Conteúdos

– Rapidez de reação química
– Superfície de contato e reação química
– Temperatura e reação química
– Concentração e reação química

Objetivos

– Introduzir o estudo da cinética química
– Identificar os fatores que alteram a velocidade de reação

1ª Etapa: Início de conversa

Os materiais e as substâncias são os objetos da ciência chamada química e o seu estudo pode ser feito em três perspectivas: constituição, propriedades e transformação. Pensando no aspecto da transformação, a cinética química é a área que estuda as velocidades das reações químicas e os fatores utilizados para o seu controle. O objetivo desse plano de aula é apresentar ao estudante os fatores que promovem alterações na velocidade das reações químicas.

2ª Etapa: O objeto virtual de aprendizagem - cinética química

Na segunda etapa, os alunos utilizarão o Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) Reações Químicas – Cinética Química. (FIGURA 1)1.

Figura 1. Tela inicial do OVA Reações Químicas – Cinética Química

1 Prezado(a) professor(a), caso tenha dificuldade em abrir o OVA, utilize outro navegador. Caso os problemas persistam, siga a seguinte orientação do site Wikihow.

Após apertar o play, um cientista chamado Prof. Xavier irá explicar o objetivo dos experimentos que serão realizados pelo OVA (Figura 2).

A

B

Figura 2. O laboratório virtual: A – Apresentação do Prof. Xavier; B – descrição de Cinética Química.

Após a descrição, será iniciado o Experimento 1 – Temperatura. A primeira parte é a orientação do experimento (Figura 3A). Na Figura 3B, pode-se observar que o tipo de sólido (pastilhas) e a quantidade (duas) são as mesmas para cada béquer, alterando a temperatura: 50 ºC para um béquer e 85ºC para o outro béquer.

A

B

C

D

Figura 3. Experimento 1 – Efeito da Temperatura: A – Orientação do procedimento; B – Realização do experimento em temperaturas diferentes, mantendo as outras variáveis iguais; C – Visualização da borbulha; D – Questão sobre o experimento.

Após apertar o play, os sólidos serão jogados no béquer e iniciará o processo de borbulha (FIGURA 3C). No simulador será possível observar que o experimento com maior temperatura terá maior rapidez de borbulha, indicando assim, maior rapidez de reação. O experimento pode ser repetido diversas vezes, alterando as quantidades, os tipos de sólidos (desde que se mantenha o mesmo para os dois béqueres) e a temperatura (sendo obrigatoriamente diferente em cada béquer). Ao final será apresentado uma pergunta para reflexão do estudante sobre o que realizou (FIGURA 3D).

A primeira tela do Experimento 2 – Concentração é a orientação do experimento (Figura 4A). Na Figura 4B, pode-se observar que o tipo de sólido e a temperatura são as mesmas para ambos os béqueres, alterando apenas a quantidade do soluto.

A

B

C

D

Figura 4. Experimento 2 – Efeito da Concentração: A – Orientação do procedimento; B – Adição de quantidades diferentes de sólido, mantendo as outras variáveis iguais; C – Visualização de borbulha; D – Questão sobre o experimento.

Em seguida, os sólidos serão jogados no béquer e iniciará o processo de borbulha (FIGURA 4C). No simulador será possível observar que o béquer com maior concentração terá maior rapidez de borbulha, indicando assim, maior rapidez de reação. Ao final será apresentado uma pergunta para reflexão do estudante sobre o que realizou (FIGURA 4D).

Para o Experimento 3 – Superfície de Contato, o procedimento dos experimentos anteriores se repete, alterando em cada béquer o tipo de sólido (em um pastilha e no outro pó) mas mantendo-se iguais as quantidades de sólido e a temperatura (FIGURA 5).

A

B

C

D

Figura 5. Experimento 3 – Efeito da Superfície de Contato: A – Orientação do procedimento; B – Adição de tipos diferentes de sólido, mantendo as outras variáveis iguais; C – Visualização de borbulha; D – Questão sobre o experimento.

3ª Etapa: Finalizando a discussão

Para finalizar a aula, o(a) professor(a) poderá fazer alguns exercícios com os alunos. Seguem algumas sugestões com as respectivas respostas.

1. (Udesc-SC) A cinética química é a área da química que trata das velocidades das reações.

Analise os processos em relação à cinética química.

I. Quando o carvão está iniciando a sua queima, as pessoas ventilam o sistema para que a queima se propague mais rapidamente.
II. Um comprimido efervescente se dissolve mais rapidamente quando triturado.
Assinale a alternativa que contém os fatores que influenciam as velocidades das reações químicas nos processos descritos em I e II, respectivamente.

a) concentração, superfície de contato.
b) catalisador, concentração.
c) temperatura, concentração.
d) superfície de contato, catalisador.
e) temperatura, catalisador.

Resposta correta: A

2. (PUC-RS / Adaptado) Relacione os fenômenos descritos na coluna I com os fatores que influenciam sua velocidade mencionados na coluna II.

Coluna I

1 – Queimadas alastrando-se rapidamente quando está ventando;
2 – Conservação dos alimentos no refrigerador;
3 – Lascas de madeiras queimando mais rapidamente que uma tora de madeira.

Coluna II

A – superfície de contato;
B – concentração;
C – temperatura.

A alternativa que contém a associação correta entre as duas colunas é

a) 1 – B; 2 – A; 3 – C.
b) 1 – C; 2 – B; 3 – A.
c) 1 – A; 2 – B; 3 – C.
d) 1 – B; 2 – C; 3 – A.
e) 1 – C; 2 – A; 3 – B.

Resposta correta: D

3. (Mack-SP) Um aluno, querendo verificar os conceitos de cinética química discutidos na escola, dirigiu-se a uma drogaria e comprou alguns comprimidos efervescentes, os quais continham, de acordo com o rótulo do produto, massas iguais de bicarbonato de sódio. Ao chegar a sua casa realizou a mistura desses comprimidos com água usando diferentes métodos. Após a observação do fenômeno de liberação gasosa, até que toda a massa de cada comprimido tivesse sido dissolvida em água, o aluno elaborou a seguinte tabela:

De acordo com os resultados obtidos e mostrados na tabela acima, o aluno fez as seguintes afirmações:

I. Ao comparar somente os métodos 1 e 2 fica impossível determinar qual dos dois fatores variados (estado do comprimido e temperatura da água), aumentou mais a velocidade da reação.

II. A mudança da condição da água, de fria para quente, faz com que, qualquer que seja o estado do comprimido, a velocidade da reação caia pela metade.

III. A influência da temperatura da água é maior do que a influência do estado do comprimido, no aumento da velocidade da reação.

Das afirmações acima, é correto dizer que o aluno errou:

a) apenas na afirmação I.
b) apenas na afirmação II.
c) apenas na afirmação III.
d) apenas nas afirmações II e III.
e) em todas as afirmações.

Resposta correta: B

Materiais Relacionados

Recomenda-se que o(a) professor(a) acesse algum material preliminar para conhecer um pouco mais sobre cinética química e velocidade de reações:

1 – “A Contextualização no ensino de cinética química”. Acesso em 24 de junho de 2018.

2 – “Modelos Didáticos e Cinética Química”. Acesso em 24 de junho de 2018.

3 – “Concepções sobre Cinética Química: a influência da Temperatura e da Superfície de Contato”. Acesso em 24 de junho de 2018.

Arquivos anexados

  1. Plano de Aula CINÉTICA

Tags relacionadas

Deixe um comentário

Please Login to comment

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.