Objetivos

  • Conhecer e Refletir sobre a Cultura Indígena;
  • Conhecer e Refletir sobre a diversidade cultural no Brasil;
  • Discutir os vários modos de ser criança no Brasil;
  • Conhecer a região amazônica e sua diversidade de fauna e flora;
  • Refletir sobre o consumo consciente. 

1ª Etapa: Início de Conversa

O filme Tainá 3 – A Origem conta o início da vida da indiazinha, personagem conhecida das crianças que assistiram aos outros dois filmes. O filme, lançado no início de 2013, pode ser exibido  sem muitos preparos, mas é sempre bom situar onde fica a Amazônia, perguntar o que as crianças sabem a respeito da cultura indígena e dos animais que habitam a floresta, de forma a prepará-los para o ambiente onde se passa a narrativa.  

2ª Etapa: Exibição do filme

Se for apresentar o filme no cinema, é compreensível que o passeio disperse as crianças, causando  excitação e muita conversa. É interessante, assim que as crianças estiverem sentadas, chamar a atenção para a tela grande, a sala escura e a experiência única de se ver um filme nessas condições.  Deve-se pedir silêncio de forma a valorizar o filme. 

3ª Etapa: Debate após o filme

Caso haja tempo para um debate na sala de cinema, após a exibição, é bom aproveitar o momento da emoção, das sensações mais espontâneas e imediatas. Boas perguntas alimentam o debate: qual o personagem que mais gostou? Em que cena sentiu medo? Qual a cena mais engraçada? Alguém já conhecia a Amazônia ou uma região de mata que seja parecida? Alguém ficou com vontade de conhecer a Amazônia? 

 

Outras perguntas podem ser lançadas e, posteriormente, retomadas em sala de aula:  as personagens infantis (Tainá, Gobi e Laurinha) se transformaram durante o filme? O que a personagem Laurinha aprendeu ao conhecer a vida na floresta e a cultura indígena? As brincadeiras das crianças indígenas são muito diferentes das brincadeiras das crianças urbanas? Que hábitos e que linguagem nós herdamos da cultura indígena? (instigar para que as crianças pesquisem em casa).

 

4ª Etapa: Atividades – Duas culturas – diferenças e semelhanças

Um contraponto entre a infância indígena e a infância urbana pode ser interessante para uma reflexão sobre o outro, aquele que é diferente de mim. Semelhanças e diferenças nos levam a pensar nossa própria cultura e nossa identidade. O (a) professor (a) pode propor a pesquisa de sobre hábitos e costumes das crianças na cidade e nas comunidades indígenas: hábitos, palavras, brincadeiras, músicas, nomes do seu grupo, ritos religiosos, festas, animais de estimação (Tainá tem um macaquinho e um papagaio como animais de estimação). É importante construir, com as crianças um roteiro do que vai ser pesquisado. Com crianças do Fundamental 1, vale selecionar, previamente, sites e livros que servirão de fonte de pesquisa. 

 

Feita a pesquisa, é momento de socializar as descobertas. Numa roda de conversa, proponha que as crianças contem o que levantaram, chamando a atenção para semelhanças e diferenças. Pode-se propor comparações e discussões em torno do que é realmente essencial para uma criança? Como consumimos? Como se dá a transformação de Laurinha quando ela resolve abrir mãos de seus objetos pessoais e até de sua boneca para carregar junto de si Jujuba (a oncinha)? 

 

O filme evoca brincadeiras infantis semelhantes e também práticas diversas das crianças da cidade e da floresta. Vale levantar como as crianças imaginavam/passaram a ver as crianças indígenas (a partir da relação entre Laurinha e Tainá). O uso das tecnologias no contexto da mata também pode ser objeto de discussão:  é possível ser crianças, valer-se das novas tecnologias e brincar bastante ao mesmo tempo? Como pode ser o uso das tecnologias neste contexto?

 

5ª Etapa: Atividades – Duas culturas – duas línguas?

 A língua tupi e a sua presença na língua que falamos pode ser objeto do trabalho na área de Língua. Pode-se trabalhar a partir do livro O Mundo de Tainá – uma aventura em Tupituguês (veja na aba Para organizar o seu trabalho a referência completa) em que Tainá narra o significado das palavras oriundas da língua Tupi e também utilizar as músicas “Tupi, tupi” e trilha do filme “Toque, patoque…”.

Pode-se propor a leitura compartilhada ou individual, a construção de pequenos textos  com o uso dos termos em Tupi e, ainda, a pesquisa de novos termos para a ampliar a glossário. 

 

6ª Etapa: Educação Ambiental

A Educação Ambiental é entendida como um componente essencial e permanente no trabalho escolar, integra os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como tema transversal. O tema deve ser objeto do trabalho nas diferentes disciplinas de toda a escolaridade. Sustentabilidade, consciência planetária e compreensão do consumo consciente são algumas das questões foco da Educação Ambiental.  

 

O trabalho começa, com os pequenos, na apropriação do espaço em que vivem: o entorno da escola e da comunidade, a organização e o uso dos espaços, os caminhos do cotidiano. O estudo se amplia com as questões relativas ao espaço construído, modificado pelo homem ao longo do tempo, seus motivos e consequências.  O filme pode se configurar num ponto de partida para discussão sobre a relação com o espaço, preservação/degradação. 

 

Materiais Relacionados

Estão disponíveis em formato DVD os filmes anteriores da nossa heroína brasileira: Tainá – uma Aventura na Amazônia e Tainá 2 – A Aventura Continua.
 
Você pode consultar o site do filme www.taina.com.br e acessar o material do professor que reúne informações sobre os três filmes;
 
Acaba de ser lançado pela Companhia das Letrinhas o livro O Mundo de Tainá – uma aventura em Tupituguês, escrito pela roteirista do filme Cláudia Levay e ilustrado por Isabel Paiva. De forma lúdica e profunda, a autora e pesquisadora da cultura indígena, revela como a língua  é Tupi está presente em nossas vidas, mesmo sem nos darmos conta. O livro traz, ainda, lendas tradicionais da mata.
 
Uma canção para crianças feita por Hélio Ziskind também aproxima o vocabulário tupi da língua das crianças, dizendo “todo mundo tem um pouco de índio dentro de si”. O vídeo desta canção pode ser acessado pelo link: http://www.youtube.com/watch?v=kSV1ZSyb5ew

 

Arquivos anexados

  1. Cinema e Educação: Tainá 3 – A Origem

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.