Conteúdos

 Noções sobre tempo.

Objetivos

Adquirir noções de tempo histórico e cronologia;
Adquirir consciência ambiental, a partir do conhecimento dos elementos da natureza e sua preservação;
Acompanhar uma narrativa audiovisual com histórias paralelas;
Refletir sobre animação como fonte de conhecimento, além do entretenimento;
 

1ª Etapa: Ciências – Consciência Ambiental

Os quatro elementos água, ar, terra e fogo são considerados, desde a Grécia Antiga, como os quatro elementos essenciais para a vida na Terra. O cuidado com esses quatro elementos são fundamentais para a manutenção do equilíbrio planetário, o que tem sido bastante representado na mitologia, na astrologia (os signos são ligados aos elementos) e na arte.

 

A partir da reflexão sobre os quatro elementos da natureza, pode-se trabalhar a ideia de consciência ambiental. As atividades podem variar de acordo com o desenvolvimento cognitivo de cada criança, relacionando-o às suas experiências, idade, identidade cultural e social. Uma pesquisa sobre como cada elemento está presente no cotidiano de cada aluno (a), por exemplo, poderia desencadear muitas pesquisas e aprofundamentos.  

 

A ideia é que, desde bem pequenas, as crianças compreendam que o re-equilíbrio da natureza virá da ação humana, inclusive de pequenas ações do cotidiano que podem fazer diferença na construção de uma vida sustentável para todos.

 

2ª Etapa: História – Consciência Histórica – tempo cronológico

No filme, Magali volta a um passado bem recente e se vê como um bebê. Para a aquisição das noções de cronologia e consciência histórica é interessante que a criança compreenda, em primeiro lugar, sua própria história, aquela que está mais próxima. Para as crianças bem pequenas, as noções de tempo se dão a partir do antes/agora/depois, ou ontem/hoje/amanhã. Para crianças um pouco maiores, podem ser solicitadas fotos de quando eram bebês e de outras fases de sua infância. Uma linha do tempo pode ser construída para contextualizar as fotos. 

 

Para crianças maiores (a partir de 9 ou 10 anos), essa atividade pode continuar refletindo sobre os outras períodos históricos, também com auxílio de uma linha do tempo, conversando sobre a pré-história e sobre a colonização portuguesa no Brasil, a partir do século XVI, e sua ação predatória.

 

3ª Etapa: Língua Portuguesa – atividades de leitura de gibis e site

Os gibis da Turma da Mônica são excelentes instrumentos na fase de letramento e alfabetização, porque trazem personagens com os quais as crianças estão familiarizadas, oferecendo um caminho lúdico para a leitura. As letras bastão auxiliam nessa empreitada. O filme pode estimular atividades de leitura tanto das histórias impressas como o acesso ao site, com todos os seus recursos.

4ª Etapa: Início de conversa

O filme de animação Turma da Mônica – Uma aventura no tempo traz uma estrutura narrativa com protagonismo plural (não há um único personagem principal, os muitos personagens representam as crianças como um todo). A partir de um determinado momento (aproximadamente, após meia hora de filme), a história se divide em cinco partes: o primeiro núcleo se mantém liderado por Franjinha e os outros personagens se dividem em quatro histórias paralelas, uma para cada elemento da natureza a ser recuperado. Os ritmos e resoluções de conflitos são diferenciados, mas todas as aventuras são emocionantes. À medida que alguns personagens vão resgatando o elemento vital, migram para outros núcleos para auxiliar seus amigos, como é o caso de Cascão que vai do século XVII para o futuro ajudar Cebolinha que está em apuros.

Além das histórias paralelas, há os personagens que só aparecem nos pequenos núcleos, como O Astronauta e a vilã Cabeleira Negra, no futuro; Piteco, Pitoco, Tuga e Horácio, na pré-história; Papa-capim, nas matas brasileiras e as mães de Magali, Mônica e Cebolinha, no futuro recente.

Dependendo da faixa etária das crianças que assistirão ao filme, é interessante uma introdução para ressaltar essa peculiaridade da narrativa, preparando um pouco as crianças pequenas para prestarem atenção às várias histórias que correm paralelamente. As crianças maiores (de 8 ou 9 anos em diante) têm condições de entender essa estrutura sem necessidade de preparo. 

Outra possibilidade de “aquecimento” seria perguntar às crianças, antes da exibição, quais personagens da Turma da Mônica eles conhecem. 

 

5ª Etapa: exibição do filme e conversa ao final da sessão

O filme tem 80 minutos de duração e é interessante que ele seja exibido de uma única vez. É importante que as condições de assistência sejam boas, para que as crianças se concentrem. 

Ao final do filme, o (a) professor (a) pode perguntar quais as partes que elas mais gostaram. O estímulo para o debate pode partir da retomada dos personagens principais e secundários. Caso a sala de debates possua conexão com a internet, o site do filme pode ser acessado e cada personagem pode ser visto. Se não houver internet, um arquivo em power point com as imagens dos personagens pode ser preparado com antecedência, de forma a ajudar as crianças a relembrarem trechos e dizerem o que mais interessou a elas.  

 

Materiais Relacionados

 •A animação Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo aborda temas descritos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), em especial no ensino de História (noções de cronologia e consciência histórica) e no ensino de Ciências (preservação da natureza e seus elementos essenciais). Os documentos completos dessa orientação do Ministério da Educação podem ser encontrados nos seguintes links:

 
PCN História
 
PCN Ciências Naturais
 
• O filme Turma da Mônica – Uma Aventura no tempo possui um site próprio com trailer, personagens, jogos, entre outras atividades, possível de ser acessado no link:  http://umaaventuranotempo.globo.com/
 

Arquivos anexados

  1. Cinema e Educação: Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo

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