Conteúdos

Nazismo;
Alienação;
Letramento;
Consciência Política.

Objetivos

– Refletir sobre o contexto sociocultural alemão no período da 2ª Guerra Mundial, que favoreceu a submissão de alguns povos e consolidação de governos totalitários;

– Discutir sobre o letramento e a leitura de mundo que a escolarização pode propiciar;

– Relacionar desenvolvimento econômico de alguns países com analfabetismo;

– Discutir sobre outras experiências históricas de governos totalitários, inclusive no Brasil;

Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Na aba "Material de Apoio" você encontra este plano de aula para download.

1ª Etapa: Início de Conversa

O primeiro passo do trabalho do professor será assistir ao filme e avaliar se é adequado ao seu grupo de alunos. Há algumas classificações indicativas que sugerem os filmes para maiores de 14 anos e outras para maiores de 16 anos. O filme O Leitor traz cenas delicadas de nudez e sexo.



Na aba “Material de Apoio” você encontra um resumo do filme e na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” os links que o auxiliam na elaboração das atividades.

2ª Etapa: Pesquisa sobre a Segunda Guerra Mundial: História; Geografia; Sociologia; Filosofia

Para que o filme seja melhor apreciado é interessante que os alunos conheçam ao máximo a história e o cenário da Segunda Guerra Mundial, para que a discussão dos filmes venha a problematizá-los depois. Quanto maior a diversificação das fontes, melhor. Uma divisão da classe em grupos para que pesquisem autores diferentes, fontes da internet e os mapas da Europa nessa época, pode ser proveitoso. Os grupos podem apresentar à classe sua pesquisa, compondo um mosaico de informações e pontos de vista. No caso de um projeto interdisciplinar, os professores envolvidos podem participar, sendo que cada um concluiria, após a apresentação dos grupos, com a abordagem da sua matéria.

3ª Etapa: Exibição do(s) filme(s)

O filme pode ser exibido com breve introdução de um dos professores sobre a filmografia do diretor. Convém orientar os alunos quanto à narrativa não linear e as épocas em que a história é situada (1958, 1966, 1988, 1995). A cena final retoma o período do início do filme, 1995, quando já ocorreu a reunificação das duas Alemanhas. 

4ª Etapa: Reflexão

Em virtude da duração do filme, nem sempre é possível que o debate mais profundo ocorra em seguida à exibição. O(s) professor(es) pode(m) apenas coletar as primeiras impressões e orientar alguns pontos para que os alunos reflitam para o momento do debate, propriamente dito. Essa opção é positiva não somente pela conveniência do tempo, mas porque o filme é impactante. É interessante que exista um espaço de tempo para a reflexão anterior ao debate.

5ª Etapa: Debate

O debate deve possibilitar a maior participação possível dos alunos. O(s) professor (es) pode(m) ter consigo alguns eixos de discussão para estimular o debate ou organizá-lo, caso a discussão seja muito pulverizada. Esses eixos também são importantes para fechar a discussão, além de sintetizar as falas dos alunos.



• A dicotomia alienação política X consciência política;



• A complexidade dos personagens, contrária ao maniqueísmo comum em muitas produções;



• A historiografia calcada em heróis e vilões; discussão sobre a participação popular nos eventos históricos;



• Comparação com outros governos totalitários que seduziram a juventude ou contaram com o silêncio da maior parte da população (ditadura militar no Brasil, por exemplo);



• Reflexão sobre analfabetismo e manipulação ideológica.  É possível relacionar escolarização e consciência política? Como se dão as fraudes eleitorais nos vários países? Como se dá a filiação da juventude nos exércitos, nos partidos políticos, nas guerras?

6ª Etapa: Outras abordagens

Língua Portuguesa:

• Produção de textos sobre o(s) filme(s);

• Pesquisa sobre as obras literárias narradas no filme O Leitor, em especial A Dama do Cachorrinho, de Anton Tchecov.



Geografia e Sociologia:

• Pesquisa relacionando alguns países com alto índice de analfabetismo e desenvolvimento econômico;

• Realização de gráficos;

• Pesquisa sobre alguns exemplos de países que superaram a defasagem do analfabetismo;

Materiais Relacionados

• O filme é inspirado no romance homônimo, de Bernhard Schlink, traduzido para 39 línguas. Consulte mais informações sobre o romance.

Outros filmes que abordam os acontecimentos da 2ª Guerra Mundial e podem ser utilizados no trabalho com o filme O Leitor:
• O Grande Ditador (The Great Dictator, EUA, 1940, Charles Chaplin, comédia dramática);
• Arquitetura da Destruição (Architektur des Untergangs, doc, Suécia, 1992, Peter Cohen, documentário);
• Olga (Brasil, 2004, Jayme Monjardim, drama biográfico)
• A Vida é Bela (La vitta è Bella, Itália, 1997, Roberto Benigni, comédia dramática)
• A Lista de Schindler (Schindler’s List, EUA, 1993, Steven Spielberg, drama)
• Casablanca (Casablanca, EUA, 1942, Michael Curtiz, romance)
• Adeus, Meninos (Au revoir, les enfant, França, 1987, Louis Malle, drama)
• Esperança e Glória (Hope and Glory, Reino Unido, 1987, John Boorman, drama)
• A Onda (Die Welle, Alemanha, 2008, Dennis Gansel, drama)

• O diretor:
Stephen Daldry nasceu em Dorset, Inglaterra, em 1961. Consagrou-se primeiramente como diretor de teatro. O Leitor é seu terceiro longa metragem, sendo que os primeiros receberam muitos prêmios e indicações ao Oscar: Billy Elliot (Billy Elliot – Breaking Free, 2001) e As Horas (The Hours, 2002). Seu filme mais recente Tão Forte, Tão Perto (Extremely Loud and Incredibly Close, 2011) foi muito bem recebido no Festival de Berlim (2012).

Arquivos anexados

  1. Cinema e Educação: O Leitor

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.