Conteúdos
Características da clonagem reprodutiva e terapêutica.
Objetivos
- Compreender a diferença entre clonagem reprodutiva e clonagem terapêutica.
- Identificar as principais causas que desencadeiam a possibilidade de extinção de alguns animais brasileiros.
- Opinar e posicionar-se sobre a clonagem de animais ameaçados de extinção.
1ª Etapa: Conhecendo as diferenças entre clonagem reprodutiva e terapêutica
Inicie essa etapa assistindo ao vídeo indicado no item 1 do tópico “Para saber mais”. Em seguida, estabeleça uma discussão com a turma, para identificar os conhecimentos dos alunos sobre o tema. No decorrer dessa discussão, apresente alguns conceitos sobre clonagem utilizando as informações do texto indicado no item 2 do tópico “Para saber mais”. Apresente também as diferenças entre clonagem reprodutiva e clonagem terapêutica. Para isso, utilize informações do material sugerido no item 3 do tópico “Para saber mais”.
2ª Etapa: Clonando animais em extinção
Assista com os alunos ao vídeo sugerido no item 4 do tópico “Para saber mais” e, em seguida, faça uma leitura compartilhada com os alunos da matéria sugerida no item 5 desse mesmo tópico. Faça uma breve discussão recolhendo as primeiras impressões dos alunos sobre essa questão e informe que, nas próximas etapas, novas informações serão fornecidas para que o posicionamento deles seja mais embasado.
3ª Etapa: Reconhecendo as causas da extinção
No laboratório de informática (ou utilizando netbooks ou tablets), solicite aos alunos que, em duplas, leiam os textos “Introdução” e “Conceito de extinção” disponível no link 6 do tópico “Para saber mais”. Solicite aos alunos que façam anotações do que consideram importante para ser discutido na próxima etapa. É importante a utilização de computadores ou dispositivos móveis, pois os textos apresentam palavras que direcionam para outros links e que podem auxiliar os alunos na compreensão do fenômeno da extinção.
4ª Etapa: Socializando informações
5ª Etapa: Debatendo sobre a clonagem de animais em extinção
6ª Etapa: Produção textual
Solicite que cada aluno produza um texto (pode ser um artigo para ser publicado no blog da escola) com o título Clonar ou não clonar: eis a questão
Materiais Relacionados