia para o ensino fundamental II, os alunos aprenderão sobre a formação de ilhas, entendendo seus diferentes tipos e os processos geológicos e biológicos envolvidos. Haverá explicações sobre o que são ilhas e os diferentes tipos existentes, como vulcânicas, continentais e coralígenas, utilizando mapas e imagens para ilustrar.

Depois, os alunos participarão de uma atividade prática, simulando a formação de ilhas vulcânicas com materiais simples, como argila e areia. Em seguida, haverá uma discussão em grupo sobre casos reais de ilhas conhecidas, como Havaí e Galápagos, bem como um debate sobre a importância ecológica das ilhas.

Para consolidar o aprendizado, os alunos realizarão uma pesquisa sobre ilhas famosas e criarão um painel apresentando suas características e curiosidades. A avaliação será baseada na participação nas atividades, em um relatório sobre a simulação, na apresentação do painel e em um questionário final sobre os principais pontos abordados.

1ª Etapa: Aula expositiva

  • Apresentação dos conceitos básicos sobre ilhas e suas formações.
  • Explicação sobre os diferentes tipos de ilhas, usando mapas e imagens ilustrativas.

Objetivo:

Introduzir aos alunos o conceito de ilha, explicando os diferentes tipos de ilhas e os processos de formação, com destaque para a formação vulcânica e a movimentação das placas tectônicas.

Passos da aula expositiva:

1) Introdução

  • Cumprimentar os alunos e introduzir o tema do dia: formação de ilhas.
  • Fazer perguntas iniciais para engajar os alunos: “Alguém já visitou uma ilha? Como vocês acham que as ilhas são formadas?”

2) Conceito de ilha

  • Definir o que é uma ilha: “Uma ilha é uma porção de terra cercada por água por todos os lados.”
  • Mostrar exemplos de ilhas conhecidas no mundo.

3) Tipos de ilhas

  • Explicar os três principais tipos de ilhas:
    • Ilhas vulcânicas: formadas por erupções vulcânicas (exemplo: Havaí).
    • Ilhas continentais: formadas pela separação de massas de terra maiores (exemplo: Madagascar).
    • Ilhas coralígenas: formadas por recifes de corais (exemplo: Maldivas).
  • Utilizar mapas e imagens para ilustrar cada tipo de ilha.

4) Processo de formação das ilhas

  • Explicar como as ilhas vulcânicas são formadas:
    • Erupções vulcânicas no fundo do mar, que criam montanhas que emergem da água.
  • Falar brevemente sobre a movimentação das placas tectônicas e como isso pode criar ilhas.
  • Retomar a formação das ilhas coralígenas e continentais.

5) Encerramento e perguntas

  • Resumir os principais pontos abordados na aula.
  • Abrir espaço para perguntas e dúvidas dos alunos.
  • Anunciar a próxima atividade prática, de simulação da formação de ilhas.

Recursos didáticos:

  • Mapa-múndi destacando as ilhas conhecidas.
  • Imagens de diferentes tipos de ilhas.

2ª Etapa: Atividade prática de simulação

Simulação da formação de ilhas vulcânicas, usando materiais simples.

Materiais necessários:

  • Argila;
  • Areia;
  • Recipiente grande;
  • Água;
  • Corante (opcional);
  • Papel e canetas; e
  • Folhas de trabalho com instruções e perguntas de reflexão.

Passos da atividade prática:

 1) Introdução à atividade:

  • Reunir os alunos em grupos de quatro a cinco pessoas.
  • Distribuir os materiais para cada grupo.
  • Explicar o objetivo da atividade: simular a formação de uma ilha vulcânica.

2) Preparação da simulação:

  • Instruir os alunos a encherem o recipiente com água até a metade.
  • Pedir para moldarem um vulcão com argila no fundo do recipiente, no centro.
  • Explicar que o vulcão representa uma montanha submarina, que pode se tornar uma ilha.

3) Realização da simulação:

  • Orientar os alunos a adicionarem areia em volta do vulcão, para representar o fundo do mar.
  • Pedir para que simulem uma erupção vulcânica empurrando lentamente o vulcão para cima, até ele emergir da água.
  • Utilizar corante alimentar para representar a lava.
  • Observar e anotar as mudanças na estrutura do vulcão e no ambiente ao redor.
  • Solicitar que repitam a simulação, observando diferentes resultados.

4) Análise e discussão:

  • Pedir para cada grupo discutir o que observou durante a simulação e anotar suas conclusões.
  • Distribuir folhas de trabalho com perguntas para reflexão, tais como:
    • O que aconteceu quando o vulcão “entrou em erupção”?
    • Como a areia (fundo do mar) foi afetada?
    • Como essa simulação ajuda a entender a formação das ilhas?

5) Apresentação dos resultados:

  • Reunir novamente a turma e pedir para cada grupo compartilhar suas observações e conclusões.
  • Discutir as semelhanças e diferenças entre as simulações de diferentes grupos.
  • Relacionar as observações da simulação aos conceitos teóricos abordados na aula expositiva.

3ª Etapa: Discussão em grupo: análise de casos reais e importância ecológica das ilhas

Objetivo:

Fomentar a compreensão crítica dos alunos sobre a importância ecológica das ilhas e explorar exemplos de ilhas conhecidas.

Passos da discussão em grupo:

1) Introdução à discussão:

  • Explicar aos alunos que o objetivo desta atividade é analisar exemplos reais de ilhas e discutir sua importância ecológica.
  • Dividir os alunos em pequenos grupos de quatro a cinco pessoas.
  • Distribuir uma folha de instruções e perguntas orientadoras para cada grupo.

2) Análise de casos reais:

  • Fornecer aos grupos uma lista de ilhas conhecidas, como:
    • Havaí (ilhas vulcânicas)
    • Galápagos (ilhas vulcânicas e biológicas)
    • Madagascar (ilha continental)
    • Maldivas (ilhas coralígenas)
  • Pedir que cada grupo escolha uma ou duas ilhas para analisar.
  • Instruir os alunos a pesquisarem os seguintes aspectos de cada ilha:
    • Tipo de formação (vulcânica, continental, coralígena)
    • Características geográficas e biológicas
    • Importância ecológica e biodiversidade
    • Impacto humano e conservação

3) Discussão sobre a importância ecológica:

  • Orientar os grupos a discutirem e anotarem a importância ecológica das ilhas escolhidas, tais como:
    • Habitat para espécies endêmicas
    • Ecossistemas únicos
    • Importância para a pesquisa científica
    • Desafios de conservação

4) Apresentação e debate:

  • Pedir para cada grupo apresentar um resumo de suas análises e discussões para o restante da turma.
  • Estimular um debate aberto, em que os alunos possam fazer perguntas e comentar sobre as apresentações dos colegas.
  • Facilitar a discussão, destacando pontos importantes e corrigindo quaisquer equívocos.

5) Encerramento:

  • Resumir os principais aprendizados da atividade.
  • Enfatizar a importância de entender a formação e a ecologia das ilhas.
  • Anunciar a próxima atividade de pesquisa.

4ª Etapa: Atividade de pesquisa: descobrindo ilhas famosas

Objetivo:

Permitir que os alunos explorem, de forma independente, ilhas famosas, compreendendo suas características e histórias.

Passos da atividade de pesquisa:

1) Introdução à pesquisa:

  • Explicar aos alunos que eles realizarão uma pesquisa sobre ilhas famosas.
  • Distribuir uma lista de ilhas famosas e permitir que os grupos escolham qual(is) ilha(s) desejam pesquisar.
  • Fornecer instruções claras sobre o que deve ser pesquisado:
    • Localização geográfica
    • Tipo de formação
    • Características principais
    • História e importância

2) Realização da pesquisa:

  • Orientar os alunos a usarem livros, artigos e a internet para coletar informações.
  • Pedir que anotem suas descobertas e preparem um resumo.
  • Incentivar a busca por imagens e mapas para ilustrar suas pesquisas.

3) Criação do painel:

  • Distribuir cartolinas e marcadores aos grupos para que criem um painel visual com suas descobertas.
  • Instruir os alunos a organizarem as informações de maneira clara e atraente.

4) Apresentação dos resultados:

  • Pedir para cada grupo apresentar seu painel e compartilhar suas descobertas com a turma.
  • Estimular perguntas e discussões após cada apresentação. 

Recursos didáticos:

  • Computadores, celulares ou tablets para pesquisa.
  • Cartolinas e marcadores.
  • Livros e artigos sobre ilhas famosas.
  • Projetor ou quadro branco para ajudar na apresentação dos grupos.

5ª Etapa: Avaliação

Objetivo:

Avaliar a compreensão dos alunos sobre os processos de formação de ilhas, os tipos de ilhas e a importância ecológica das ilhas, por meio de atividades práticas e teóricas.

Componentes da avaliação:

1) Participação nas discussões e atividades práticas

Critérios:

  • Engajamento e colaboração nas atividades de grupo.
  • Contribuição nas discussões, tanto em grupo quanto nas apresentações.
  • Demonstração de compreensão dos conceitos discutidos.

Método:

  • Observação direta pelo professor durante as atividades e discussões.
  • Notas de participação e contribuição qualitativa.

2) Relatório sobre a simulação da formação das ilhas

Critérios:

  • Descrição detalhada do processo da simulação.
  • Observações sobre os resultados da simulação e a formação das ilhas.
  • Análise das diferentes direções de pressão e tipos de falhas observados.
  • Reflexão sobre como a simulação ajuda a entender a formação das ilhas reais.

Método:

  • Relatório escrito individual ou em grupo, dependendo da organização da aula.
  • Avaliação do relatório baseada em clareza, precisão e profundidade de análise.

3) Apresentação do painel de pesquisa

Critérios:

  • Qualidade e profundidade da pesquisa sobre as ilhas selecionadas.
  • Organização e clareza das informações apresentadas no painel.
  • Relevância das lições aprendidas e das medidas de conservação discutidas.
  • Habilidade de comunicar as descobertas de maneira eficaz durante a apresentação.

Método:

  • Painel visual criado pelo grupo, exibindo suas descobertas.
  • Avaliação da apresentação oral baseada na clareza, organização e engajamento do grupo.

Plano de aula elaborado pelo Professor Rhaian de Souza.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: Shaun_Egan – Getty Images

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