Conteúdos

Caras-Pintadas

Objetivos

Analisar o Governo de Fernando Collor de Mello;
Compreender o que foi o movimento dos Caras-Pintadas;
Analisar as novas demandas da sociedade brasileira no início dos anos 90.

Antes de dar início às Etapas acesse a aba Para Organizar seu Trabalho e Saber Mais!

 

1ª Etapa: Introdução ao tema

Com o intuito de iniciar a discussão sobre o tema, prepare uma aula introdutória  expositiva que articule as informações disponíveis nos itens 1, 2, 3, 4, 5 e 6 do Saiba Mais.  



O vídeo disponível no link 5 (Para Saber Mais), pode ser utilizado nesta etapa do trabalho. Nele se destaca a importância do movimento, da articulação da população e dos caras-pintadas.

 

2ª Etapa: Organização da atividade em grupo

Faça a divisão da sala em três grandes grupos que terão como temas:

1. O processo eleitoral e as demandas da população.

2. As realizações do Governo Fernando Collor;

3. As críticas ao governo Collor e a atuação dos Caras-Pintadas

Para cada um dos grupos, entregue os roteiros de trabalho:



GRUPO 1:   O processo eleitoral e as demandas da população.

1. Verificar as características do processo eleitoral de 1989 (atentar para o fato de serem as primeiras eleições livres do país desde 1960;

2. Verificar a lista de candidatos do 1º turno e a quantidade de votos recebidos (importante destacar o partido que representava);

3. Analisar os principais problemas da população brasileira neste momento (taxas de inflação, moeda corrente, situação da educação, moradia e saúde)

4. Refletir: Por que a década de 80 é apontada como a década perdida?



As fontes para o trabalho do grupo estão disponíveis na área  Material de Apoio.



GRUPO 2:  As realizações do Governo Fernando Collor;

1. Verificar as inovações políticas de Collor de Mello (tipo de gestão, apresentação, imagem)

2. Verificar os ministérios que foram criados em seu governo ( e de que forma eles se relacionam com as demandas da população que foram apontadas pelo grupo anterior);

3. Analisar as praticas adotadas por este governo: abertura da economia e início das campanhas de privatização (apontados por muitos como o ponto de partida para a retomada do crescimento brasileiro)

4. Refletir sobre a forma de combate à inflação para os “descamisados e pés-descalços”



As fontes para o trabalho do grupo estão disponíveis na área  Material de Apoio



GRUPO 3: As críticas ao governo e a atuação dos Caras-Pintadas (é o grupo que trata da amarração do trabalho);

1. Verificar as características do plano Collor (ou plano Brasil-Novo); lançado pela ministra Zélia Cardoso de Mello;

2. Verificar as denúncias de corrupção (casa da Dinda, sobras de campanha e PC Farias)

3. Analisar o descontentamento das instituições Civis (ABI – Associação Brasileira de Imprensa e OAB – ordem dos advogados do Brasil.) responsáveis pelo pedido de impeachment.

As fontes para o trabalho do grupo estão disponíveis na área  Para Organizar Seu Trabalho e Saber Mais.

3ª Etapa: Orientação e acompanhamento do trabalho em grupo

Disponibilize o material utilizado na aula de apresentação e oriente os alunos à pesquisa segundo o roteiro de questões que receberam. As questões podem ser respondidas por meio  da leitura atenta do material disponibilizado. Para esta etapa sugere-se disponibilizar duas aulas.



Solicite a todos os alunos, como lição de casa:



1. Leitura do texto indicado no link 7

2. Leitura do material disponível na área Para Organizar Seu Trabalho e Saber Mais

3. Complementos que acharem necessários (lembrando de trazer a referência na próxima aula)

Solicite que cada grupo faça a leitura dos textos como lição de casa e peça que complementem as informações com novas pesquisas.

4ª Etapa: Trabalho em Grupo

Em sala de aula reúna os alunos nos grupos para que apresentem e troquem informações sobre as pesquisas realizadas por cada um dos seus componentes. Ao final da aula, cada grupo deverá apresentar aos outros sua análise do seu tema e as relações com o movimento dos caras-pintadas.

 

5ª Etapa: Debate

O papel do professor, como mediador deste debate, será fundamental para que os alunos explorem ao máximo todas as informações e que possam assumir uma atitude crítica ao tema. Aqui, o importante é manter o foco na análise do movimento das Caras-Pintadas, destacando como os diferentes grupos políticos se posicionaram.

 

6ª Etapa: Material de Apoio

Grupo 1:

Vídeos:

• Collor – Eleições – 1989: http://www.youtube.com/watch?v=tVAPdnN0VxU

• A verdadeira história das eleições de 89 Collor – Eleições – 1989: http://www.youtube.com/watch?v=hdzrEaNbhGw&feature=related

• Record – Collor x Lula – Rede Globo e as eleições de 1989: http://www.youtube.com/watch?v=QIemN7y3NN0

• Globo edita o debate das eleições de 1989 à favor de Collor: http://www.youtube.com/watch?v=qywQKsgL96s

• Collor comenta sobre Silvio Santos na Eleição de 1989 – UOL: http://www.youtube.com/watch?v=xuyOOGudpV0



Site:

• Site da Justiça Eleitoral: http://www.justicaeleitoral.jus.br/tre-ro/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoes-1989 



Texto: 

• Eleições de 1989 completam 20 anos com Lula e Collor no mesmo palanque

• disponível em:  http://noticias.r7.com/brasil/noticias/eleicoes-de-1989-completam-20-anos-com-lula-e-collor-no-mesmo-palanque-20091115.html



Grupo 2:

Acessar http://blogcollor.blogspot.com.br/2010/09/as-100-principais-realizacoes-do_30.html , trata-se do blog do próprio ex-presidente e mostra a sua visão, que é o objetivo deste grupo; neste link você encontrará vídeos (que apresentam  esta visão) e um roteiro sobre as CEM melhorias indicadas pelo governo.



Grupo 3:

• Acessar o conteúdo Impeachment de Collor no site da memória da Globo http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-246935,00.html, ler o texto e assistir aos vídeos com a cobertura dos principais acontecimentos realizada pela emissora



• Texto: Impeachment: Collor foi primeiro alvo de impeachment na América Latina, disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/impeachment-collor-foi-primeiro-alvo-de-impeachment-na-america-latina.jhtm 

 

Materiais Relacionados

1. Leitura de http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/governo-collor-de-mello-1990-1992-presidente-renuncia.jhtm  sobre o governo Collor

2. Em seguida promova uma leitura do link http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/caras-pintadas/

3. http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u397259.shtml sobre os caras-pintadas

4. Vídeo Caras Pintadas, disponível em http://youtu.be/rRscFxw_D0U sobre o impeachment de Collor

5. O último pronunciamento de Collor antes do impeachment http://youtu.be/frqNKSnsqLI

6. http://www.listal.com/list/boa-musica-brasileira-dos-anos  o estilo musical da década de 90

7. Artigo do sociólogo Brasílio Sallum “o Impeachment do Presidente Collor: a literatura e o Processo”  in http://www.scielo.br/pdf/ln/n82/a08n82.pdf 
 

Arquivos anexados

  1. Collor e os vinte anos do movimento dos Caras – Pintadas

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.