Conteúdos
Trabalho infantil;
Exploração de menores;
China;
Linguagem audiovisual;
Direitos Humanos;
Direitos da Criança
Objetivos
• Refletir sobre o significado da infância e os desafios da vida adulta;
• Refletir sobre as desigualdades sociais da China, particularmente o trabalho infantil;
• Discutir sobre o abandono material e moral de crianças;
• Refletir sobre a infância e seus direitos;
• Conhecer alguns recursos da linguagem audiovisual;
1ª Etapa: Exibição do Filme
O curta metragem Song Song e a Gatinha é o último episódio do filme Crianças Invisíveis. Antes de exibi-lo, faça uma introdução explicativa sobre a proposta da UNICEF para realização do filme (material de apoio, link 4). Pergunte às crianças o que sabem sobre a China. Chame a atenção para as desigualdades socioeconômicas que aparecem no filme.
2ª Etapa: Debate sobre o filme
O filme provoca emoção e interpretações controversas. É interessante que o mediador permita explorar vários finais, sem que haja um correto. No debate, vale levantar as cenas favoritas. Uma pergunta que pode ser feita é como o diretor colocou em imagens, sem muito texto, a discrepância social em que as meninas vivem. Caso não seja citada, pode ser retomada a cena em que Song Song está cercada de muitas bonecas, em contraposição à Gatinha, cercada de muitas crianças, partilhado uma única boneca (1h49min).
3ª Etapa: Língua Portuguesa – produção de texto
Vários podem ser os temas da produção de texto que este filme pode inspirar. Uma sugestão: um texto ficcional envolvendo uma criança rica e outra muito pobre.
4ª Etapa: Ciências Humanas – História e Geografia
Pode ser realizada uma pesquisa sobre a China: localização geográfica, economia, Direitos Humanos, política de controle de natalidade (por que a mãe abandona a criança na rua? seria medo da determinação governamental do filho único?); história política; trabalho infantil, entre outros.
5ª Etapa: Ciências Humanas – Arte – Conhecer os códigos e os recursos da linguagem audiovisual
O filme possibilita muitos exercícios para conhecimento dos códigos e recursos da linguagem audiovisual, o que torna possível o aluno começar a desenvolver uma leitura crítica.
Materiais Relacionados
1. O filme Crianças Invisíveis está disponível em DVD (a renda com a venda do DVD vai para a Unicef e para o Programa Mundial contra a fome). Também está disponível no youtube, dublado, no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=IxmBRrbEhFA . O episódio Song Song e a Pequena Gatinha é o último e pode ser acessado em 1hora 38 minutos e 20 segundos (1:38:20).