Conteúdos
Nazismo;
Alienação;
Letramento;
Consciência Política.
Objetivos
– Refletir sobre o contexto sociocultural alemão no período da 2ª Guerra Mundial, que favoreceu a submissão de alguns povos e consolidação de governos totalitários;
– Discutir sobre o letramento e a leitura de mundo que a escolarização pode propiciar;
– Relacionar desenvolvimento econômico de alguns países com analfabetismo;
– Discutir sobre outras experiências históricas de governos totalitários, inclusive no Brasil;
Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Na aba "Material de Apoio" você encontra este plano de aula para download.
1ª Etapa: Início de Conversa
O primeiro passo do trabalho do professor será assistir ao filme e avaliar se é adequado ao seu grupo de alunos. Há algumas classificações indicativas que sugerem os filmes para maiores de 14 anos e outras para maiores de 16 anos. O filme O Leitor traz cenas delicadas de nudez e sexo.
Na aba “Material de Apoio” você encontra um resumo do filme e na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” os links que o auxiliam na elaboração das atividades.
2ª Etapa: Pesquisa sobre a Segunda Guerra Mundial: História; Geografia; Sociologia; Filosofia
Para que o filme seja melhor apreciado é interessante que os alunos conheçam ao máximo a história e o cenário da Segunda Guerra Mundial, para que a discussão dos filmes venha a problematizá-los depois. Quanto maior a diversificação das fontes, melhor. Uma divisão da classe em grupos para que pesquisem autores diferentes, fontes da internet e os mapas da Europa nessa época, pode ser proveitoso. Os grupos podem apresentar à classe sua pesquisa, compondo um mosaico de informações e pontos de vista. No caso de um projeto interdisciplinar, os professores envolvidos podem participar, sendo que cada um concluiria, após a apresentação dos grupos, com a abordagem da sua matéria.
3ª Etapa: Exibição do(s) filme(s)
O filme pode ser exibido com breve introdução de um dos professores sobre a filmografia do diretor. Convém orientar os alunos quanto à narrativa não linear e as épocas em que a história é situada (1958, 1966, 1988, 1995). A cena final retoma o período do início do filme, 1995, quando já ocorreu a reunificação das duas Alemanhas.
4ª Etapa: Reflexão
Em virtude da duração do filme, nem sempre é possível que o debate mais profundo ocorra em seguida à exibição. O(s) professor(es) pode(m) apenas coletar as primeiras impressões e orientar alguns pontos para que os alunos reflitam para o momento do debate, propriamente dito. Essa opção é positiva não somente pela conveniência do tempo, mas porque o filme é impactante. É interessante que exista um espaço de tempo para a reflexão anterior ao debate.
5ª Etapa: Debate
O debate deve possibilitar a maior participação possível dos alunos. O(s) professor (es) pode(m) ter consigo alguns eixos de discussão para estimular o debate ou organizá-lo, caso a discussão seja muito pulverizada. Esses eixos também são importantes para fechar a discussão, além de sintetizar as falas dos alunos.
• A dicotomia alienação política X consciência política;
• A complexidade dos personagens, contrária ao maniqueísmo comum em muitas produções;
• A historiografia calcada em heróis e vilões; discussão sobre a participação popular nos eventos históricos;
• Comparação com outros governos totalitários que seduziram a juventude ou contaram com o silêncio da maior parte da população (ditadura militar no Brasil, por exemplo);
• Reflexão sobre analfabetismo e manipulação ideológica. É possível relacionar escolarização e consciência política? Como se dão as fraudes eleitorais nos vários países? Como se dá a filiação da juventude nos exércitos, nos partidos políticos, nas guerras?
6ª Etapa: Outras abordagens
Língua Portuguesa:
• Produção de textos sobre o(s) filme(s);
• Pesquisa sobre as obras literárias narradas no filme O Leitor, em especial A Dama do Cachorrinho, de Anton Tchecov.
Geografia e Sociologia:
• Pesquisa relacionando alguns países com alto índice de analfabetismo e desenvolvimento econômico;
• Realização de gráficos;
• Pesquisa sobre alguns exemplos de países que superaram a defasagem do analfabetismo;
Materiais Relacionados
• O filme é inspirado no romance homônimo, de Bernhard Schlink, traduzido para 39 línguas. Consulte mais informações sobre o romance.
Outros filmes que abordam os acontecimentos da 2ª Guerra Mundial e podem ser utilizados no trabalho com o filme O Leitor:
• O Grande Ditador (The Great Dictator, EUA, 1940, Charles Chaplin, comédia dramática);
• Arquitetura da Destruição (Architektur des Untergangs, doc, Suécia, 1992, Peter Cohen, documentário);
• Olga (Brasil, 2004, Jayme Monjardim, drama biográfico)
• A Vida é Bela (La vitta è Bella, Itália, 1997, Roberto Benigni, comédia dramática)
• A Lista de Schindler (Schindler’s List, EUA, 1993, Steven Spielberg, drama)
• Casablanca (Casablanca, EUA, 1942, Michael Curtiz, romance)
• Adeus, Meninos (Au revoir, les enfant, França, 1987, Louis Malle, drama)
• Esperança e Glória (Hope and Glory, Reino Unido, 1987, John Boorman, drama)
• A Onda (Die Welle, Alemanha, 2008, Dennis Gansel, drama)
• O diretor:
Stephen Daldry nasceu em Dorset, Inglaterra, em 1961. Consagrou-se primeiramente como diretor de teatro. O Leitor é seu terceiro longa metragem, sendo que os primeiros receberam muitos prêmios e indicações ao Oscar: Billy Elliot (Billy Elliot – Breaking Free, 2001) e As Horas (The Hours, 2002). Seu filme mais recente Tão Forte, Tão Perto (Extremely Loud and Incredibly Close, 2011) foi muito bem recebido no Festival de Berlim (2012).