Conteúdos

 Cinema e Educação

Objetivos

Pensar o futebol como parte da cultura cotidiana;

Estudar a história da formação dos times e relacioná-las à imigração;

Refletir sobre as torcidas de futebol, a violência, o fanatismo e a necessidade de pertencimento;

Refletir sobre o futebol como esporte relacionado à violência ou à coletividade;

 

Caro professor, 

Para baixar o plano de aula completo, clique na aba material de apoio.

 

Materiais Relacionados

1. Assista ao curta O Jeito Brasileiro de Ser Português em:
http://portacurtas.org.br/filme/?name=o_jeito_brasileiro_de_ser_portugues
 
2. A história da formação dos times de futebol pode ser excelente caminho para o conhecimento da formação de várias comunidades, especialmente as de imigrantes. Um site que apresenta a história dos times é: 
http://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes1.html
 
3. O fanatismo das torcidas, infelizmente, tem trazido muita violência, mas é possível problematizar essa questão, mostrando histórias de torcidas e argumentos que motivam o debate e o conhecimento do esporte, ao invés da violência. Saber perder faz parte da escolha de torcer por um time. Uma reflexão sobre vitórias e derrotas pode ser vista no artigo do palmeirense, o cineasta Ugo Giorgetti:
http://palmeirasnamidia.wordpress.com/2011/03/17/memoria-ugo-giorgetti-lembra-da-bipolaridade-da-torcida-do-palmeiras/
 
4. O cineasta Ugo Giorgetti é cronista de futebol tanto na imprensa como no cinema. Ele realizou duas das maiores homenagens à nossa cultura futebolística, de forma crítica e reflexiva, com Boleiros (1998) e Boleiros 2 (2006). Especialmente o primeiro filme é composto por episódios (de aproximadamente 20 minutos casa), tendo um formato muito interessante para ser usado em sala de aula, como complemento a esta atividade. No link abaixo, o jornalista esportivo Juca Kfouri entrevista o cineasta que fala contra o fanatismo das torcidas algumas histórias sobre as rivalidades entre os times. 
http://www.youtube.com/watch?v=hp3HTdeSz7I&feature=related
 
5. O futebol inspira projetos que interligam a Educação Física e os estudos de Física, como mostra o livro Física do Futebol: Mecânica, escrito por Marcos Duarte e Emico Okuno, com prefácio de Marcelo Gleiser e Tostão. Sobre essa obra e outros exemplos, veja matéria da edição 181 da Revista Educação, encontrada no seguinte link:
 
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/181/por-tras-do-golassociacao-entre-o-futebol-e-a-fisica-257872-1.asp
 
6. São inúmeras as belas canções que trazem o futebol como tema. No link a seguir há apenas algumas, como sugestão. O professor e os alunos podem encontrar muitas outras.  
http://onzeideal.wordpress.com/2011/04/08/as-11-melhores-musicas-sobre-futebol/ 
 
7. O termo “jeitinho brasileiro” ganhou uma conotação de malandragem e desonestidade, em virtude de uma propaganda de cigarros protagonizada pelo ex-craque da seleção brasileira (campeão da copa de 1970) o jogador Gérson. A propaganda dos anos 1970 pode ser vista no vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=J6brObB-3Ow. Ter um jeito brasileiro de ser passou a ser associado com “levar vantagem em tudo”, isto é, a vantagem do futebol no sentido do oportunismo esportivo foi levada para o cotidiano das pessoas, relacionada à pouca seriedade do brasileiro, o que passou a conhecido como “Lei de Gérson”.

Arquivos anexados

  1. Cinema e Educação: O Jeito Brasileiro de Ser Português

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