Conteúdos

Características da clonagem reprodutiva e terapêutica. 

Objetivos

  • Compreender a diferença entre clonagem reprodutiva e clonagem terapêutica.
  • Identificar as principais causas que desencadeiam a possibilidade de extinção de alguns animais brasileiros. 
  • Opinar e posicionar-se sobre a clonagem de animais ameaçados de extinção.

1ª Etapa: Conhecendo as diferenças entre clonagem reprodutiva e terapêutica

Inicie essa etapa assistindo ao vídeo indicado no item 1 do tópico “Para saber mais”. Em seguida, estabeleça uma discussão com a turma, para identificar os conhecimentos dos alunos sobre o tema. No decorrer dessa discussão, apresente alguns conceitos sobre clonagem utilizando as informações do texto indicado no item 2 do tópico “Para saber mais”. Apresente também as diferenças entre clonagem reprodutiva e clonagem terapêutica. Para isso, utilize informações do material sugerido no item 3 do tópico “Para saber mais”. 

2ª Etapa: Clonando animais em extinção

Assista com os alunos ao vídeo sugerido no item 4 do tópico “Para saber mais” e, em seguida, faça uma leitura compartilhada com os alunos da matéria sugerida no item 5 desse mesmo tópico. Faça uma breve discussão recolhendo as primeiras impressões dos alunos sobre essa questão e informe que, nas próximas etapas, novas informações serão fornecidas para que o posicionamento deles seja mais embasado. 

3ª Etapa: Reconhecendo as causas da extinção

No laboratório de informática (ou utilizando netbooks ou tablets), solicite aos alunos que, em duplas, leiam os textos “Introdução” e “Conceito de extinção” disponível no link 6 do tópico “Para saber mais”. Solicite aos alunos que façam anotações do que consideram importante para ser discutido na próxima etapa. É importante a utilização de computadores ou dispositivos móveis, pois os textos apresentam palavras que direcionam para outros links e que podem auxiliar os alunos na compreensão do fenômeno da extinção. 

4ª Etapa: Socializando informações

Com a turma reunida, faça uma discussão que procure responder às seguintes questões:

– O que significa extinção?

– A extinção de animais está sempre ligada à ação humana? Cite exemplos.

– Quais são as principais causas da extinção relacionadas à ação humana?

 

5ª Etapa: Debatendo sobre a clonagem de animais em extinção

Divida a turma em dois grupos que representarão os que defendem e os que são contrários a clonagem de animais em extinção. Esclareça aos alunos que deverão defender a ideia do grupo ao qual pertencem, sem considerar a sua opinião. Esclareça também que um debate tem as seguintes características:

– é uma discussão amigável entre duas ou mais pessoas, ou entre dois grupos que divergem em uma determinada opinião.

– cada pessoa ou grupo defende o seu ponto de vista com base em argumentação.

– não é necessário ter um ganhador ou chegar-se a um consenso. O importante é a troca de ideias.

– não deve ser confundido com tumultos ou brigas. 

 

6ª Etapa: Produção textual

Solicite que cada aluno produza um texto (pode ser um artigo para ser publicado no blog da escola) com o título Clonar ou não clonar: eis a questão 

Materiais Relacionados

1) Para entender de forma geral o processo de clonagem acesse o vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=9w0QK_NqrS4
2) Informações básicas sobre clonagem podem ser obtidas no link http://ciencia.hsw.uol.com.br/clonagem.htm 
3) Um artigo de Mayana Zatz sobre clonagem e diferença entre clonagem reprodutiva e terapêutica pode ser acessado no site http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142004000200016&script=sci_arttext 
4) O vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ifHBXaNtaII apresenta uma matéria sobre a iniciativa da Embrapa em clonar animais em extinção.
5) No link http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/11/121113_clonagem_embrapa_pai.shtml encontra-se uma matéria sobre a iniciativa da Embrapa em clonar animais ameaçados de extinção.
6) No link http://ciencia.hsw.uol.com.br/extincao-animais.htm é possível acessar várias informações sobre extinção (significado, animais em extinção, causas da extinção, possibilidades de conservação).

 

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