Conteúdos

O circo como expressão de nossa cultura; 

A vida dos artistas do circo;
Identidade profissional: o que eu quero ser? Como faço escolhas? 
A comédia e o drama;
 

Objetivos

Conhecer o circo e seus bastidores; 

Refletir sobre a comédia e o drama;
Pensar o lugar da arte na nossa sociedade;
Refletir sobre a identidade profissional;
 

1ª Etapa: Debate após o filme – sugestões de temas

O filme é engraçado e melancólico, ao mesmo tempo. Possibilita aflorar  sentimentos de alegria, tristeza, nostalgia. O personagem Benjamin (Palhaço Pangaré) sente-se estressado, esquece falas, sente-se cansado de tantas responsabilidades e incapaz de alegrar as pessoas, precisa de um tempo de reflexão. Por ser herdeiro da profissão do pai, ele tem dúvidas sobre sua própria identidade (concretizada na necessidade de tirar sua carteira de identidade). Seria questionar os alunos sobre a visão que têm acerca da  ocupação profissional de seus pais: se eles se sentem compelidos a seguir ou rejeitam essas ocupações. O que gostariam de fazer. A identidade profissional tem relação com a subjetividade. No caso do Palhaço Pangaré (assim como a maioria dos artistas circenses), ele cresceu na itinerância do circo, impedido, portanto, de criar vínculos com os lugares onde passa. Está sempre de passagem. A herança da profissão de palhaço o faz questionar se ele está “destinado” ou “condenado” ao circo. Esse questionamento é saudável para todos: estou seguindo o caminho que alguém traçou para mim? Será que posso ser protagonista da minha história? É possível desviar o caminho percorrido até aqui e seguir outro? Todas os ofícios passam por crises e questionamentos? Quem fará o palhaço rir? Quem cuida da saúde do médico? Ou, quem ensina ao professor?

2ª Etapa: Início de Conversa

O filme O Palhaço traz elementos tanto da comédia como do drama e pode ser considerado também um exercício de metalinguagem, se pensarmos que seu diretor é identificado como ator de comédias, em programas televisivos cômicos. Seria interessante apresentar o filme falando de Selton Mello, que possivelmente é conhecido dos estudantes. Mas o ator fez cinema também, como ator e como diretor. No cinema estreou como diretor no drama Feliz Natal, 2008 e depois com o filme O Palhaço,  que discute essencialmente quem vai fazer o palhaço rir. É comum o público estranhar ao ver atores que conhecem em papeis diferentes Essa discussão, sobre a expectativa do público em relação ao tema e a Selton Mello num papel dramático já é uma introdução ao tema do filme.

Materiais Relacionados

Você pode conhecer mais sobre a memória do circo nos sites: http://www.circonteudo.com.br/v1/, da pesquisadora Hermínia Silva e do Centro de Memória do Circo, cujo site pode ser consultado no link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/patrimonio_historico/memoria_do_circo/institucional/index.php?p=7138

 

Referências interessantes do filme:
– O nome do palhaço Benjamin é uma homenagem ao palhaço Benjamin de Oliveira, um ex-escravo que fugiu com um circo e tornou-se famoso; O nome de Valdemar é uma homenagem ao palhaço Arrelia (Valdemar Seyssel) e o sobrenome Savalla Gomes é uma homenagem ao palhaço Carequinha que tinha o prenome George.
 
– Há ainda homenagens a figuras lendárias da nossa dramaturgia. O ator Paulo José faz o palhaço Puro Sangue. Humoristas e atores antigos, nem sempre lembrados pela mídia estão no elenco também: Moacyr Franco, como o Delegado Justo; Jorge Loredo (que fazia o personagem Zé Bonitinho), com 86 anos, faz o homem que consegue fazer Benjamin rir e  Ferrugem, como o atendente da prefeitura;  O diretor, autor e ator protagonista Selton Mello declara  totalmente influenciado por Charles Chaplin, Fellini e Didi Mocó (personagem de Renato Aragão). 
 
–  Filmes que dialogam em O Palhaço Alguns outros filmes que dialogam com O Palhaço e cuja ambiência está presente nesta obra, quer pela música, iluminação ou cenário: O Circo, de Charles Chaplin; Os Palhaços, de Federico Fellini; A Viagem do Capitão Tornado, de Ettore Scola, Os Saltimbancos Trapalhões, de J. B. Tanko, entre outros. 
 

Arquivos anexados

  1. Cinema e Educação – O Palhaço
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.