Conteúdos

Meio-ambiente;
Ecologia;
Desigualdade Social;
Superação dos Limites;
Turismo (imagem do Brasil).

Objetivos

– Refletir sobre o desequilíbrio ambiental, provocado pelas ações humanas, exploração econômica e tráfico de animais tropicais, ações essas que ameaçam a sustentabilidade do planeta;

– Refletir sobre a imagem do Brasil no exterior, estereótipos potencializados pelo marketing turístico (futebol, carnaval, samba, mulheres bonitas e sensuais); Aspectos positivos e negativos da imagem do Brasil, inclusive apresentados pelo cinema;

– Refletir sobre as condições da infância no Brasil, exploração da mão-de-obra infantil, inclusive em atividades ilícitas;

– Aprofundar os estudos sobre a música brasileira que é um importante produto cultural difundido e apreciado fora do Brasil – em especial, o samba e a bossa nova;

Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.  Na aba “Material de Apoio” você encontra este plano de aula disponível para download.

1ª Etapa: Apresentação do filme

Pode ser uma rápida apresentação, apenas contextualizando a carreira do diretor Carlos Saldanha e a carreira internacional da animação.

2ª Etapa: Exibição do filme

O filme tem 95 minutos e, preferencialmente, deve ser exibido sem intervalos. Uma aula dupla é suficiente.

3ª Etapa: Debate

Após a exibição, deve-se promover um debate aberto, que estimule ampla participação dos alunos, que devem apontar as cenas que mais gostaram e, se for o caso, as que não gostaram.

4ª Etapa: Início de Conversa

Gênero: Animação

Diretor: Carlos Saldanha

Elenco: Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, George Lopez, will.i.am, Jamie Foxx, Tracy Morgan, Rodrigo Santoro;

Roteiro: Don Rhymer

Produção: Chris Jenkins e Bruce Anderson

País e ano de produção: EUA/BRA/2010  Duração: 96 min

A animação Rio foi realizada pelo estúdio norte-americano Blue Sky, com direção de Carlos Saldanha – cineasta carioca, cuja carreira internacional com animação tem sido bastante reconhecida (Robôs, A Era do Gelo 1, 2 e 3).

O filme tem como tema central a ameaça de extinção da Arara Azul, sendo que para salvar a espécie é preciso o acasalamento das únicas duas araras existentes: Blu – o macho que mora em Moose Lake, Minnesota, EUA – e a fêmea Jade, que se encontra no Rio de Janeiro. Não são poucos os problemas para que esse encontro tenha sucesso. Principalmente, porque, se já não bastasse a ação humana destruidora da fauna e da flora, existe o tráfico de animais com os objetivos mais escusos possíveis.
Logo no início da trama, o ornitólogo Túlio descobre Blu, morando na livraria de Linda, uma moça tímida, que criou Blu desde criança como se fosse um animal doméstico. Blu toma cappuccino, acessa o computador, assiste a Animal Planet na TV e não aprendeu a voar. Após muita relutância, Túlio convence Linda e Blu a embarcarem para o Rio.

Jade, a ararinha azul fêmea está em uma estufa própria para o acasalamento, mas, ao contrário de Blu, ela é das matas, é arisca, não quer ficar na estufa. Jade planeja uma fuga, porém, antes de alcançar seu intento, o casal de araras é sequestrado e acorrentado por traficantes. Eles conseguem escapar do cativeiro, mas não sabem como se livrar das correntes. Nesse momento, Jade descobre que Blu não sabe voar.

Blue e Jade são da mesma espécie, porém, cresceram em ambientes opostos, são completamente diferentes no “jeito de ser”. Mesmo assim, eles vão se afeiçoando e conquistando amigos que possam ajudá-los a se desfazer das correntes. Enquanto isso, uma ave horrível, a cacatua Nigel os persegue para que voltem ao cativeiro e sejam embarcadas para o tráfico.
O filme possibilita a abordagem por diferentes disciplinas. Os liks sugeridos na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” auxiliam o professor a organizar as atividades. Consulte-os antes de iniciar o trabalho com os alunos.

5ª Etapa: Apresentação do filme

Pode ser uma rápida apresentação, apenas contextualizando a carreira do diretor Carlos Saldanha e a carreira internacional da animação.

6ª Etapa: Exibição do filme

O filme tem 95 minutos e, preferencialmente, deve ser exibido sem intervalos. Uma aula dupla é suficiente.

7ª Etapa: Debate

Após a exibição, deve-se promover um debate aberto, que estimule ampla participação dos alunos, que devem apontar as cenas que mais gostaram e, se for o caso, as que não gostaram.

8ª Etapa: Apresentação das atividades

As propostas a seguir podem ser realizadas simultaneamente pelos professores das diferentes disciplinas, durante as semanas seguintes à exibição. Elas podem ser realizadas em grupos;

Língua Portuguesa: pode ser solicitada produção de textos dissertativos sobre alguns temas, a partir da animação Rio:
• a sustentabilidade do planeta;
• a imagem do Brasil no contexto internacional.

Dependendo das séries e faixa etária dos alunos, a atividade pode ser desenvolvida com maior ou menor complexidade. A proximidade da Conferência Rio + 20 pode interligar os dois temas, mas também a preparação do país para sediar a copa do mundo, em 2014, evoca a discussão sobre a relação do país com os turistas e a imagem do povo brasileiro que pode ser estigmatizada pela propaganda turística;

Ciências Humanas – História e Geografia

Geografia: pode ser solicitada aos alunos pesquisa sobre a geografia física do Rio de Janeiro e sua relação com as transformações urbanas realizadas no Século XX. A desigualdade socioeconômica é evidenciada nas condições de moradia e estabelecimento de favelas nos morros cariocas; a violência urbana do Rio de Janeiro é um forte contraponto à beleza da paisagem;

História: o Rio de Janeiro foi capital federal do Brasil de 1763 a 1960. Até hoje há fortes marcas desse longo período em que o Rio foi a cidade política e culturalmente mais importante do Brasil. O Rio é compreendido como capital cultural do Brasil, uma vez que os equipamentos culturais desse passado ainda permanecem. Pode ser solicitada uma pesquisa aos alunos sobre a história da cidade do Rio de Janeiro, sob vários pontos de vista: político, cultural, econômico, social e ambiental; Cada aspecto pode ser solicitado a um grupo

Arte – A Música Brasileira
A música é um elemento importante no filme. A música popular brasileira é um significativo produto de exportação da cultura brasileira. Muitos estudiosos a reconhecem como uma das expressões artísticas mais ricas do mundo.
• O que será que nossos alunos conhecem de música popular brasileira?
• Entre as várias canções tocadas no filme, duas foram compostas nos anos 1960: Garota de Ipanema (Vinícius de Moraes e Tom Jobim, 1962) e Mais que Nada (Jorge Bem, 1963). Será que nossos alunos conhecem essas músicas que são tão conhecidas e apreciadas fora do Brasil?

Ciências – Consciência Ambiental:
Por muitos séculos, a humanidade se desenvolveu sem se dar conta da destruição do planeta, da fauna e da flora que nos cerca. A escola ocupa um lugar central para disseminação da consciência ambiental e da cidadania planetária, isto é, a responsabilidade de deixarmos um planeta habitável para as gerações futuras. O filme Rio aborda alguns dos aspectos que fazem parte da luta pela vitalidade da Terra, como a preservação de algumas espécies ameaçadas de extinção e denúncia do tráfico de animais.

Trata-se de um tema claramente interdisciplinar, mas o professor de Ciências ocupa espaço importante nessa discussão, em especial no caso desse filme que mostra tão claramente a diversidade e riqueza de nossa fauna e flora;

Além disso, é possível também aproveitar o filme para discutir reprodução das aves e classificação dos animas, entre outros conteúdos.

Materiais Relacionados

• Em junho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro sediará pela segunda vez (a primeira foi em 1992) a conferência das Nações Unidas pelo Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20).

• Saiba como como a animação Rio, de Carlos Saldanha, foi exibida em um evento preparatório da Rio + 20, em Nova Iorque, em junho de 2011. Ao final desse link, há outros desdobramentos para você pode saber mais sobre a conferência.

• Leia a matéria Rumo à Rio + 20.

• Veja também: Rio+20: saiba mais sobre as críticas e expectativas para o evento.

• A canção Rio composta pelos brasileiros Sérgio Mendes e Carlinhos Brown concorreu ao Oscar de melhor canção de 2011. Outras canções brasileiras estiveram presentes em filmes de animação da Disney. Ari Barroso foi um dos principais compositores que deixou sua marca não apenas no Brasil, mas também em Hollywood, nos anos 1950. Veja o desenho Aquarela do Brasil com Pato Donald e Zé Carioca.

Arquivos anexados

  1. Cinema e Educação: Rio
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