Conteúdos

Países do antigo bloco socialista;
Perseguição política e sua relação com a arte;
Cultura Russa;
Tchaikovisky.

Objetivos

– Conhecer e refletir sobre os países que formaram o bloco soviético (sua história e sua situação atual);

– Discutir a supervalorização da cultura europeia ocidental, em contraposição à informalidade dos países periféricos;

– Conhecer a música de Tchaikovisky e a cultura russa;

Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar seu Trabalho e Saber Mais”.

1ª Etapa: Preparo para a assistência do filme: Arte e História

Para que o filme seja melhor apreciado, é interessante que os alunos conheçam, mesmo que de forma panorâmica (em um primeiro momento), a história dos países do leste europeu ao longo do Século XX. Embora a narrativa do filme se situe na Rússia atual, o filme se refere ao contexto político, social e econômico dos vários países que compunham o antigo bloco socialista. Veja sugestões de fontes na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.



Além desse panorama histórico, que pode ser objeto do trabalho da área de História, os alunos podem pesquisar sobre Tchaikovisky e sobre o Teatro Bolshoi, com intuito de compreender a força da base cultural russa. Esta pesquisa prévia pode ser no contexto das aulas de Artes.

2ª Etapa: Exibição do filme

Vale observar que o filme tem duração de duas horas e não convém que seja feito intervalo. Sua narrativa flui bem junto aos jovens, especialmente por se tratar de uma comédia. Além disso, o filme traz algumas situações misteriosas e uma interrupção poderia atrapalhar a compreensão da história. Utilize aulas duplas para a exibição, mesmo que o debate após o filme seja realizado em outra aula.

3ª Etapa: Debate

Se possível, o debate deve ser realizado com a presença de vários professores envolvidos na atividade, para que os alunos possam se apropriar de vários olhares sobre a história do filme. Mas, em primeiro lugar, é importante dar a palavra aos alunos. O filme tem um final bastante emocionante e não convencional, portanto, é provável que surjam dúvidas sobre o futuro dos personagens. A personagem da violinista Ana-Marie Jaquet não conheceu seus pais e sua história será revelada ao final do filme. Possivelmente, as emoções em relação ao final serão sentidas de forma diferenciada, uma vez que envolve histórias pessoais.

4ª Etapa: Aprofundamento de vários conhecimentos a partir do filme

Ciências Humanas – Sociologia, Filosofia, História e Geografia:

Conhecer a trajetória política dos países do leste europeu é fundamental para se compreender o atual cenário mundial.



Geografia:

• Leitura de vários mapas da Europa do Leste: antes da segunda-guerra mundial, após a formação do bloco soviético e após a queda do muro de Berlim;

• A União Europeia, instituída em 1992, vem incluindo aos poucos os países mais pobres do Leste europeu, porém com restrições. A atual crise econômica que atinge alguns países da Europa também pode ser discutida a partir do filme, que claramente ironiza a superioridade francesa em relação à Rússia e outros países do leste.



Sociologia e Filosofia:

• Pensadores Marx e Engels e a formulação da proposta política socialista; Socialismo na Rússia, a partir de 1917;

• Sugere-se uma reflexão sobre os principais conceitos do socialismo científico e suas aplicações nos períodos dos vários dirigentes russos: Lenin, Stálin e Brejnev e Gorbachev;

• Reflexões sobre regimes totalitários e liberdade política;

História:

O panorama histórico a ser explicado antes da exibição do filme é útil para melhor compreensão da trama do filme, porém, a obra certamente despertará interesse de aprofundamento na História dos países socialistas que pode ocupar 3 a 4 aulas:

• Revolução Russa;

• 2ª Guerra mundial e a formação do bloco socialista; a resistência de alguns países (como a primavera de Praga em 1968, a autonomia da Ioguslávia sob o comando de Tito, etc); Divisão da Alemanha, o muro de Berlim;

• Stalin e Brejnev

• Mikhail Gorbachev, a Glasnost (transparência) e a Perestroika (reconstrução); a queda do Muro de Berlim;



Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa e Arte:



Língua Portuguesa:

O filme traz a oportunidade de conhecimento de alguns autores russos, como Dostoievsky, Tolstoi, Tchécov, Turguêniev, Gorki, entre outros. Muitos deles escreveram contos curtos e acessíveis para os adolescentes, como é o caso do livro de Tchekhov A dama do cachorrinho.



Arte:

A música de Tchaikovisky é quase um personagem do filme. E a forma como o Concerto para Violino é executado faz com a que a música erudita se entrelace à trama do filme, tornando-a, de certa forma, popular. O romantismo do compositor é facilmente assimilado, pois emociona ao se intercalar com a história dos personagens e da própria Rússia. Nesta etapa, o (a) professor (a) de Arte pode discutir a prioridade dada ao ensino de música erudita nos países do bloco socialista.

5ª Etapa: Pesquisa dos alunos e apresentação dos seminários

Se os (as) professores (as) assim o desejarem, é possível atingir mais um grau de aprofundamento dividindo os alunos em grupo e solicitando pesquisas sobre cada nação do leste europeu, de forma a localizar a trajetória indicada na etapa anterior.

Por exemplo: nas disciplinas de Ciências Humanas, pode-se pesquisar a trajetória política (no século XX) de cada nação: quando conquistou a independência, qual a religião predominante, configuração geopolítica, etnia, dialeto, etc. A atual situação socioeconômica de cada país também pode ser pesquisada pelos grupos. Na disciplina Arte, os alunos podem pesquisar os artistas de destaque em cada país e apresentar aos colegas. 

6ª Etapa: Outras abordagens

O filme ainda desperta outras reflexões, como:



• A perseguição aos judeus não se deu apenas no chamado Holocausto, na 2ª Guerra Mundial, mas durante a Inquisição, especialmente em Portugal e Espanha e, como se vê no filme, na URSS de Brejnev.



• O “jeitinho russo”, no filme, escapa à compreensão dos músicos franceses, mais formais. Essa improvisação que, no caso, relaciona-se também com o talento dos músicos, se aproxima, para o bem e para o mal, do “jeitinho brasileiro”. Como essa cultura da improvisação é tratada no filme? De que forma essa improvisação pode ser vista como resistência cultural e política à superioridade de alguns países mais poderosos?

7ª Etapa: Preparo para a assistência do filme: Arte e História

Para que o filme seja melhor apreciado, é interessante que os alunos conheçam, mesmo que de forma panorâmica (em um primeiro momento), a história dos países do leste europeu ao longo do Século XX. Embora a narrativa do filme se situe na Rússia atual, o filme se refere ao contexto político, social e econômico dos vários países que compunham o antigo bloco socialista. Veja sugestões de fontes na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.



Além desse panorama histórico, que pode ser objeto do trabalho da área de História, os alunos podem pesquisar sobre Tchaikovisky e sobre o Teatro Bolshoi, com intuito de compreender a força da base cultural russa. Esta pesquisa prévia pode ser no contexto das aulas de Artes.

8ª Etapa: Exibição do filme

Vale observar que o filme tem duração de duas horas e não convém que seja feito intervalo. Sua narrativa flui bem junto aos jovens, especialmente por se tratar de uma comédia. Além disso, o filme traz algumas situações misteriosas e uma interrupção poderia atrapalhar a compreensão da história. Utilize aulas duplas para a exibição, mesmo que o debate após o filme seja realizado em outra aula.

9ª Etapa: Debate

Se possível, o debate deve ser realizado com a presença de vários professores envolvidos na atividade, para que os alunos possam se apropriar de vários olhares sobre a história do filme. Mas, em primeiro lugar, é importante dar a palavra aos alunos. O filme tem um final bastante emocionante e não convencional, portanto, é provável que surjam dúvidas sobre o futuro dos personagens. A personagem da violinista Ana-Marie Jaquet não conheceu seus pais e sua história será revelada ao final do filme. Possivelmente, as emoções em relação ao final serão sentidas de forma diferenciada, uma vez que envolve histórias pessoais.

10ª Etapa: Aprofundamento de vários conhecimentos a partir do filme

11ª Etapa: Pesquisa dos alunos e apresentação dos seminários

Se os (as) professores (as) assim o desejarem, é possível atingir mais um grau de aprofundamento dividindo os alunos em grupo e solicitando pesquisas sobre cada nação do leste europeu, de forma a localizar a trajetória indicada na etapa anterior.

Por exemplo: nas disciplinas de Ciências Humanas, pode-se pesquisar a trajetória política (no século XX) de cada nação: quando conquistou a independência, qual a religião predominante, configuração geopolítica, etnia, dialeto, etc. A atual situação socioeconômica de cada país também pode ser pesquisada pelos grupos. Na disciplina Arte, os alunos podem pesquisar os artistas de destaque em cada país e apresentar aos colegas. 

12ª Etapa: Outras abordagens

O filme ainda desperta outras reflexões, como:



• A perseguição aos judeus não se deu apenas no chamado Holocausto, na 2ª Guerra Mundial, mas durante a Inquisição, especialmente em Portugal e Espanha e, como se vê no filme, na URSS de Brejnev.



• O “jeitinho russo”, no filme, escapa à compreensão dos músicos franceses, mais formais. Essa improvisação que, no caso, relaciona-se também com o talento dos músicos, se aproxima, para o bem e para o mal, do “jeitinho brasileiro”. Como essa cultura da improvisação é tratada no filme? De que forma essa improvisação pode ser vista como resistência cultural e política à superioridade de alguns países mais poderosos?

Materiais Relacionados

• Sobre o diretor:
Radu Mihaileanu é judeu-romeno, nascido em 1958, em Bucareste. Deixou a Romênia e radicou-se na França, em 1980, para fazer cinema. Seus filmes são marcados pelo humor com críticas ao regime estalinista (especialmente o romeno), até mesmo quando trata de temas sérios, como a perseguição aos judeus na segunda guerra ou na era Brejnev (como é o caso de O Concerto). Seus mais recentes filmes foram muito bem recebidos pela crítica e pelo público, no Brasil. São eles: Trem da Vida (1998), Um Herói do Nosso Tempo (2005), O Concerto (2009) e A Fonte das Mulheres (2011).

• O filme O Concerto apresenta uma situação engraçada sobre um possível desprestígio da Orquestra do Teatro Bolshoi, como uma alegoria em relação à situação atual da Rússia.   Para saber mais sobre essa orquestra, que é considerada uma das melhores do mundo, consulte a biografia do Teatro Bolshoi;

• O concerto para Violino de Tchaikovisky é uma das principais obras desse grande compositor russo que soube unir a cultura popular da Rússia à sua formação erudita. Curiosidade: um dos principais mestres de Tchaikovisky chamava-se Filipov, nome do protagonista. A cena final, quando o concerto é executado e as revelações são feitas, pode ser vista aqui.

• Conheça melhor e saiba das últimas publicações da Literatura Russa, clicando aqui.

• Sinopse:
Andrei Filipov foi um dos maiores maestros da URSS no Teatro Bolshoi, mas, por perseguições políticas na era Brejnev, perdeu seu posto, sendo “condenado” a trabalhar como faxineiro do teatro. Ao limpar a sala da diretoria, intercepta um fax de convite à orquestra para se apresentar em um concerto no teatro Michelet, em Paris. Filipov monta uma farsa, fazendo-se passar pelo atual regente e, em 15 dias, reorganiza a orquestra resgatando cada um de seus velhos companheiros. A comédia foge ao realismo e em muitos momentos assume um tom dramático ao revelar as histórias da perseguição aos músicos judeus na URSS. A comédia aborda com leveza assuntos bem sérios, como a situação difícil dos países do leste europeu após a queda do muro de Berlim. A música de Tchaikovisky entra como elo de ligação entre a situação socioeconômica e a base cultural desses países.

• Para saber mais sobre a História da Rússia e da União soviética, consulte:

Wikipedia – História da União Soviética

Wikipedia – Revolução Russa de 1917

Arquivos anexados

  1. Cinema e Educação: O Concerto

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