Conteúdos
• Substância pura simples e substância pura composta.
Objetivos
– Explicar a diferença entre substância e mistura com base nas propriedades da matéria;
– Diferenciar substância simples de composta do ponto de vista macroscópico e microscópico;
– Utilizar modelos de esferas para representar substância simples, composta e mistura;
– Conhecer e estudar as técnicas utilizadas para separar uma mistura das várias substâncias de que ela é constituída;
– Dominar e manusear no laboratório as técnicas de separação desses processos.
1ª Etapa: Introdução a classificação da matéria
A Química é definida como a ciência que estuda a matéria e suas transformações e a matéria é definida como tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Sendo assim, não é difícil perceber a quantidade imensa de matérias diferentes, e a importância da aquisição de conhecimento no que diz respeito à Química, para destacar essa importância. Para abordar este tema, o link 1 pode servir de referência.
2ª Etapa: Parte Experimental
Com o conhecimento adquirido na parte introdutória, o grupo terá condição de realizar um experimento: o objetivo é perceber que uma mistura é a junção de diferentes substâncias e que as misturas podem ser separadas. Já as substâncias como unidades formadoras da matéria se encerram ali.
3ª Etapa: Verificando a aprendizagem
Os grupos devem preencher fichas com as seguintes questões. Todas as questões você encontro no material de apoio deste plano de aula.
4ª Etapa: Fechamento
Para fazer o fechamento do assunto estudado, os alunos devem realizar uma pesquisa sobre as fórmulas de todas as substâncias mencionadas nessa aula e, na sequência, classificá-las em substâncias puras simples ou substâncias puras compostas.
Materiais Relacionados
• Material para a parte experimental