Conteúdos
Violência no Brasil.
Objetivos
Refletir sobre a violência no Brasil e as formas de resistência;
Refletir sobre a colonização portuguesa no Brasil, sob o ponto de vista dos dominados,;
Refletir sobre opressores e os oprimidos na História do Brasil;
Projetar problemas e soluções para o futuro do Brasil;
1ª Etapa: Educação Ambiental – como será nosso futuro?
Será que o quarto episódio da animação Uma História de Amor e Fúria é muito pessimista? Uma pesquisa pode ser realizada entre os alunos, a partir das principais preocupações dos ecologistas em relação ao futuro do planeta, especialmente sobre a previsão de escassez de água potável.
Ao invés de parecer catastrofista, a ecologia pode ser pensada para alertar de que forma precisamos cuidar do nosso planeta, tanto individual como coletivamente, a fim de evitarmos um futuro tenebroso para o Brasil e para o mundo.
2ª Etapa: Arte – Animação
O longa-metragem Uma História de Amor e Fúria demorou 6 anos para ser realizado, usando técnicas de animação clássica: os personagens foram desenhados e animados com lápis sobre papel, a partir das emoções oferecidas pela atuação dos atores. Selton Mello, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro interpretaram o texto em estúdio e posteriormente a equipe do longa utilizou a gravação como referência para seu trabalho, uma técnica que permite resultados mais sutis e expressivos, valorizando o potencial do elenco e dos animadores.
O professor de Arte pode tanto realizar com seus alunos filmes de animação (veja no link “para saber mais”), como pesquisar a história da animação (também indicado o blog no link “para saber mais”), solicitando que os alunos pesquisem as diferentes técnicas, tragam HQs diferentes, troquem entre eles, entre outras atividades que certamente mobilizarão bastante a juventude.
3ª Etapa: Exibição do Filme.
Prepare-se para a exibição lendo previamente o MATERIAL DE APOIO
Embora exista uma organicidade no filme, ele pode ser exibido em partes, caso seja uma opção mais plausível (aproximadamente 15 minutos cada episódio). Esta opção resolve o problema da falta de tempo, se você dispuser somente de 50 minutos mas pode ser uma opção para poder discutir logo em seguida à exibição de cada episódio.
4ª Etapa: Debate
O filme é bastante aberto e polêmico. É um filme feito para gerar debate e pesquisa, não apenas na disciplina de História, mas em várias outras, uma vez que envolve temas como:
• Demarcação do território brasileiro;
• Cultura indígena;
• Cultura da violência;
• Colonização predatória por parte dos europeus;
• Organizações de resistência política;
• Relações de trabalho e de gênero (trabalho escravo, trabalho feminino, sociedade, prostituição);
• Sustentabilidade (escassez da água e controle de recursos naturais);
5ª Etapa: Atividades de Pesquisa – Ciências Humanas
O (a) professor (a) pode dividir a classe em grupos, e propor a cada um deles que pesquise e apresentação a fase referente a cada episódio. Algumas perguntas podem ser comuns a todos os grupos, como:
• Quem são os que representam os oprimidos nessa fase da História do Brasil?
• E os opressores?
• Como eles foram representados nos livros e estudados por vocês?
• O que sabemos sobre a luta/resistência desses povos?
• Quais desses heróis se tornaram conhecidos, são nomes de rua ou monumentos da cidade?
• O que estava acontecendo no restante do Brasil nessa mesma época?
• Qual a posição da mulher nesse episódio?
6ª Etapa: Apresentação dos Seminários:
É muito importante que as pesquisas realizadas em grupo sejam compartilhadas por meio de seminários, de preferência apoiados no audiovisual (slides em power point e/ou trechos de filmes disponíveis na internet ou DVD); é possível propor a produção de blog ou um grupo no Facebook para que você acompanhe as discussões dos grupos
Como Uma História de Amor e Fúria faz um panorama amplo da História do Brasil e cada episódio é muito denso, serão necessárias algumas aulas para que, além da apresentação, sejam realizados debates. Se as várias disciplinas de Ciências Humanas estiverem envolvidas, tanto melhor.
Vários temas, a exemplo daqueles elencados na terceira etapa, podem render profundas reflexões.
7ª Etapa: Português – produção de textos
O povo brasileiro é cordial ou violento? Qual relação pode existir entre a colonização que tivemos e os problemas de violência – urbana e no campo – presentes em nossa sociedade? O que podemos fazer para evitar um futuro tão tenebroso como o apontado no quarto episódio do filme? O Brasil tem jeito?
Esses são temas possíveis para a produção de um texto dissertativo. Como inspiração para os textos, sugerimos a exibição de um ou mais episódios do documentário Lutas.Doc (indicado em “para saber mais”).
Materiais Relacionados
• Leia o livro Meus Heróis não viraram estátua, da Editora Ática, 20013 em que os autores Luiz Bolognesi (diretor e roteirista do filme Uma História de Amor e Fúria) e Pedro Puntoni (historiador) problematizam a construção do discurso histórico que impõe a versão dominante das elites e dos vencedores.
• No livro, há um encarte com o DVD do documentário Lutas.doc. Realizado por Luiz Bolognesi e Daniel Augusto, veiculado para a TV Brasil, o documentário tem ritmo dinâmico, intercalando entrevistas de pensadores brasileiros com trechos de filmes e da animação Uma História de Amor e Fúria. O documentário também pode ser visto no link:
http://tvbrasil.ebc.com.br/lutasdoc
• Mais informações sobre a animação e interatividade com a produção podem ser obtidas em:
• O roteirista e diretor Luiz Bolognesi uniu, neste filme, duas de suas paixões: história em quadrinhos e história do Brasil. Sua inspiração veio de gibis adultos, de autores como Frank Miller, Moebius e em animações como a canadense “Heavy Metal”, de 1981. Você pode saber mais sobre a história da animação no link: http://animablog.wordpress.com/historia/
Arquivos anexados
- Cinema e Educação: Uma História de Amor e Fúria