Conteúdos
Reino animal, vertebrados, importância da água no planeta, gravidez, universo infantil;
Objetivos
• Conhecer a origem das espécies e as teorias de surgimento da vida
• Elaborar conhecimentos sobre a reprodução;
• Refletir e debater sobre ter irmãos, ciúme, experiências familiares, entre outras histórias dos alunos;
1ª Etapa: Exibição do Filme
O curta metragem Menino Peixe pode ser exibido sem prévia explicação, a não ser o nome da diretora, porque é sempre bom que os alunos, especialmente crianças, se deem conta de que há uma assinatura no filme, assim como o autor de um livro. Embora o cinema seja sempre uma produção coletiva, quem coordena toda a equipe e põe a marca do seu estilo é o diretor. Ao final do filme, a ficha técnica pode ser mostrada, para que as crianças vejam quantas pessoas e funções são mobilizadas até para um filme de 17 minutos.
2ª Etapa: Debate sobre o filme
O filme trata de uma menina que acompanha o final da gravidez da mãe, a ansiedade da chegada de um irmãozinho, o medo de perder a mãe, o ciúme do irmão, e também a vontade de brincar com ele. A brincadeira da mãe de que o irmão é um peixe estimula seus sonhos. No debate, talvez algumas crianças se manifestem decepcionadas, porque o final é um pouco aberto (a criança está nascendo). Mas isso é um ótimo gancho pra que as crianças criem os seus finais: Paula se decepcionou porque é uma criança muito pequena e ela não pode brincar com ele? Ela vai cuidar do irmão? E se ele nascer com cara de peixe? É interessante que as crianças se divirtam com as possibilidades e contem suas histórias de irmãos, primos e família, em geral.
3ª Etapa: Língua Portuguesa – produção de texto
O (a) professor (a) de Língua Portuguesa pode propor a produção de um texto coletivo sobre o filme e/ou sugerir que produzam um texto sobre a experiência de ter irmãos. Para as crianças que não têm irmãos, pode ser sugerido que elas imaginem o que seria ter um irmão. No filme, a menina sonha que o menino peixe levou sua mãe para o mar. È bom estimular que as crianças falem de seus sentimentos de medo de perder os pais, de perder sua atenção, de que a mãe morra, etc.
4ª Etapa: Ciências da Natureza – o reino animal
O aproveitamento em Ciências pode se dar de diversas formas, dependendo da idade das crianças.
• A gravidez da mãe deve despertar curiosidade. Provavelmente, as crianças já conviveram com alguma mulher grávida. O (a) professor pode explicar o processo reprodutivo (dentro do entendimento de cada faixa etária);
• A brincadeira da mãe de Paula de que todos somos peixes é uma metáfora com a evolução das espécies, pois se sabe que a vida surgiu na água e os primeiros micro organismos se desenvolveram na água.
• A água é muito presente neste filme: na barriga da mãe, no mar (em sonho), na piscina, no trabalho do pai. É uma oportunidade para se trabalhar a importância da água em nosso planeta, a necessidade de sua preservação, limpeza, economia, sustentabilidade;
• No reino animal, o peixe é considerado o animal mais primitivo entre os vertebrados. O filme pode desencadear uma pesquisa sobre os animais vertebrados e sua relação com o habitat aquático, até chegar ao homem.
Materiais Relacionados
O curta metragem Menino Peixe pode ser visto no portal portacurtas, cujo link é: http://portacurtas.org.br/busca/?termo=menino%20peixe
Outro curta de mesma diretora pode ser visto no link:
http://portacurtas.org.br/filme/?name=dez_elefantes