Conteúdos

Trabalho infantil;

Exploração de menores;

China;

Linguagem audiovisual;

Direitos Humanos;

Direitos da Criança

 

Objetivos

Refletir sobre o significado da infância e os desafios da vida adulta;

Refletir sobre as desigualdades sociais da China, particularmente o trabalho infantil;

Discutir sobre o abandono material e moral de crianças;

Refletir sobre a infância e seus direitos;

Conhecer alguns recursos da linguagem audiovisual;

 

1ª Etapa: Exibição do Filme

O curta metragem Song Song e a Gatinha é o último episódio do filme Crianças Invisíveis. Antes de exibi-lo, faça uma introdução explicativa sobre a proposta da UNICEF para realização do filme (material de apoio, link 4). Pergunte às crianças o que sabem sobre a China. Chame a atenção  para as desigualdades socioeconômicas que aparecem no filme.

2ª Etapa: Debate sobre o filme

O filme provoca emoção e interpretações controversas. É interessante que o mediador permita explorar vários finais, sem que haja um correto.  No debate, vale levantar as cenas favoritas. Uma pergunta que pode ser feita é como o diretor colocou em imagens, sem muito texto, a discrepância social em que as meninas vivem. Caso não seja citada, pode ser retomada a cena em que Song Song está cercada de muitas bonecas, em contraposição à Gatinha, cercada de muitas crianças, partilhado  uma única boneca (1h49min). 

3ª Etapa: Língua Portuguesa – produção de texto

Vários podem ser os temas da produção de texto que este filme pode inspirar. Uma sugestão: um texto ficcional envolvendo uma criança rica e outra muito pobre. 

4ª Etapa: Ciências Humanas – História e Geografia

Pode ser realizada uma pesquisa sobre a China: localização geográfica, economia, Direitos Humanos, política de controle de natalidade (por que a mãe abandona a criança na rua? seria medo da determinação governamental do filho único?); história política; trabalho infantil, entre outros. 

5ª Etapa: Ciências Humanas – Arte – Conhecer os códigos e os recursos da linguagem audiovisual

O filme possibilita muitos exercícios para conhecimento dos códigos e recursos da linguagem audiovisual, o que torna possível o aluno começar a desenvolver uma leitura crítica. 

Os enquadramentos podem nos mostrar planos descritivos (a definição da distância da câmera em relação ao objeto) ajudam a situar a história e a mostrar relações (entre os personagens e a cidade; ou entre si);

Planos descritivos, narrativos e expressivos:

 

Plano geral: normalmente mostra o contexto/cenário em que a história vai se passar (início do filme, cena da rua, situando o espectador que o filme se passará no meio urbano);

Plano de conjunto: mostra a relação entre as pessoas e/ou objetos:  

Plano americano: mostra uma ou mais pessoas da metade da perna para cima, ajuda a mostrar a ação dos personagens;

Plano médio: mostra parte do cenário, mas o principal é o personagem;

Primeiro plano: ajuda a narrar a história e tem foco principal no personagem ou em algum objeto; mostra emoção do personagem;  

Plano detalhe: quando é importante mostrar um pequeno detalhe, como parte do corpo. É o caso da cena em que o avô morre segurando o lápis ou quando a Song Song toca piano:

 

Os enquadramentos podem ser de cima para baixo (ou plongê, ou plano superior) ou de baixo para cima (contra plongê, ou plano inferior). É o caso, por exemplo, das cenas em que Song Song está se sentindo muito triste e solitária e olha para o lustre. A cena tem enquadramento tanto plongê como contraplongê (cena 1:51:53). 

 

Materiais Relacionados

1. O filme Crianças Invisíveis está disponível em DVD (a renda com a venda do DVD vai para a Unicef e para o Programa Mundial contra a fome). Também está disponível no youtube, dublado, no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=IxmBRrbEhFA . O episódio Song Song e a Pequena Gatinha é o último e pode ser acessado em 1hora 38 minutos e 20 segundos (1:38:20). 

 
O episódio original, sem legendas, pode ser acessado no youtube em duas partes: 
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=eDBRnHffMfM
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=JL4PjRwdUmk
Ou em português, parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=xrmTYfpDXt8
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=BbpJT1210Dg
 
2. Sobre trabalho infantil, há uma canção da dupla Palavra Cantada, que pode ser acessada no link: http://www.youtube.com/watch?v=u9aa7FqMcRU
 
3. Para saber mais sobre os recursos da linguagem cinematográfica, o vídeo indicado neste link explica os procedimentos básicos e suas funções: http://www.youtube.com/watch?v=ZarWHvme26U
 
4. Pode ser consultada a Declaração dos Direitos da Criança, nos links:
http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_9381.htm?gclid=CjkKEQjw5qmdBRCn–70gPSo074BEiQAJCe7zePA2YGEUXZ8kI_ddmMo39ix5PUj1tVxtOSUir-I1l3w_wcB
http://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_Universal_dos_Direitos_da_Crian%C3%A7a
 

Arquivos anexados

  1. Cinema e Educação: Song Song e a Pequena Gatinha
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.