Conteúdos

Este plano de aula tem como objetivo apoiar o(a) professor(a) no trabalho acerca da medição do tempo, com foco nos relógios. O material trata de como a humanidade começou a medir o tempo, como isso evoluiu ao longo dos anos e como os relógios funcionam atualmente. Os alunos aprenderão a ler as horas em relógios analógicos e digitais, por meio de explicações claras e de atividades práticas, voltadas à fixação do conteúdo.

Objetivos

  • Compreender como surgiu a medição do tempo e sua importância para a sociedade;
  • Identificar as diferentes formas de medição do tempo ao longo da história; e
  • Entender o funcionamento básico de um relógio e a leitura das horas.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • Como começou a medição das horas?;
  • Breve histórico de como a humanidade fez a medição das horas ao longo dos anos;
  • Como surgiu a medição das horas, da forma como acontece hoje?;
  • Como funciona o relógio?;
  • Como saber que horas são?; e
  • Proposta de atividade de fixação.

Palavras-chave:

Medição do tempo. Horas. Relógio.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min/aula).

1ª Etapa: Como começou a medição das horas?

Comece perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a medição das horas e como ela evoluiu ao longo do tempo. Anote as respostas no quadro.

Depois disso, conte um pouco à turma sobre como teve início a medição das horas, não deixando de mencionar as informações abaixo:

  • A medição das horas começou com a observação dos fenômenos naturais. Desde a antiguidade, as pessoas percebiam que o Sol se movia pelo céu ao longo do dia, nascendo e se pondo. Isso deu a ideia de dividir o tempo entre o dia e a noite.
  • As primeiras civilizações, como os egípcios, mediam o tempo usando o Sol e as sombras projetadas por objetos no chão. A partir disso, desenvolveram o relógio de sol, uma das primeiras formas de medir as horas.

Para finalizar esta etapa, mostre imagens de relógios de sol antigos e explique como a sombra indicava o passar do tempo durante o dia.

2ª Etapa: Breve histórico de como a humanidade fez a medição das horas ao longo do tempo

Nesta segunda etapa, conte um pouco aos alunos sobre como a humanidade fez a medição das horas ao longo do tempo.

Seguem algumas informações relevantes, que devem ser compartilhadas:

  • Além dos relógios de sol, as civilizações antigas usavam outros métodos para medir o tempo, como:
    • relógios de água (clepsidra): mediam o tempo pela quantidade de água que passava de um recipiente para outro;
    • ampulhetas: usavam areia para medir pequenos intervalos de tempo; e
    • velas e lâmpadas de óleo: queimavam em uma velocidade constante, indicando o passar do tempo.
  • No século XIV, surgiram os primeiros relógios mecânicos nas torres das igrejas, o que foi um grande avanço, pois permitiu a medição mais precisa das horas, mesmo à noite ou em dias nublados.

Para encerrar este momento da aula, mostre imagens ou vídeos curtos de diferentes tipos de relógios históricos (ampulheta, relógio de água, relógio de torre) e faça perguntas para as crianças, estimulando-as a identificar como esses relógios funcionavam.

3ª Etapa: Como surgiu a medição das horas, da forma como acontece hoje?

Em uma roda de conversa, troquem ideias sobre de que forma se dá a medição das horas atualmente.

Deixe que os alunos compartilhem as informações que julgarem relevantes e aproveite para, durante a mediação da conversa, falar que:

  • A divisão do dia em 24 horas, como conhecemos hoje, foi herdada dos antigos egípcios, que dividiram o dia em 12 partes para o dia e 12 partes para a noite. Essa ideia foi mantida e aperfeiçoada pelos babilônios, gregos e romanos.
  • Com o tempo, os relógios se tornaram mais precisos. No século XVII, o relógio de pêndulo foi inventado, oferecendo maior exatidão na medição das horas.
  • Já no século XX, surgiram os relógios digitais, que utilizam eletrônica para contar o tempo, sem partes móveis, tornando o processo ainda mais preciso.

4ª Etapa: Como funciona o relógio?

Explicando que os diferentes tipos de relógios têm a mesma função (medir o tempo), fale sobre os relógios digitais e analógicos:

  • Relógios analógicos: têm um mecanismo interno que faz os ponteiros se moverem de acordo com o tempo. O ponteiro dos segundos se move rapidamente, o dos minutos um pouco mais devagar, e o das horas se move bem lentamente.
  • Relógios digitais: utilizam circuitos eletrônicos que contam os segundos de forma contínua e mostram as horas em uma tela numérica.

5ª Etapa: Como saber que horas são?

Conte um pouco à turma sobre a leitura das horas, compartilhando as informações abaixo:

  • Relógio analógico:
    • Ponteiro das horas (pequeno): O ponteiro pequeno indica as horas. Ele se move devagar e aponta para um número de 1 a 12 no mostrador. Cada número representa uma hora do dia. Se o ponteiro estiver entre dois números, significa que ainda não chegou ao número maior (por exemplo, entre 3 e 4, significa que ainda são 3 horas).
    • Ponteiro dos minutos (grande): O ponteiro grande indica os minutos. Cada número no mostrador representa um intervalo de 5 minutos (por exemplo, se o ponteiro grande estiver no 1, são 5 minutos; no 2, são 10 minutos, e assim por diante). Quando o ponteiro passa pelo 12, isso significa que se completou uma hora.
    • Ponteiro dos segundos (se houver): O ponteiro dos segundos se move rapidamente e completa uma volta no mostrador a cada 60 segundos. Ele conta os segundos dentro de cada minuto.
  • Como ler o relógio analógico (etapas práticas):
    • Identifique o ponteiro das horas: observe onde o ponteiro pequeno está apontando. Ele indicará as horas. Por exemplo, se o ponteiro pequeno estiver no 2, são 2 horas. Se estiver entre o 2 e o 3, ainda são 2 horas, mas está mais perto de virar para as 3 horas.
    • Identifique o ponteiro dos minutos: agora, olhe para o ponteiro grande. Veja em qual número ele está apontando. Cada número no mostrador do relógio equivale a um intervalo de 5 minutos.

Por exemplo:

  • Se o ponteiro dos minutos estiver no 1, são 5 minutos.
  • Se estiver no 2, são 10 minutos, e assim por diante.
  • Se o ponteiro estiver no número 12, isso significa que é “00” minuto, ou seja, a hora exata (por exemplo, 2h00).
  • Junte as informações: depois de observar onde estão os ponteiros das horas e dos minutos, combine as informações para saber a hora exata. Por exemplo:
    • Se o ponteiro pequeno está no 3 e o ponteiro grande está no 6, significa que são 3 horas e 30 minutos, ou seja, 3h30.
    • Se o ponteiro pequeno está entre o 4 e o 5 e o ponteiro grande está no 9, são 4 horas e 45 minutos, ou seja, 4h45.
  • Exemplos práticos:
    • Mostre no quadro ou em um relógio de parede os ponteiros em diferentes posições e pergunte às crianças que horas são.
    • Exemplos simples para praticar com as crianças:
      • Ponteiro das horas no 7 e ponteiro dos minutos no 3 → 7h15
      • Ponteiro das horas no 9 e ponteiro dos minutos no 12 → 9h00
      • Ponteiro das horas entre 10 e 11 e ponteiro dos minutos no 6 → 10h30
  • Relógio digital:
    • Mostra diretamente as horas e minutos em formato numérico. Por exemplo, “10h30” indica que são dez horas e trinta minutos.

6ª Etapa: Propostas de atividades de fixação

Veja abaixo algumas propostas de atividades, que têm por objetivo a fixação do conteúdo trabalhado neste plano de aula.

Proposta 1 – relógio de papel:

Cada criança receberá um círculo de papel com números de 1 a 12 desenhados, representando as horas, e deverá colorir os números e desenhar os ponteiros (de acordo com as instruções do professor) para mostrar diferentes horas (ex.: 3h00, 9h15 etc.).

Proposta 2 – jogo “que horas são?”:

O professor mostrará horas diferentes em um relógio analógico grande (ou em um relógio desenhado no quadro) e as crianças deverão responder que horas são. Quem acertar ganha um ponto. Ao final da aula, quem tiver mais pontos vence.

Proposta 3 – desafio de relógios digitais e analógicos:

Os alunos podem completar uma folha de exercícios, na qual precisam identificar as horas em relógios digitais e analógicos desenhados. Eles também serão desafiados a desenhar as horas corretamente em relógios vazios.

Bom trabalho!

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: South_agency – Getty Images

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