Conteúdos
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Geografia
Arte
Objetivos
Estudar os recursos narrativos da ficção;
Exercitar a leitura e a escuta em língua inglesa;
Refletir sobre o espaço cinematográfico e a sua importância para a narrativa do cinema;
Conhecer e refletir sobre a obra de Tim Burton.
1ª Etapa: Exibição do Filme
2ª Etapa: Debate após o filme
Após a exibição, muitos aspectos podem ser resgatados pelos professores, preocupando-se com a visão dos alunos e os elementos que mais prestaram atenção e os que deixaram passar. Algumas perguntas podem guiar a leitura coletiva do filme, levando em conta as diferentes respostas possíveis para elas:
• Afinal, as histórias de Edward Bloom eram verdadeiras?
• Por que o filho estava brigado com o pai, e o que desejava saber?
• Como pai e filho resolvem o seu conflito?
• Quais são os recursos cinematográficos que nos fazem mergulhar nas histórias de Bloom, e ao mesmo tempo diferenciar os tempos narrativos?
• Como se relaciona a voz em off com a imagem na construção narrativa?
Também pode ser interessante ressaltar a incorporação, em um filme moderno, de seres míticos, como a sereia, o lobisomem, o gigante, e como o personagem encarna o papel de herói astuto na realização de suas tarefas (como Hércules, ou como Ulisses). O filme também provoca a reflexão sobre o papel das histórias na nossa vida cotidiana, e como a magia que pode surgir de uma narrativa ganha vida real quando a incorporamos em nossa forma de enxergar o mundo.
3ª Etapa: Atividades
Língua Portuguesa: Ficção, narrativa e retórica
"Eu não esqueci, ia pegar uma tangente. A maioria das pessoas conta uma história direto até o fim. Não é complicado, e nem interessante."
Esta frase, dita por Edward Bloom quando sua nora tenta fazê-lo voltar ao ponto da história que estava narrando, resume várias questões sobre a “arte de contar histórias”. Uma história bem contada é muito mais do que a narração de um fato. Precisa de um tempo específico, um encadeamento inteligente de ações, descrições, comentários, o desenvolvimento de um clímax e uma conclusão coerente e inovadora, assim como muitos outros “temperos” que um bom narrador vai desenvolvendo com o tempo.
Este conhecimento, que não é fácil de se adquirir, deve ser um dos objetivos das aulas de Língua Portuguesa, e Peixe Grande é um excelente filme para introduzir este tema. O que faz uma história tão interessante? Como Edward Bloom, assim como Tim Burton, conseguem “envolver” os seus ouvintes/espectadores de modo a transportá-los a um mundo mágico?
Sugerimos que o professor de Língua Portuguesa estude com seus alunos alguns recursos narrativos e retóricos que possam ajudá-los a narrar com desenvoltura e sabor. Para isso, propomos alguns exercícios, que devem ser feitos com a mesma história (simples, de preferência). Cada aluno deve inventar um pequeno argumento, e, a seguir:
1. Contá-lo como se fosse uma história de terror.
2. Contá-lo como se fosse uma comédia.
3. Começar pelo “final”
4. Inventar uma moldura narrativa (outra história, dentro da qual conta-se o argumento original, como por exemplo em “As Mil e Uma Noites”, em que há várias histórias dentro de uma história).
Muitos outros exercícios são possíveis. O mais importante, durante a prática, é ir refletindo sobre as escolhas feitas, e quais efeitos geram para o ouvinte/ leitor. Quais adjetivos usamos quando queremos contar uma história de terror? Quais são as diferenças entre o tempo da comédia e o tempo do terror? Como gerar um clímax?
Língua Estrangeira: Inglês
Nas aulas de Inglês, o professor poderá trabalhar com as quatro modalidades, dependendo do nível dos alunos: compreensão e expressão oral e compreensão e expressão escrita. Caso estejam em um nível correspondente, o filme poderá ser exibido sem legendas, ou com legendas em inglês, de preferência trabalhando com algum vocabulário específico anteriormente, selecionado pelo professor. Recomendamos, também, escolher alguma cena específica e trabalhar a sua compreensão fina, vendo-a várias vezes, tirando dúvidas e trabalhando a habilidade da compreensão global.
Após o filme, mesmo que ele tenha sido visto em português, o professor poderá trabalhar com textos curtos sobre o filme (veja sugestões em Para Saber Mais), ou sobre a obra de Tim Burton, de forma a aumentar a compreensão dos alunos sobre o filme e ao mesmo tempo exercitar a leitura em língua inglesa. Ao final da atividade deverão escrever um pequeno texto sobre a suas impressões sobre o filme e compartilhá-lo com a sala.
Outro exercício complementar pode ser trabalhar as expressões e advérbios específicos referentes à narração de uma história, como “once upon a time”, “after that”, “suddenly”, etc, para que os alunos possam contar com as suas próprias palavras alguma das histórias do filme.
Geografia e Arte – O espaço cinematográfico
Tim Burton, em Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas, cria diversos ambientes, que nos fazem sentir ora em um mundo paradisíaco, como na cidade Spectro, ora em lugares terríveis e assombrados, como a estrada que Edward Bloom pega para chegar lá. Até um mesmo espaço pode estar caracterizado de formas diferentes, gerando efeitos opostos no espectador. Sugerimos que os professores de Arte e Geografia reflitam com os seus alunos como se constrói o espaço em uma narrativa cinematográfica, e como ele pode ser “manipulado” de diferentes modos para provocar determinado efeito. Ou seja, em um filme nunca estamos vendo um espaço “puro”, ele é construído pelo diretor em função de sua obra. A atividade pode ser assim desdobrada:
Materiais Relacionados
1.Sobre Tim Burton em: http://bit.ly/1QBFRLP
2.De fevereiro a maio de 2016, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo traz a exposição O Mundo de Tim Burton. Ótima oportunidade para se conhecer melhor o cineasta e suas obras. Para saber mais: http://bit.ly/1Khzib0
3.Sobre a complexa relação entre a ficção e a ideia de “verdade”, pode interessar ao educador o ensaio de Juan José Saer: http://bit.ly/1R002yM
4.Ainda sobre o mesmo tema, sugere-se o excelente livro de Umberto Eco sobre a ficção e os recursos narrativos (Seis passeios pelo bosque da ficção): 150.164.100.248/monitoria/data1/arquivos/Aula3_teoria1_eco.pdf
5.Texto em Inglês sobre Tim Burton: http://bit.ly/1TZpwmv
6.Veja algumas expressões para narrar uma história em inglês: http://bit.ly/1R30YbZ
7.Artigo sobre Estratégias Visuais na construção do espaço cinematográfico: http://bit.ly/1paNTBk
8.Dois artigos interessantes sobre a ligação de Tim Burton com o movimento cinematográfico do expressionismo alemão: http://bit.ly/1W3aCcO
9.Plano de aula sobre o curta metragem Vincent, de Tim Burton: http://bit.ly/1SHWZlu
Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas
Sinopse:
Edward Bloom é um grande contador de histórias, e conta seus mirabolantes sucessos ao seu filho pequeno, que ouve fascinado o seus relatos. Quando este cresce, e percebe que grande parte das histórias de seu pai tem um alto grau de ficção, corta relações com ele e começa a se perguntar quem é realmente seu pai. Esta fantástica obra de Tim Burton nos faz viajar entre o delicado e maravilhoso limiar entre a vida real e a ficção.
Ficha técnica: Título: Peixe grande e suas histórias maravilhosas Duração: 125 min. Direção: Tim Burton Roteiro: Daniel Wallace (romance), John August (roteiro) Elenco: Ewan McGregor (Ed Bloom jovem), Albert Finney (Ed Bloom velho), Billy Crudup (Will Bloom), Jessica Lange (Sandra Bloom), Helena Bonham Carter (Jenny), Marion Cotillard (Josephine Bloom) Classificação: Livre Ano/Pais de Produção: 2003/ Estados Unidos Edição: Chris Lebenzon Música: Danny Elfman