Conteúdos

Este plano de aula aborda a formação da neve, a diferença em relação ao granizo e a razão de ser tão rara em nosso país.

Objetivos

  • Conceituar neve.
  • Diferenciar neve de granizo.
  • Compreender o processo de formação da
  • Identificar os diferentes tipos de neve.
  • Refletir sobre as razões pelas quais a neve não é comum no Brasil.

 Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Neve;
  • Granizo;
  • Tipos de neve; e
  • Inverno no Brasil. 

Palavras-chave:

Neve. Formação da neve. Tipos de neve. 

Previsão para aplicação:

1 a 2 aulas (50 min/aula).

Professor(a), para a aplicação deste plano de aula, sugiro a seguinte distribuição dos conteúdos:

Para a etapa 1, aplique um questionamento inicial aos alunos sobre o que é neve, se eles já viram neve e o porquê de não ser tão comum em nosso país. Enquanto os alunos compartilham seus pensamentos, anote as hipóteses sobre a formação da neve na lousa e, se achar necessário, retome alguns conceitos importantes sobre o ciclo da água. Em seguida, explique aos alunos o que é a neve e como ela é formada. Para isso, você, professor(a), pode preparar slides, mostrar algum vídeo, gif ou imagem de um local nevando, ou até mesmo fazer um esquema na lousa.

Antes da etapa 2, questione aos alunos se eles já viram uma “chuva de gelo” e se sabem como essa chuva é formada, bem como a diferença entre esse processo e o da neve. Se achar interessante, antes de expor o conteúdo, dê um tempo para que os alunos pesquisem sobre o tema e faça uma roda de conversa sobre os resultados das pesquisas. Em seguida, assista junto com os alunos ao 4º vídeo sugerido neste plano, solicitando que escrevam um pequeno parágrafo sobre o que entenderam acerca dos processos de formação da neve e do granizo, dando atenção especial aos processos de transformação do estado físico da água em ambos.

A ideia da etapa 3 é fazer, junto com os alunos, uma neve falsa, retomando os conceitos aprendidos nas etapas anteriores, o método científico e as transformações físicas e químicas da matéria.

Bom trabalho!

1ª Etapa: O que é neve e como ela é formada?

A neve é um fenômeno meteorológico causado pela baixa temperatura – próxima ou abaixo de zero –, ocorrendo geralmente em países de clima frio. A neve é formada a partir da solidificação do vapor de água nas nuvens quando em baixa temperatura, dando origem aos cristais de gelo, que podem ser hexagonais e translúcidos. Eles caem das nuvens quando ocorre a precipitação (chuva) na forma de flocos de neve.

2ª Etapa: Neve, granizo e o ciclo da água

É muito comum as pessoas se perguntarem sobre a diferença entre granizo e neve, já que ambos estão relacionados com o ciclo da água, tratando-se da precipitação (chuva) da água no estado sólido. Mas ambos são formados de forma diferente e em tempos diferentes.

A neve, como vimos, é mais comum em locais de clima frio, em que a evaporação da água acontece, porém de forma muito lenta, formando os cristais de neve, que são resultado da sublimação da água, ou seja, o vapor de água passa direto para o estado sólido.

Já o granizo, ao contrário da neve, é mais comum em locais de clima tropical, onde o processo de evaporação da água ocorre de forma muito rápida e, por ser uma região quente, as nuvens são formadas em grandes altitudes, resfriando o vapor de água muito depressa, o que leva à condensação da água, que, ao ser precipitada, antes mesmo de chegar ao solo sofre uma nova alteração em seu estado físico, congelando (solidificação) e formando as pedras de gelo conhecidas como granizo.

3ª Etapa: Você quer brincar na neve?

Como em nosso país a neve é um fenômeno raro e, a depender do estado em você mora, pode ser praticamente impossível presenciá-la, que tal fazer junto com os alunos uma neve falsa e aproveitar o tema para explicar o método científico e transformações químicas?

Professor(a), logo no início deste plano foi disponibilizado um link com 8 formas diferentes de fazer a neve falsa. Sugiro que você escolha uma forma, elabore um roteiro de aula prática, reserve o laboratório – ou um outro espaço da escola – e aproveite o tema para aprofundar o método científico com seus alunos, abordando o conceito de transformação química e física da matéria, e dando a eles a oportunidade de se divertir na neve, mesmo morando em um país tropical.

Materiais Relacionados

Acesso em: 06 de abril de 2024.

Como Fazer Neve Artificial em Casa [8 Passos Fáceis com Ingredientes Simples] – Homify

Acesso em: 06 de abril de 2024.

Sugestões de vídeos:

1) Habitantes de Munique acordam com manto de neve de 40 cm e muito trabalho pela frente – Euronews em Portugal

Acesso em: 06 de abril de 2024.

2) Neve no Brasil? Entenda o fenômeno que pode fazer nevar em 4 estados brasileiros – Fatos desconhecidos.

Acesso em: 06 de abril de 2024.

3) A química do floco de neve – Minuto Ciência

Acesso em: 06 de abril de 2024.

4) Qual a diferença de neve e granizo? – O incrível pontinho azul

Acesso em: 06 de abril de 2024.

Plano de aula elaborado pela prof.ª dr.ª Nathalie Lousan.

Coordenação pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: _ultraforma_ – Getty Images

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